25 novembro 2008

Coisas boas: LAMemos!


"A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) recebe hoje, em Ouagadougou, Burkina Faso, um galardão por ter sido considerada a melhor companhia área africana do ano, no âmbito regional, pela Associação Africana das Companhias Aéreas."
Observação: como utente regular da empresa há muitos anos viajando por todo o país e como utente regular também de companhias internacionais, eu vou até mais longe: é uma das melhores companhias aéreas do mundo, em tudo. LAMemos!

15 comentários:

Anónimo disse...

Ate posso concordar consigo, mas ha ainda muitos aspectos a melhorar e, os prexos tambem sao excessivos/proibitivos.

Abraxo, Boaventura Matule

Anónimo disse...

Professor,
Qual foi o critério de avaliação Usado pela AFRAA?
Eu tenho classificado as Linhas Aéreas de Moçambique como a companhia dos amigos.

Tenho dúvida que o Dr Folly Kossy, Tenha usado nos últimos doze (12) meses os serviços das Linhas Aéreas de Moçambique.

Professor não brinquemos.

Podemos ser patriotas, mas Não podemos brincar com o povo.

Não nos tratem por estupidos que é coisa que não somos, e recusamo-nos a ser instrumentalizados.
Com todo o respeito que nos merece.

Sabemos bem que É por estas e por outras que nem somos noticia em alguns jornais.

Falsificamos a verdade.

Convenhamos Professor.

Não brinquem com o povo que paga para poderem viver bem.

Carlos Serra disse...

Não brinco, não. Não tenho amigos na LAM, sou viajante habitual da económica, comparo horários, atendimento, perfil de hospedeiras e hospedeiros, atenção, cortesia, profissionalismo, menu, asseios nos wcs. Sim, há por vezes atrasos. Mas A SAA ou a TAM ou a TAP atrasam por vezes mais. E, como deve saber, sou pouco dado, rigorosamente pouco dados a elogios e, em absoluto, aos baratos.

Anónimo disse...

Qual é o problema de ser a melhor companhia? Porque é Moçambicana? Se dizessem que a melhor é Kenia Airways talvez não houvesse tanto barulho assim, paremos de olhar o nosso produto com pessimismo, eu acho que a LAM merece pela qualidade de serviços, pelos pilotos experientes que tem.

Jornadas Educacionais disse...

Gostaria que ela também você melhor nos preços. Como alguem já disse, são proibitivos. Parece-me que eles são feitos para grandes corporações. Assim a LAM somente pode ser melhor para essas corporações e não para o pacato cidadão que viaja em precárias condições via terrestre por causa dos preços. Há circunstâncias que podem explicar esses preços, mas encontrar um jeito de fazer preços populares, em épocas festivas, por exemplo, seria uma revolução.
Tony Cipriano

Maquiti disse...

concordo com o anonimo B

Anónimo disse...

Esta avaliacao so me faz recordar o premio Mo-Ibrahim.

Quando me eh dito que a nossa LAM esta figurada entre as melhores de Africa, fico de cabeca erguida perante os meus amigos africanos ... sem ofensas ... principalmente perante os Mangoles que foram proibidos de voar la pelos ares da terra do Euro.

Mas quando estou perante os meus compatriotas Mocambicanos digo ... por favor nao brinquem connosco.

Verdade seja dita ... o facto de estarmos entre os melhores dentre os piores nao merece felicitacoes ... A LAM deveria ter avioes de maior porte em relacao aos que tem ... A LAM deveria baixar os precos para que fosse acessivel ao individuo comum voar dentro de Mocambique.

Muitos de nos nao tem capacidade de voar dentro de Mocambique ... vamos a Beira de autocarro ... e dizemos parabens LAM?!!!

Alguns irao apelidar-me de critico incorrigivel ... Mas acredito que tem que se dar merito a quem merece. De a Cesar o que eh de Cesar.

Se eu tivesse ouvido dizer que nao ha orcamento na LAM para programas de marketing que resultem numa maior afluencia de clientes e a consequente baixa da tarifa de voo, seria uma coisa. Se dissessem-me que nao ha orcamento para a obtencao de mais avioes de maior porte, diria "quem sou eu para discutir".

Mas quando leio na media que ha usurpacao de fundos publicos para fins pessoais dentro da LAM, digo ... "podiam ter feito muito mais do que as suas contra-partes africanas, mas nao fizeram tudo que o seu orcamento possibilitava".

Entao, eu digo: "Parabens aos pilotos, hospedeiras e demais trabalhadores da LAM" ... esse premio eh deles, nao dos executivos ... ca entre nos mocambicanos, nao entremos em fingimentos, os aplausos devem ser dados aos trabalhadores, nao a empresa nem aos executivos

PS: Acredito que esse premio e dado a LAM por ter sido a empresa aerea que mais mudancas verificou ... nao se enganem a SAA eh ainda bem maior do que a LAM, tem avioes de maior porte, tem um staff bem maior, voa para muitos mais pontos do mundo. O que esse premio diz eh que nos estamos no caminho certo, mas nao que somos a melhor de Africa, nao confundam

Laude Guiry (To cansado do anonimato)

Anónimo disse...

