24 novembro 2008

Dhlakama: houve factos estranhos nas eleições

Em conferência de imprensa hoje e segundo a Rádio Moçambique, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, afirmou que houve factos estranhos nas eleições autárquicas. O principal facto, sustentou, foi a tolerância de ponto de decretada pelo governo, quando as eleições só tinham lugar em 43 autarquias de um país com 128 distritos. Então, afirmou, houve uma afluência às urnas jamais vista em eleições municipais anteriores. Ora, prosseguiu, militantes da Renamo foram informando que camiões tinham transportado pessoas para as autarquias em disputa por forma a votarem. Perante uma pergunta sobre se iria pôr o seu cargo à disposição face aos resultados verificados, Dhlakama declinou responder, afirmando que a Renamo precisava conhecer os resultados definitivos por forma a saber que decisões tomar. Pelo relato da Rádio Moambique, não surgiu nenhuma referência à Beira (noticiário das 12:30).
Observação: aqui está uma posição a merecer debate, dado que, em intervenção anterior, o presidente da Renamo felicitara os órgãos eleitorais pelo seu trabalho.
Adenda 1 às 17:03: a abstenção está calculada em 49% na cidade de Tete, havendo ainda cerca de 4% de votos em branco (Rádio Moçambique, noticiário das 17 horas). Voltarei para reconfirmar estes dados.
Adenda 2 às 19:40: ouvi melhor a intervenção de Dhlakama. A tese foi a seguinte: os resultados eleitorais não traduziram a real vontade do povo, porque foram antes o produto de uma sofisticação dos métodos anteriores de fraude (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30). Por outras palavras: a real vontade do povo só seria correcta caso os votos tivessem ido para a Renamo.

11 comentários:

Anónimo disse...

Prof.
Debate para que?
A Renamo não sabia que o governo iria dar uma tolerância de ponto no dia 19?
Esta Renamo já está caduca.
Acho que eles deviam deixar de fazer politica.
PS.Veja se os editoriais do SALOMÃO MOIANE, quantas vezes alertou lhes para se prepararem.
Também quando o LEADER aparece a dizer"ESTE É UM BOM RAPAZ VOTEM NELE..." mais outras bobagens

Anónimo disse...

concordo consigo...
a RENAMO cansa...sempre com desculpas..Trabalho que é bom..nada..!!!

Anónimo disse...

Epá !!!



Começa-me realmente já a dar cabo da cabeça!



Epá!




Carlos Magno
_____________________________
tugga_carlosmagno@live.com

Se não Praticas o que Pregas
De quê ti valem essas Regras???

Anónimo disse...

sorry dizer isto, mas o Dlhakama ta maluco, este tipo devia fazer filmes de ficção cientifica....


ps: sou um apartidario

Anónimo disse...

Dhlakama encontra-se encurralado, nem consegue acusar categoricamente o partido do batuque de ter dado macaroca a populacao para que eles andassem a batucada em terrenos do Galo.
Em contrario das eleicoes anteriores ele nao afirma, agora ele questiona, especula ... atitude bem mais positiva ... mas dentro das circumstancias actuais eh um sinal de desespero ... o que fazer agora? ... alguma cabeca tem que rolar, tem que se encontrar um culpado ... Afinal quem eh que falou com as tais bases? Heheeee ... Quem eh que trouxe a mensagem das bases ... De certeza que ja ninguem se lembra, devem tar todos a assar um frango para o Deviz, afinal o bom filho sempre regressa a casa ... mas o livro divino tem que ser re-escrito, desta vez nao o filho prodigo, mas o pai prodigo, pois desta vez quem abandonou a casa e foi dissipar suas fortunas em outros mares foi o pai ... gastou tudo e nada ganhou, como se num casino estivesse ... o pai foi a Quelimane e na companhia dos irmaos deliberou que deviam expulsar o filho nao-prodigo de casa ... mas sem aperceber-se que eles eh que saiam de casa e dissipavam fortunas e solos pouco ferteis ... mas isto parece outra historia do mesmo livro historico ... o pai nunca esta errado, isso lembra-me de Jose, os irmaoes eh que o trairam, atiraram-lhes aos leoes, aliaram-se aos leoes para o dissiparem ... o Pai vai dizer, so pode defender que foi ludibriado ... enganaram-lhe e fizeram-lhe distrair-se dos inimigos, so podem ser como Raul Domingos, receberam dinheiro do Batuque para distrair-me, esses miudos ... uma cabeca vai ter que rolar ... mas aqui as regras futebolesticas nao funcionam ... se a equipa nao ganha jogos que se substitua a equipa, pois o treinador eh o proprietario da equipa ... nunca numa barraca se ira substituir o dono, mas sim os vendedores ... isso de substituir os PCAs eh so nas empresas de grande porte.

