23 novembro 2008

A satisfação do "Domingo"


É enorme a satisfação do semanário "Domingo" de hoje.
Em primeiro lugar, através do castrense título da primeira página, é um louvor sem fronteiras à Frelimo, à vitória que, no seu entender, significa uma aposta no partido do "desenvolvimento", uma indisfarçável satisfação pela derrota da Renamo e um elogio total ao presidente Guebuza (o elogio sistemático de Guebuza é uma característica permanente do semanário), considerado o "grande vencedor" das eleições.
A satisfação é tanta que, em segundo lugar e no caso da Beira, o jornal regozija-se com o facto de Deviz Simango ter de enfrentar uma Assembleia Municipal com inimigos, Frelimo e Renamo.
Porém, no mesmo editorial editorial no qual o "Domingo" reporta a opção do povo pela Frelimo, salienta-se uma "abstenção considerável" (p. 2).
Adenda 1 às 13:51: no mesmo jornal e na sua habitual "Carta a muitos amigos", o coronel na reserva Sérgio Vieira continua sabedor. Ele sabe mais do que todos nós e o povo beirense juntos. Escreveu o seguinte, por exemplo: "A cidade da Beira torna-se um caso de estudo. Na Beira, a vitória do independente Deviz Simango não se pode interpretar como uma derrota da FRELIMO, que ganhou a Assembleia e muitos mais votos em relação a quaisquer pleitos de 1994. O voto Simango aparece mais como uma reacção contra as manipulações a que esteve submetida a sua candidatura. Simango, porém, para exercer o seu mandato deverá compor com a bancada manoritária da FRELIMO. Estarão as partes dispostas a entendimento? A sensatez obriga a que o façam." (p. 5). Alguém duvida da imensa sabedoria pesquisadora e do sentido conselheiro deste meu conterrâneo das terras dos Bongas? Acresce que Sérgio até já descobriu, com o seu aguçado faro oracular treinado pelos espíritos do Zambeze, que a probabilidade é forte no sentido de Dhlakama e a Renamo ficarem em terceiro lugar próximo ano nas presidenciais e legislativas (mas Sérgio deixou-nos na expectativa de saber quem ficará em segundo).
Adenda 2 às 13:56: o jornalista José Sixpence escreveu, no jornal referido, ocupando toda a página 9, um trabalho com o título "Derrota de Bulha: da apropriação de obra alheia ao "cinismo"do eleitorado". Dele extraí a seguinte passagem:
Acresce que Sixpence defende a tese de que é falso pensar que a Beira é um bastião da Renamo. Pensar isso é uma "autêntica falácia". O jornalista Sixpence sabe tudo six.

6 comentários:

Anónimo disse...

O Jornal Domingo é a principal causa do consumo de sais de frutos.

Nelson disse...

Se se pensanse no bem estar do povo(os beirenses) que preferiram Deviz justamente pelo bem que os fez nao se estaria aqui a falar de amigos e inimigos. Se com Bulha a Frelimo ia desenvolver a beira para os beirenses porque nao desenvolve-la com Deviz que foi a escolha dos Beirense? Se os beneficiarios do desenvolvimento da Beira sao realmente os Beirense porque nao unir forcas? Porque nao Aprovar os projectos que Deviz apresentar e que coincidirem com os que a Frelimo e Bulha tinham? Porque nao?
Se a renamo e a Frelimo realmente se importam pelo desenvolvimento da Beira encontraram agora uma boa opurtunidade de mostrar para os beirenses pondo de lado as cores partidarias para uma Beira melhor para os beirenses na nas proximas saberao dizer atraves do seu voto, de quem foi o merito.

Nelson disse...

"a vitória do independente Deviz Simango não se pode interpretar como uma derrota da FRELIMO, que ganhou a Assembleia e muitos mais votos em relação a quaisquer pleitos de 1994"
Essa palavras ate parece eco das do Edson Macuacua ao negar dar merito a Simango pelas realizacoes da Beira. A frelimo pode ter tido mais votos que nos pleitos anteriores sim, por cresceu o universo dos eleitores e por ai em diante. Porque a renamo se desorganizou mas nao se pode negar ou tentar negar que Simango foi a escola do povo pelo facto de os beirense reconhecerem-lhe o servico e desejarem que ele continue fazendo oque mostrou no ultimo mandato.

