26 novembro 2008

Dhlakama, Deviz e AIM


O "Notícias" de hoje apresenta um trabalho da Agência de Informação de Moçambique no qual o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, aparece a dizer que a vitória do edil da Beira, Deviz Simango (em campanha na imagem), deve tudo à Renamo. Mas, para mim, o mais importante não é isso, esse exercício de má consciência de Dhlakama: o mais importante é o facto de, pela primeira vez, o "Notícias" reproduzir testemunhos como este: "Daviz Simango concorreu para o seu segundo mandato. Os primeiros cinco anos (primeiro mandato) foram bastante elogiados pelos beirenses, assim como foram considerados os melhores já vividos naquela cidade."
Adenda: entretanto e na mesma edição do "Notícias", o sr. Marcos Macamo entende que Deviz nada perderá se se aliar à maioria na Assembleia Municipal. Bom conselheiro de Deviz dava o Sr. Macamo, sem dúvida.

8 comentários:

Reflectindo disse...

Prof. desculpa-me que vou roubar uma das suas fotos para colocar ao lado da mensagem de agradecimentos de Daviz Simango. Abraco

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Tive confusão do nome, desculpas

Joaqum Macanguisse disse...

Para mim Deviz governando aliado a frelimo ou a renamo , isto nao tem muita importancia ,a maior importancia esta em termos uma cidade da Beira em desenvolvimeno . Mas a frelimo deve saber que quando mais se maltrata um Beirense , mais dele se espera uma inimizade ( sendo este um comportamento natural do sena e ndau )

Reflectindo disse...

Caro Kimmanel, essa alianca que até pretende-se impôr tem suas consequências. Se Daviz mobilizava o eleitorado para votar na Renamo para Assembleia Municipal, então ele sabe porque e o que colheu disso. Por outro lado, segundo os estatutos da Renamo, Daviz é ainda membro da Renamo, pois não se pode confundir Mbararano com a Renamo.

Nelson disse...

"Mas a frelimo deve saber que quando mais se maltrata um Beirense , mais dele se espera uma inimizade ( sendo este um comportamento natural do sena e ndau )"
Eu sou da etnia sena, mais antes disso sou ser humano. Quem consegue amizade maltratando? A grande diferenca entre os outros maltratados e os beirense 'e a capacidade de nao se deixar enganar na hora de verdade.

Nelson disse...

"quando mais se maltrata um Beirense , mais dele se espera uma inimizade ( sendo este um comportamento natural do sena e ndau )"

Nao consigo engolir essa teoria/tese. O Deviz Simango(Ndau) foi maltratado mas pediu votos para Renamo.

Joaqum Macanguisse disse...

Nelson O Deviz nao deixou de ser da Renamo ,A renamo é um conjunto muito largo de pessoas que nao se resume apenas no Dlakama ,o problema da Renamo esta sendo o Dlakama.