29 outubro 2009

Especialista de direitos humanos deportado do Zimbabwe

Segundo a Reuters, um especialista das Nações Unidas de direitos humanos, Manfred Nowak (na imagem), foi deportado do Zimbabwe após ter sido detido por forças de segurança à sua chegada ao aeroporto de Harare. Confira aqui. Leia, agora, como o The Herald, jornal oficial do Zimbabwe, reporta o caso, aqui.

41 comentários:

umBhalane disse...

Basta olhar para a cara dele para se verificar que se trata de um agente da CIA da era Bush, perigoso elemento.

E com fortes ligações à Mossad.

E ao imperial capitalismo neo-colonial de matriz neo-liberal, selvagem...

Chauque disse...

xiii UmBhalane, será que tens essa capacidade de ver pela cara e logo...zas, ja dizes quem é a onde pertence quem sao os seus patroes,o que pretende, e ha quem pense que para ser Adivinho é necessario colocar placas pela cidade

ATe quando Povo de Zimbabwe?

Anónimo disse...

UmBhalane, esqueceu-se do ocidente do Viriato...

umBhalane disse...

Caro Chauque

Não, não tenho essa capacidade de adivinhação.

Consultei o Prof. Bambo, que tem anúncios diários no Jornal de Notícias do Porto.

Não costuma falhar...só muitas vezes...

Fátima disse...

Caro UmBhalane,
Até certo ponto o seu comentário é bastante cómico. Poderá nos ajudar identificar alguns “maus” que andam pela nossa praça? Boa tarde.

Abdul Karim disse...

... Fico feliz , quando UmBhalane esta em forma.

Leo disse...

Francamente não entendo onde está o problema. O austríaco tinha sido alertado para o adiamento da visita e mesmo assim insistiu em entrar no país. Obviamente que as autoridades no aeroporto não autorizaram. Pois se ele nem a papelada tinha em ordem. Acha o Carlos que por ser austríaco, branco e amigo do PM tinha mesmo que entrar de qualquer maneira? Eu acho que não.

Chauque disse...

UmBhalane, hoje acordaste em forma, mas pra o lado que gosto da alegria, entendo ha momentos que temos que sair da rotina da seriedade.abraço

umBhalane disse...

Caro Sr. Leo

Então o austríaco foi em missão da Áustria, da UEuropeia, ou foi a título particular fazer turismo!!!

É o que deduzo do seu comentário.

Então, sim, eu compreendo perfeitamente.

Tem 3 péssimas qualidades:

1 - austriaco, cidadão europeu:
2 - branco, poderia ser austriaco negro, azar dele;
3 - amigo do PM, ainda se fosse do mr. president, até que os outros 2 pontos não tinham quaisquer importância - austríaco e branco.

TODOS nós já percebemos.

Conhecemos a lógica, a formatação.

Fazer o quê?

Continuar a luta contínua (com assento no í)

para não se confundir.

Luís disse...

"Especialista de direitos humanos deportado do Zimbabwe" ???? No meu dicionário, "deportar" quer dizer desterrar, expatriar, exilar. Como é que um europeu que nunca entrou no Zimbabwe podia ser "deportado"? Claro que não podia. E fica bem a todos e até aos "especialistas de direitos humanos" acatarem as leis dos países que pretendem visitar. E aos funcionários da ONU ficaria muito bem respeitarem a soberania dos países que querem visitar. Não foi o caso deste funcionário da ONU. É ele quem sai mal no retrato.

Leo disse...

"Então o austríaco foi em missão da Áustria, da UEuropeia, ou foi a título particular fazer turismo!!!"

Pelo que se percebe da notícia foi a título de convidado do actual PM (que está auto-suspenso). Que nem sequer tratou das formalidades legais. E o austríaco mostrou ter alguns defeitos, pelo menos arrogância e falta de sentido de oportunidade. Arrogância (porque não acatou o pedido oficial de adiamento da visita) e falta de sentido de oportunidade porque sabendo que não era bem-vindo nessa data, insistiu.

É que por muita importância que alguém pense ter por ser funcionário da ONU e austríaco, quem manda no Zimbabwe são os zimbabweanos. E as leis do país são para ser respeitadas.

Anónimo disse...

basta ver o estilo do sr leo para ver onde para a arrogancia. Muita gente morreu no Zimbabwe ou estiola nas masmorras do regime. Pois é "as leis do país são para ser respeitadas" sr Leo? Claramente um apologista do regime. Voce me saiu um bom austriaco mesmo.

umBhalane disse...

Desculpem lá, mas continuo muito confuso.

E estou a fazer um tremendo esforço para não ser rezingão.

- Afinal homem é funcionário da O.N.U. ?

