25 novembro 2008

Beira: de Chipande ao Observatório Eleitoral

O "Notícias" de hoje apresenta o general na reserva Alberto Chipande (na imagem), chefe da brigada central da Frelimo nas eleições autárquicas da cidade da Beira, muito feliz por, afirmou, o seu partido ter resgatado a cidade com "maioria" na Assembleia Municipal e os munícipes terem escolhido, "uma vez mais" (sic) votar nele, no partido do bem-estar. Mas o Observatório Eleitoral, em contagem paralela, mostra que nenhum partido obteve maioria na Assembleia Municipal da Beira, em eleições ganhas nas presidenciais por Deviz Simango, candidato independente. O "Notícias" continua a não apresentar os resultados oficiais para a cidade da Beira e a deixar na penumbra a vitória de Simango.

5 comentários:

Anónimo disse...

Na sequência da estrondosa derrota eleitoral
Quelhas apela para Congresso
extraordinário na Renamo. fonte canal de moçambique

Reflectindo disse...

Há uma coisa que estes senhores não querem entender. O Poder do Povo está no Povo e como tal, existe um coisa chamada referendo que é para chumbar os sabotadores.

Quanto à essa maioria estou ainda me perguntando se é que contam com o tal GDM e se o jogo tinha se feito com a participacão da CNE ao confundir aquele grupo com DAVIZ SIMANGO. Estaremos a descobrir a mais valia da CNE-Frelimo?

Anónimo disse...

A Frelimo, ou alguns dos seus membros, de democratas não têm nada, continuam a ter um discurso a " 75 " . Que pena não termos uma oposição a altura pra estes senhores aprenderem a agir e a pensar como deve ser num país . Até o Hugo Chavez ao perder o municipio de caracas teve um discurso conciliatório no interesse nacional. Para o General, a quem respeito pelo seu papel de libertador da patria, o seu horizonte começa e acaba na Frelimo, não pode ser, ele é grande e deve ver o pais com grandeza.Não venham com discursos para boi dormir , já abrimos os olhos. O pais é vasto, há diversidade de opiniões e de escolhas . É preciso respeitar isso.
O fato de os resultados de Nacala e Beira estarem a sair a conta gotas, é um mau prununcio- algo se esta a tramar.Maioria absoluta na assembleia municipal da beira e nikles de segunda volta em nacala.

Anónimo disse...

Dr Serra, minha opinião a Frelimo não pode cantar vitória justa, qualquer um de nós que vivemos em moçambique soubemos que as eleições no país e a vitória dos camadas são programadas pelos orgãos eleitorais. Só para ter uma idéia o país não pode parar por causa de eleições que têm lugar para algumas cidades, quem paga o prejuízo das empresas por despensar a mão-de-obra para ir votar a um partido X ou Y. Agora outra coisa que os camaradas devem tomar cuidado é a arrogância de Macuacua e Chipande, eu não sei se as pessoas não conseguem diferenciar os tempos a falha grave da Frelimo é a arrogância essa atutude já não se enquadra no actual cenário global. O partido Frelimo desde que se implementou a democracia no país nunca ganhou eleições como acontece em outros país a Frelimo usa a espécie de Angola, os funcionários públicos não podiam participar activamente em campanhas eleitorais porque eles são figuras que sempre aparecem na vista da pessoas e, ao fazer campanha isso pode constituir como troca de favores nas instituições do governo.

Anónimo disse...

A Renamo pocuo trabalhou para a vitória ou digamos para segurar os "seus " municipios e ganhar mais um ou dois-isto é um facto. contudo a Frelimo usou esquemas baixos, jogadas de pouco nível para logar a vitória. Obrigar os funcionarios publicos a serem mebros do partido~frelimo, obriga-los a assistir as reunioes da celula- manter sempre uma ameaça velada sobre a cabeça dos cidadãos ao se ter o discurso de que a oposição é antipatriotica, confusa, etc etc. Usar os meios do estado para fins partidarios, etc etc, tudo isto cria um clima psicologico favoaravel ao partido frelimo. Joguem limo e falem limpo.