26 novembro 2008

Quelhas e Araújo

O ex-deputado Dionísio Quelhas e o deputado Manuel Araújo, ambos da Renamo, surgem na edição do "Magazine Independente" de hoje a propôr um congresso extraordinário do seu partido, para o rejuvenescer e para reagrupar os militantes, rechamando Deviz Simango. O ex-deputado Quelhas entende que não basta ter em conta as irregularidades denunciadas por Afonso Dhlakama, porque já chega "de ouvir que as nossas derrotas são manobras da Frelimo". Por sua vez, o deputado Araújo sustenta que a direcção do partido cometeu "erros gravíssimos" no tocante a Deviz e que é necessário suspender o que chamou "gang dos quatro, encabeçada por Fernando Mbararano" (p. 2).
Observação: amplia-se, assim, o protesto público de alguns dos intelectuais orgânicos da Renamo. Leia ou recorde aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros bloguistas e demais

Queria somente responder aos colegas que acusam ao Moyane e tambem ao professor de de dar vagar a acusacoes postas em curso pela Renamo.

No comentario do Julio S le-se "É ter o blog de um respeitadíssimo sociólogo cá do burgo a dar eco a certas coisas que deviam antes ser estudadas"

Dizer ao Julio S que nao concordo consigo ... Por favor, re-leia o que foi escrito, ambos dizem que nao se pode ignorar tais acusacoes sem fazer-se uma investigacao devida, ninguem diz que aconteceu ... Quando a Monica Lewinsky acusou o entao presidente Americano de (...) a media nao podia virar e dizer, mas como pode, quem es tu, ah as provas ... e olha que o Clinton era um presidente amado pelo povo e media na altura ... nao ... a media tem o dever e responsabilidade de reportar para o publico a "existencia de alegacoes de x,y e z ... e tambem tem o direito de comentar" ... "claro que nao existem provas contundentes, entretanto testemunhas dizem que ...". Nem o professor, nem Moyana afirmaram nada categoricamente

Votar eh um direito e dever civil. O voto eh secreto e ninguem deve ser forcado a votar de certa forma ... O voto eh a voz das massas afectas a certa constituicao, e tal voz nao deve ser manipulada ... E por favor nao me digam que trazer um milhar de pessoas dentro de uma cameoneta nao teria efeito significante no resultado ... o meu problema entao eh o efeito "in"significante ... o meu voto eh a minha voz/ o meu grito pela mudanca ou nao ... e eu nao quero que o meu discurso seja cortado nem por dois segundos ... carregar pessoas de outros municipios ou distritos faz uma diferenca porque a minha mensagem de voto branco, a favor ou contra perde vagar. 30% de votos brancos eh diferente de 20% de votos brancos.

Nao apliquemos democracia as metades ... se eh democracia tem que ser completa

O Dhlakama pode estar errado em muitas coisas, mas nao deixemos a Frelimo tirar proveito disso e roubar-nos a unica arma que temos como povo, a democracia ... nao sejamos comformados

O anonimo e o Julio ambos questionaram qual a prova que temos que tais constituintes votaram de acordo com as instrucoes que lhes foram dadas ... Mas esquecem-se que estamos a falar de pessoas de zonas rurais, pouco alfabetizadas e educadas ... quando falas-lhe de um computador capaz de ver em que direccao beltrano ou fulano votou ele(a) ira acreditar.

Veja esta anedota que demonstra tal
PS: A 3 anos atras eu e o meu pai fomos a Maxixe levar o filho de um empregado nosso para que pudesse visitar o pai em Maputo ... No processo, o miudo teve que passar umas noites na nossa casa antes de ir ver o pai nossa quinta. O miudo estava certamente impressionado com o que via la em casa, mas nos estavamos longe de perceber a gravidade da situacao ... entao o miudo visitou o pai e voltou a Maxixe. Um ano depois nos fomos a Maxixe para visitar a minha Avo, e la encontramos a mae do muido que nos contou que: o miudo regressado a casa disse a mae que la em Maputo "estava na Deus" ... a mae questionou-lhe, o que dizia ... e ele repitiu que estava na Deus la em Maputo ... a Mae perguntou-lhe porque dizia tal, e ele disse que na casa do patrao do pai, eles metem pessoas dentro de uma caixa e eles ficam a falar todo dia ... acredite o miudo falava de nada mais, nada menos do que um televisor ... nao ignore a gravidade do analfabetismo em Mocambique,

Laude Guiry (tenho escrito muito)

Joaqum Macanguisse disse...

Dr Serra! convido-lhe a visitar a ultima postagem da Ivone soares,pelo menos para me acho positivo a forma como ela aparece no texto !Uma reaccao que pode ter algum encaixe neste sua postagem Força Ivone...
http://mariaivonesoares.blogspot.com/2008/11/pontos-de-vista-contrrios-ajudam-me.html#comments

Anónimo disse...

As coisas são assim meus ilustres irmaos: há muitos e comprovados casos de fraude desde as eleicoes de 1994. Muitos foram gritantes. Mas a Renamo abusa da teoria e toca a ver fraude em todo o lado. Mas depois os camaradas esticam ao máximo o abuso das perdizes com a maxima satisfacao. Eles querem que o discurso cole para sempre para que as fraudes sejam consideradas apenas coisas das perdizes. Entao o que parece defintivamente nao é. Os camaradas sempre sabem o que fazem e por isso morrem de riso ao ver certas perdizes a embarcar no seu discurso interesseiro.E depois eles os camaradas bem que queriam ver silenciadas todas as vozes discordantes. É a história do único macaco que tinha um olho no reino dos macadoscegos.
(Observador atento)

Anónimo disse...

Eu pergunto....Para que 1 ano de recensiamento eleitoral, previsto para 1 mes apenas, se depois, no dia do voto, se pode votar com 2 testemunhas e sem cartão ??!!

Contudo, a Renamo perdeu por culpa própria, como diz o Venancio, um cadáver politico...

Pensem Nisso
Tsin Tsi Va