Queria corrigir o ultimo paragrafo do meu comentario e com isso enderecar pedidos de desculpa por acusacoes quasi-erradas ... o premio eh atribuido pelo desempenho extrordinario da LAM no concernente a eficiencia, ponctualidade e qualidade de servicos ao clientes ... portanto desculpa as partes interessadas pela critica indevida.

Mas continuo dizendo, parabens aos trabalhadores da LAM (pilotos, hospedeiras e demais servidores) e nao a LAM ou executivos.

Eh bonito ver individuos com meios inferiores a muitos outros oferecerem trabalhos de tamanha qualidade. Estao de parabens.

Mas lembrem-se, estes trabalhadores nao sao por si capazes de assegurar a seguranca areas da nossa transaportadora.

Laude Guiry

Anónimo disse...

» Não tenho dúvidas de que o serviço da LAM ombreia com as melhores companhias a nível mundial - logo, o prémio é merecido!
» Outra questão, é saber quanto custa aos contribuintes esta "medalha".
» A empresa é crónicamente deficitária. Porém, a sua gestão prima pela faustuosidade, pelo aparato, pelo esbanjamento, pelos patrocínios ... á custa dos impostos de todos nós.
» Interrogo-me sempre qual a razão de nos voos internos nos apresentarem uma sandes ou um bolo naquelas luxuosas caixas Flamingo que custam, certamente, bem mais do que o conteúdo ... para além doutros visíveis desperdícios.
_______
Germana

Anónimo disse...

A LAM é uma das melhores da região da SADC não do continente, por isso esse reconhecimento é só para a região. Não se pode confundir como diz o nosso amigo Antonio que é mundial. Não me lembro si a LAM recebeu SA8000 ou ISO, eu viajei com mais de 11 companhias para vários paises da Europa, America, Ásia e Oriente Médio. Segundo especialistas as companhias mais confiáveis comerciais são EUA. SAA e Europa. Gente não estou a desvalorizar o que é nosso,mas devo dizer que ao nível da áfrica a unica companhia aerea comercial segura é SAA.

ELCAlmeida disse...

Não foi também a LAM que esteve proibida de voar nos céus da Europa? Não foi a LAM que viu um dos seus administradores ser detido por má utilização de fundos? Quem conseguiu passar tudo isto e ganhar um prémio merece os meus inequívocos parabéns.
Cumprimentos
Eugénio Almeida

Anónimo disse...

LAM tem melhor serviço? qual? o preço de uma passagem para Pemba é mais caro do que uma para o Rio de Janeiro na SAA, acho que esse prémio era para uma companhia do terceiro mundo onde não estão incluídas as SAA, a TAAG, a Kenya Airways entre outras que realmente têm de gerir uma grande frota. é só uma palmadinha nas costas como fizeram com Chissano
As LAM deram cabo da concorrência em jogos de gabinetes , o povo tem saudades da Air Corridor onde apesar do serviço deficitário era preferencial devido aos preços reais das passagens, nas LAM só voam funcionários de estado, de outras grandes empresas ou de ONG´s em Serviço pois é proibido para o povo
As LAM gerem meia dúzia de aviões onde nunca têm mais de dois aviões ao mesmo tempo no ar, o seu PCA recebe dos nossos impostos nada mais do que USD 25.000 segundo a imprensa

....


Zeca M

Paula Araujo disse...

Ficam aqui duas críticas à LAM: os preços e os overbookings. Na Beira, invariavelmente ficam passageiros confirmados em terra porque os aviões chegam aqui cheios. E não é preciso ter computadores para evitar overbookings, é preciso ser profissional e ter respeito pelos clientes.
Deviam dar um prémio ao pessoal que está nos balcões de check-in aqui na Beira por terem de ouvir os clientes cheios de razão a reclamar.
Paula Araujo

umBhalane disse...

As Dez Melhores Companhias Aéreas do Mundo

Sex, Out, 2008

1 - Singapore Airlines (Cingapura)
2 - Cathay Pacific (Hong Kong)
3 - Qantas (Austrália)
4 - Thai Airways (Tailândia)
5 - Asiana Airlines (Coréia do Sul)
6 - Malaysia Airlines (Malásia)
7 - Qatar Airways (Catar)
8 - Air New Zealand (Nova Zelândia)
9 - Emirates (Emirados Árabes Unidos)
10 - Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos)

Segundo o World Airline Award 2008

Anónimo disse...

Legal saber que Moçambique tem uma boa companhia aérea. Tomara que no futuro ela faça a linha Maputo-São Paulo, ligando Moçambique ao Brasil.

E Profº Serra, você tem razão, a TAM atrasa muitos seus vôos, como outras companhias aéreas aqui no Brasil. Esse ano fiquei quase uma hora na pista do aeroporto de São Paulo esperando liberação para decolcar e viajar até o Rio de Janeiro. E olha que a viagem demora só 45 minutos. Lamentável.