- Foi na qualidade de funcionário da O.N.U. que "quis", tentou, entrar no Zimbabué, portanto em missão de serviço daquela (ONU)?

- Finalmente, o facto de ser europeu, semita, negro, asiático, ou arco-íris, como funcionário da ONU, sentido restrito, tem importância?

Por último, e finalmente, não ficaria bem a um Estado membro da ONU, acatar as diligências desta, mesmo que incómodas?

E logo o Zimbabué um país exemplar das liberdades, direitos e garantias consagrados na carta da ONU!

Afinale? Qual é a maka? (Mangolé), qual é o problema?

Falha administrativa da ONU?

Probleminha burocrático?

Tipo, o peso do passaporte excedia 0,0001 gramas o normal.

Viriato Dias disse...

Leo,

Tens a mesma visão que a minha. Lamento que o meu primeiro comentário não tenha sido postado. É legitimo que o professor o faça. Que este especialista vá fazer o seu trabalho nas cadeias dos EUA. Quem é EUA para falar de Direitos Humanos? Zimbabwe é dos zimbabweanos, e o presidente escolhido pelo povo é Robert Mugabe.

U abraço

Leo disse...

As leis de qualquer país são para serem respeitadas. As do Zimbabwe inclusivé.

O homem é funcionário da ONU e quis forçar a entrada na qualidade de "convidado" do PM (que está auto-suspenso).

O facto de ser funcionário da ONU devia obrigá-lo mais a respeitar as leis do país, já que como ser humano não as quis respeitar.

E qualquer país que não respeite as suas próprias leis não se consegue fazer respeitar. Bem andaram as autoridades do aeroporto que não abriram excepção a um "convidado" indocumentado do PM auto-suspenso.

E não houve problema. O funcionário da ONU acabou por ser mesmo obrigado a respeitar a lei do Zimbabwe.

micas disse...

Issssshhhhhhh UmBhalane

Acordou de facto no seu melhor...mas caramba dê lá uma trégua aos amigos do regime.

É que sabe, por vezes mais vale deixar a caravana passar...pior cego é aquele que não quer ver!

Fazer o quê?

Leo disse...

Um abraço Viriato.

É de facto extraordinário como somos logo rotulados de "amigos do regime" apenas porque defendemos a aplicação correcta das leis.

Todos os actos eleitorais devem ser respeitados, sejam os que ocorrem em Moçambique ou no Zimbabwe. Mas há quem só os respeite quando os "seus" ganham.

Parabéns aos moçambicanos por terem tido maior participação eleitoral. E parabéns a quem aceitar os resultados eleitorais. Porque tão importante como votar é aceitar os resultados das eleições.

Anónimo disse...

fantastico não é que discuta-se o austriaco, fantastico é que se esqueça as décadas de tortura e de prisão no Zimbabwe. Somos todos bons cidadaos, não é? termino minha intervencao neste debate.

Anónimo disse...

isso mesmo aceitar tudo mesmo a fraude e as urnas enchidas. Isso mesmo, valeu.

Leo disse...

"fantastico é que se esqueça as décadas de tortura e de prisão no Zimbabwe."

O país tem leis e tem instituições. Todos os bons cidadãos apresentam a quem de direito as suas queixas. Mas há cidadãos zimbabweanos que preferem correr a queixar-se aos media e a instituições estrangeiras. Assim, não há instituição nem Estado de direito que resista.

Leo disse...

"isso mesmo aceitar tudo mesmo a fraude e as urnas enchidas." ???

Porque carga de água é que algum cidadão terá que aceitar fraudes? Há procedimentos legais para a apresentação de queixas. Porque é que os delegados não os seguem? Não adianta choramingar quando não se exercem os direitos.

Abdul Karim disse...

UmBhalane,

Este especialista deveria vir pra Mocambique.

Nos nao tratamos mal,

ONUMOZ deu muito dinheiro pra nos.

Devia vir pra Mocambique.

Anónimo disse...

Mais uns austriacos, impedidos o ano passado de entrar no Zimbabwe:
"Grupo é impedido de entrar no Zimbábue para avaliar situação humanitária
Redação SRZD | Internacional | 22/11/2008 20:34
impressão | Envie por e-mail | RSS
O ditador Roberto Mugabe, presidente do Zimbábue, impediu a entrada do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, do ex-secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, e da esposa de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, Graca Machel, no país. O grupo pretendia avaliar a situação humanitária no Zimbábue.