Alguem tem ouvido falar de Pereira???!!! Actualizem-me

Caro Reflectindo

Concordo que a Renamo nao precisa cometer os mesmos erros que a Frelimo, senao para que precisamos de uma oposicao se esta for um espelho do partido no poder no que toca as caracteristicas negativas.

Mas eu tenho duas perguntas

1. Dando algum background, eu olho para o caso da mediacao do conflito no Zimbabwe ... como pode Mbeki aconselhar a Mugabe, seu pai ... o Mbeki eh um miudo e o Mugabe viu-lhe crescer ... digo ele nao tem voz perante Mugabe ... Mugabe lidou com o pai de Mbeki ... isso para dizer que muitos quadros Renamianos irao temer que um possivel substituto que nao tenha sangue historico a correr-lhe pelas veias nao tera pose para olhar para um candidato da Frelimo e fazer-lhe frente ... havera a necessidade de manter um historico no topo ... Afinal eles nao sao incumbentes ... Que nem o modelo japones, os mais velhos sempre lidam com os mais velhos, todos outros sao putos. A pergunta eh, como lidar com a imaturidade historica do possivel substituto junior de Dhlakama?

2. O que fazer com os soldados na reserva, os tais rotulados guarda presidencial de Afonso Dhlakas ... como fazer-lhes uma lavagem cerebral e re-inserir-los na sociedade?

Um presidente americano disse, "I walk slowly but I never walk backwards" ... eu ando devagar mas nunca ando para atras ... Que Mocambique nao perca os ganhos historicos ja alcancados

Laude Guiry (Anonimo ate quando??!!!)

Joaqum Macanguisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaqum Macanguisse disse...

ola Ivone , Dlakama e Mazanga! Ja tive alguma admiracao pelas vossas pessoas pelo que vou usando o maximo de mim para nao ofender a ninguem . vamos ser serios e trabalhar para inverter as coisas , o resto que dissermos e palhaçada. O QUE DEVE ACONTECR COM A RENAMO NOS PROXIMOS DIAS
1- Ir a Beira pedir descuplas ao povo em geral , e chamar de volta o Deviz a Casa
2- Converter o Senhor Dlakama em presidente honorario e passar a sua actual presidencia executiva para uma pessoa mais dinamima ,se calhar para o proprio Deviz simango
3-deixar de pensar que na Beira,Ilha de Mocambique ,Nacala a um stock de votos para renamo inepedentemente do dinamismo que o partido tem durante as campanhas.
4-Fica sabendo que unico sitio que existe um voto inconciente ,e um autentico stock de voto para um partido sendo este o partido frelimo é independentemente do seu empenho é Gaza
3-E melhor se lembrar que a Renamo nao tem uma maquina financeira de sustentacao fora da que resulta da sua representatividade na assembleia da republica.Se voces perderem os assemtos vao desempregar pessoas que nao sabem como dar de comer seus filhos sem a Renamo.
4-Tambem é bom que se lembre que muitos dos actuais militantes da renamo trocaram algumas boas posicoes de trabalho na esperanca que estariam a trabalhar com pessoas serias e para construcao de uma verdadeira democracia. facam uma avliacao etica é digam se Pessoas como Dr Namburete,Dr Mussa se nao tivessem ido a Renamo nao teria as suas vidas num patamar melhor . As vossas brincadeiras estao sendo injustiça para pessoas serias, afectando familias inteiras.pensem

Anónimo disse...

