28 novembro 2008

Os académicos de Mazanga (2)

A postura de Mazanga é muito interessante. Por hipótese, triadica e contraditoriamente interessante. Vou tentar mostrar como:
1. Ele próprio formado numa universidade, auto-destitui-se destituindo os colegas. Por outras palavras: a Renamo não precisa de intelectuais, de intelectuais críticos, só terá mais assentos da Assembleia da República se os expulsar. Aquele bando dos três (Mussá, Colaço e Araújo) não são orgânicos, são desorgânicos.
2. Atacando o académico triângulo das Bermudas, suposto afundar os barcos da Renamo desejosos de atracar na Assembleia da República (por exemplo), Mazanga homologa uma das teses mais correntes do seu adversário político, a Frelimo, a saber: a Renamo é um partido da guerra, de guerrilheiros, de generais ciosos ainda da mata, de estrangeiros à civilidade e aos intelectuais.
3. Porém, ao mesmo tempo, Mazanga - que provavelmente aspira a uma proeminência directiva mais vasta na condição de intelectual orgânico exclusivo - apercebeu-se de que, atacando o triângulo das Bermudas, atacava uma porta inteligentemente aberta pelo adversário: a porta da paralização da Renamo, da sua fragmentação antes das eleições legislativas e presidenciais de 2009.
Prossigo depois.
(continua)

15 comentários:

Anónimo disse...

é inaceitavel e imoral as declaraçoes do Mazanga
é um insulto ao conhecimento.

Hugo Rebelo disse...

tem aqui um blog muito interessante. cheio de tudo o que é discutível. gostaria de seguir o seu blog com mais atenção e mais de perto mas não tem a ferramenta que permite seguir o blog.
ainda assim farei os possiveis por não perder pitada

saudações

http://coresemtonsdecinza.blogspot.com

Reflectindo disse...

É pena que eu não saiba se Feranando Mazanga lê os posts e comentários do Diário de um sociólogo. Porém, a perguntaria seria, se ele e companhia expulsaram o Eng. Daviz Simango, o candidato "rebelde", mas nada lhes logrou, será que com mais expulsões é que o eleitorado se tornará mais burro que em 1994?

Anónimo disse...

Deve haver uma fórmula matemática secreta que só o mazanga e o Dlakhama têm conhecimento! os tipos não são tão doidos para estarem a fazer tanta burrada atrás de burrada devem estar a espera de algo em grande ou são crentes de uma seita qualquer que lhes promete poder eterno em troca de cabeças intelectuais.

Anónimo disse...

Mazanga tem a sua imagem gasta e é muito contestado dentro da renamo.Ele nao vale nda, nem parece que foi a uma academia.
a sua presença nas televisoes ja enjoam.
Ele é um lambe botas, moleque de Dlakhama.
Dlakhama bebe na barraca do Mazanga.
Dlakama e os que rodeiam caíram, ja nao tem nada a oferecer ao País senao miseria em pensamento...
Makil

Anónimo disse...

Atenção a este agitador que usa vários nomes e agora é "Makil".

Anónimo disse...

Acho pena e vergonha que os elementos sensatos na Renamo não tenham mais peso. O país e a Frelimo preçisa duma oposição forte e credível. Com o actual lider isso nunca vai acontecer.

Anónimo disse...

Makil nao é agitador senhor Joao!
Ele escreve o que pensa no blog do ilustre professor Serra!
Quer provas do digo?
é passar pela barraca de onde o Mazanga tira uma parte do seu pao de cada dia, os dois mil e quinhentos meticais que ele ganha do Afonso, nao lhe chega para nada.
Mais...
ultrapassou tudo e todos com apoio do Afonso Dlakhama para constar na lista da AM Maputo para garantir umas migalhas a troco das loucuras que comete diraiamente da Renamo!

Anónimo disse...

Atenção agitador boçal dos frelos continua aqui agora decide não por "nome".

Anónimo disse...

Por inerencias das minhas funcoes tenho acompanhado o debate parlamentar Mocambicano. Uma breve comparacao permite-me afirmar sem grandes erros que, na presente legislatura a bancada da Renamo-UE evoluiu bastante em termos do nivel de debate e do seu papel enquanto oposicao. Por hipotese tal tem correlacao com a entrada de "academicos". Contudo, o que conta na visao de Mazanga sao os numeros, violencia discursiva e obediencia cega ao "dono" do partido. O caso D.Simango parece nao ter servido de licao para a Renamo. A pouco e pouco este partido vai ficando com Mazangas,Pondecas,Muchangas, munidos de violencia discursiva e menos argumentos necessario para o debate parlamentar. O pais precisa de oposicao com argumentos para fiscalizar os actos do governo. Como diz um filosofo, vamos deixar o crocodilo crescer e morrer naturalmente para conhecermos as suas virtudes.

Anónimo disse...

Aqui nao ha agitadores! Ha pensadores...
Malik

Anónimo disse...

Sempre votei na RENAMO...jamais o farei!

Obrigado por tudo o que fizeste Dhlakhama..

Luisinho

Anónimo disse...

Será que o Dlakhama tem uma dívida enorme na barraca do Mazanga?
ou já andam no MP3? (nome vulgarmente conhecida as garrafinhas de tentação bastante consumida na área suburbana da capital)

Anónimo disse...

Se tem dividas ou nao na barraca do Mazanga! nao posso confirmar.
o que confirmo é que Dlakhama tem um divida de 6 bilioes de meticais.
perguntem ao Mazanga que ele sabe.
Tamanha divida, que nao sabe o que fazer dela.
Talvez por isso, e por mais outras razoes, o poe desesperado chegando a beber sem controlo na barraca do Mazanga e em outros lugares...
Amen!

Anónimo disse...

...Talvez daí o querer entregar Beira a todo custo a FRELIMO em troca do pagamento das suas dívidas ou essa dívida será do adiantamento que recebeu pela Beira e como não consumou o facto terá que devolcer a mola?

Zeca M.