"Simango, porém, para exercer o seu mandato deverá compor com a bancada manoritária da FRELIMO. Estarão as partes dispostas a entendimento?"
Como ja disse antes, "inviabilizar" a ja bem provada boa lideranca munincipal de Deviz atraves da maioria na assembleia munincipal vai provar que a Frelimo queria a Beira para si e nao para desenvolve-la para os Beirenses. Pode ser ate considerado uma "vinganca" contra os beirenses que preferiram Simango ao invez de Bulha.

Reflectindo disse...

Não sei com que direito a Frelimo propõe que o Daviz terá que se aliar à Frelimo. O Sérgio Viera é um indivíduo sem escrúpulo. O Sérgio Viera devia duma vez para sempre deixar de falar de Simango... Por outro lado, este Daviz não é o mesmo sob o ponto de vista do Paúnde, Macuácua, Vaquina? Considero de hipocrisia essa. Ontem estavam a linchar Daviz e hoje pedem-no a sombra. Deixem o Daviz em paz. Daviz vai governar com o povo o qual estará de olho a partir de agora. Melhor ainda que daqui há um ano temos as eleicões provinciais, gerais e presidenciais.

Repito, todos os membros da Frelimo (19) na Assembleia Municipal, aliando-se a 6 da Renamo, chumbou o orcamento proposto por Daviz Simango na última sessão. Isto mostra como eles mesmos dizem que na Frelimo só há inimigos do Daviz.

Gosto de perguntas usando-se regras matemáticas muito simples. Isso fez o Nelson no seu blog e é possível ver com quem Daviz se pode aliar na sua governacão.

Não sou conselheiro de Daviz, sou apenas um apoiante incondicional, mas digo que aliar-se à Frelimo é o que será um SUICÍDIO POLÍTICO de Daviz Simango e o fim de pluralismo político em Mocambique. Sérgio Vieira é homem da secreta e sabe o que pretende com as suas propostas. Deve haver por aí uma engenharia montada pela Frelimo se possível essa mesma que neutralizou politicamente a Afonso Dhlakama e mesmo a Raúl Domingos.

Há uma outra coisa que mexe o meu miolo e que propõe negar qualquer pacto de Daviz com a Frelimo. Em Nacala onde a possibilidade da Renamo e Santos ganhar era grande, a meio da campanha veio a Frelimo a acusar Santos de desvios de fundos, movimentando-se, penso, a PGR de Nampula para averiguar as contas do município. Um jogo sujo, claramente. Algo que só e só aconteceu e acontece nos municípios geridos e bem pela oposicão. O mais estranho de Nacala, é que alguns vereadores e o assessor financeiro de Manuel dos Santos são membros assumidos da Frelimo. Conhecendo eu as excelentes posturas Herculano Miguel, meu antigo director distrital de educacão e António Manuel Ferreira Brito, meu antigo professor e colega, não tenho dúvidas que a Frelimo em Nacala nem os perguntou para tais alegacões contra a administracão de Manuel dos Santos. Aliás, eles assumiram as suas tarefas no município à revelia da Frelimo.

Eu concordo plenamente com a proposta do Prof. Carlos Serra que é de Daviz Simango governar com a Renamo e GDM.

A Sérgio Vieira, Edson Macuácua e Filipe Paúnde a minha pergunta é se a oposicão ao governante serve para chumbar o programa de governação?

JOSÉ disse...

O Vieira estragou a minha digestão, mas ainda há quem leve a sério as opiniões deste sujeito?
A sensatez obriga a que Daviz Simango faça um entendimento com a Frelimo? Só um lunático poderia sugerir isto! Pois bem, Simango é um Homem muito sensato e jamais se deixará manipular pela Frelimo e isso incomoda muitos frelos pois sabem que pela primeira vez se sentem ameaçados por uma persoladidade política que tem o apoio massivo do Povo!

Cheeco disse...

Eu não sei poeque que ainda se lê o jornal domingo neste país... jornal mais governamental não existe e não precisamos de porcarias de jornais como esses aqui.

Cumprimentos e continuação de um bom trabalho Dr. serra

Rui Neves