Olha já vão lá 16 anos depois de termino da guerra a Renamo esta sendo esquecida porque não nenhuma acção nos distritos só esperar eleições para aparecer isso não é suficiente.

Agora o que falou o celebre do dia sua majestade Macuacua sobre a beira eu acho desnecessário. Se a Frelimo está com o plano de acabar com oposições no país esta errado. Vejam bem quando mais oposição a propria Frelimo se capacita consegue descobrir onde há falhas.

Anónimo disse...

Please internem o Dlhakama no hospital Psiquiatrico de Infulene porque se demorarem não será possivel recupera-lo nem para ser um Presidente honorario.

Maxango

Anónimo disse...

Quais são as semelhanças entre DLAKHAMA (MOÇAMBIQUE)e KUMBAYALLÁ (GUINÉ BISSÁU)???








Carlos Magno
_____________________________
tugga_carlosmagno@live.com

Se não Praticas o que Pregas
De quê ti valem essas Regras???

Anónimo disse...

Prof. Serra!!!


há um dado muito importante este caso da BEIRA.



Ontem vi o habitual DEBATE da Espectaculosa (STV) Onde o Dr. Adriano Niquisse afirmou categoricamente que com a MAIORIA DA FRENAMO na ASSEMBLEIA, o Presidente Deviz corria o risco de perder o mandato, em virtude da maioria - FRENAMO....

ORA!!! como sou LEIGGO na matéria.... A dada altura no debate (quando o Dr. Niquisse mostrou a tal lei) cheguei a pensar que o Eng. Venâncio teria cometido um erro ao citar a tal lei...

EpáàÀÀ!!!!!! O Dr. Niquisse é Deputado da A.R, e, parece –me que ele antes de ir à STV, passa pela Rua Pereira do Lago para se reunir com Edson Macuacua, Paunde, Amorim Bila e Companhia.
Epá! Não sei como é que todos eles tem a mesma linha de pensamento...


COMO É QUE É POSSIVEL??????
COMETER UM ERRO GRAVE!? E AINDA, POR CIMA, NÃO RECONHECER QUE ESTÁ ERRADO?


O Dr. Niquisse não mostrou a humildade e neim o reconhecimento de que estava perante um dispositivo de 2007 que foi revogado no principio deste ano...

QUANDO O GENERAL HAMA THAI disse o que disse em parte ele tinha razão.

Estes jovens são “CONSELHEIROS” de grandes figuras da Nomenclatura, entretanto, CONSIGO PERCEBER o porquê do barulho que ouve quando Armando Guebuza aprovou leis inconstitucionais!!!?

Os “CONSELHEIROS” P. República portaram-se como a espécie: Edson Macuacua, Paunde, Mazanga, Amorim Bila, etc.

O Eng. Deviz, up´s, o Eng. Venâncio Mondlane demostrou ser um Analista que procura estudar as matérias...
Acho que a STV está de Parabéns por ter apostado nele.

SÓ AGORA É QUE PERCEBO POR QUÊ É QUE O Eng. Venâncio quiz lhe oferecer uns Berlindes outro dia...!!

Dr. Niquisse, no próximo programa, por favor, venha a público reconhecer que cometeu um grande lapso...
Porque se não corre o risco de ser substituído (de levar um K.O TÉCNICO) como foi o caso do Dr. Amorim Bila....










Carlos Magno
__________________________
se não praticas o que pregas,
De que valem essas regras?