25 novembro 2008

Autárquicas: angolano Eugénio do "Pululu" criticou nossa imprensa online

No dia 19, Eugénio Almeida, autor do Pululu - um dos três blogues africanos seleccionados para o BOBs2008 - quis saber o que a nossa imprensa online dizia das eleições autárquicas. Eis o resultado: "No “passeio” que fiz por alguns portais noticiosos moçambicanos pude constatar duas coisas. Ou estavam em “out” ou desactualizados ou sem qualquer tipo de informação disponível. O País, por exemplo, está sem acesso; já as informações mais actualizadas d’ A Savana reportam-se às 12,19 horas de 18 de Novembro; O Jornal de Notícias e o Canal de Moçambique não apresentam quaisquer actualizações ou outro tipo de informações obre o acto eleitoral. No caso do Canal de Moçambique as informações existentes são de ontem. Também o Zambeze On Line (ZOL) está sem edição desde o passado domingo. Quanto à TVM, é o habitual; será mais rápido tomar um avião até Maputo que aceder ao portal da televisão moçambicana pelo que desisti, pelo menos no imediato, em esperar. Paradoxalmente, também o Notícias Lusófonas está sem notícias de Maputo."

5 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

My priority reading for DEC 2008

MOZ: Diario de um sociologo
Canada: Globe & Mail
UK: The Times
India: The Hindu
China: english.caijing.com.cn
Australia: www.quadrant.org.au

Reflectindo disse...

O Eugénio tem muita razão e ele devia incluir a RM. Porquê a imprensa online não tem notícias da última hora? Em geral na imprensa mocambicana não temos notícias frescas.

Concordo com Sir Baba Sharubu, o Diário de um Sociólogo nos dá notícias frescas.

Em relacão os resultados eleitorais AWEPA é muito flexível já que todos os dias e por vezes duas vezes por dia envia notícias aos seus assinantes. Por outro lado, AWEPA dá informacões IMPARCIAIS sobre as eleicões em todo o país.

Anónimo disse...

Partilho a percepção de Eugénio Almeida. Infelizmente este problema não está limitado exclusivamente às eleições autárquicas. Há sites desactualizados na nossa imprensa on-line já desde anos. Porque a actualização das notícias depende das pessoas e infra-estruturas informáticas. Parece que muitos jornalistas subestimam a gravidade da desactualização. Acho que os respectivos sites são reflexo de uma certa mentalidade. Muitos simplesmente ignoram o carácter especial das notícias, não investiram suficientemente na actualização e manutenção das mesmas. Por isso grande parte da nossa imprensa on-line já desde anos foi ultrapassada pela concorrência dos blogistas. Uma tendência visível cada dia. Lamentavelmente!

Um abraço
Oxalá

Paula Araujo disse...

Deixo aqui um apelo aos jornalistas: actualizem as paginas dos jornais. Só assim desempenham a missão de serviço público que lhes cabe.

Como professora, uma das maiores dificuldades que tenho é o do acesso à informação em tempo útil. Também é um problema grave para os meus alunos a quem estimulo a investigação.

Obrigado / Paula Araujo

PS: E, não me podia esquecer, obrigado Dr. Carlos Serra por nos permitir usar o seu blog para fazer estes apelos.

Anónimo disse...

Infelizmente é por isso que todos nós passamos ao procurar notícias online sobre Moçambique...
Por exemplo, no agregador de notícias sobre Moçambiqueque estou desenvolvendo, 90% das notícias vem do Diario do Professor Carlos Serra, por isso também concordo com o comentário do Sir Baba Sharubu.