"Esperávamos ir para o Zimbábue nesta manhã (sábado), mas tivemos que cancelar a viagem porque o governo local nos deixou claro que não vão cooperar", declarou Kofi Annan a jornalistas em Joanesburgo, capital da África do Sul.
A situação sanitária do Zimbábue, que sofre com um surto de cólera, foi agravada pela crise política e econômica que o país atravessa. A ONU considera que mais de 5 milhões de pessoas, quase a metade da população, irão precisar de doações de alimentos para sobreviver a partir de janeiro, por causa da crise econômica (inflação de 241.000.000 %)"

Viriato Dias disse...

Caro Anónimo,

Se quiser entrar pela via da tortura, pode crer que 90% dos países ficariam sem os seus respectivos presidentes, pior ainda, nem sequer teriam sido presidentes. A história do mundo é toda ela feita de lágrimas, sangue e dor. Apenas 1% dela é de esperança.

Tendo sido cometido tal genocídio no Zimbabwe(que eu não vi nem ouvi dizer) teríamos que julgar, nós, àqueles que colonizaram povos e fizeram deles (dos nossos avós, etc) escravos. Mas não vamos por ai, o que passou passou!!!

Quanto ao conselho que o meu amigo Leo que deixa, só tenho que te agradecer. É apunhalado neste Diário (com pura excepção do seu proprietário) quem disser bem de Mugabe. É incrível como sou tratado por defender o regime de Robert Mugabe. Ainda ontem, em Faro, alguém que esteve recentemente no Zimbabwe lamentou a forma como certas pessoas dramatizam as coisas. Ele garantiu-me que o país está estável e em progresso.

Quanto a fraude, não vamos entrar nessa. Que se prove. Sou da oposição mas enquanto nada se provar não faço qualquer comentário sob de desrespeitar o povo moçambicano.

Um abraço

Leo disse...

"Mais uns austriacos, impedidos o ano passado de entrar no Zimbabwe" ???

Mas ninguém os impediu de entrar. É o próprio Kofi Anna que afirma que "tivemos que cancelar a viagem".

Reflectindo disse...

Estou acostumado aos meus amigos. Eles estão acostumados a trazerem dados que oficialmente não se conhecem. Por isso a cor de pele visível, a nacionalidade se convida ao tema, não é? E realmente qual foi a razão do empedimento da entrada do especialista de direitos humanos no Zimbabwe? Ainda bem que o anónimo recordou-nos do caso de Kofi Annan e Graca Machel e Jimmy Carter embora os meus amigos dirão que era ao servico do Ocidente.
Assim vai a nossa África.

Quanto ao Zimbabwe eu previa que ao Morgan Tsvangirai havia lhe enganado. A solucão passava por novas eleicões e não GUN.

Leo disse...

"Quanto ao Zimbabwe eu previa que ao Morgan Tsvangirai havia lhe enganado. A solucão passava por novas eleicões e não GUN." ???

Novas eleições porquê? O Tribunal Constitucional do Zimbabwe declarou-as justas e livres e o certo é que ninguém da oposição apresentou qualquer queixa. E foram os três partidos mais votados que aprovaram o GUN. Agora, se os seguidores do Tsvangirai forem responsáveis apenas lhes resta deixarem-se de choraminguices mediáticas e de viagens folclóricas e retomarem o trabalho. Mas parece que trabalhar é coisa que Tsvangirai não sabe ou não quer fazer. Trabalho a favor do seu país, claro, porque contra os interesses nacionais já sabemos que sabe trabalhar.

Anónimo disse...

é mesmo é Leo, ele é mesmo um choramingas até porque tem as forcas de seguranca e de pilhagem com ele, né? sim senhor, bom mesmo saber destes apoiantes aqui na terra.

Viriato Dias disse...

Nem conheço o Leo, mas já pude ver que têm os mesmos pontos de vista que eu. Isto é impressionante. Uma leitura justa e pontual. Morgan ainda ficará na bancada sol por muitos e longos anos de vida. Mugabe não pode ceder, porque o povo não permitirá que o ouro esteja nas mãos de quem, efectivamente, nada fez durante os anos de exploração. Tsivangirai deve despir a capa que tem e declarar-se zimbabweano, caso contrário, contenta-se-à a ser notícia por maus motivos.

Um abraço

umBhalane disse...

A história é a memória dos Povos - dizem.

Ora, no tempo em que Adolf Hitler dominava a Alemanha, uns Oficiais de estirpe, Prussianos, grandes militares, patriotas, civilizados, e cientes praticantes dos códigos de conduta militares, Convenção de Genebra, etc.,...

fizeram notar a Hitler as atrocidades e falta de respeito e ética que a Alemanha estava a iniciar.

Resposta de Hitler:

- Se eu ganhar a guerra, eu faço, escrevo, a história. Se a perder, suicido-me.

Hitler fez as leis todas, constituição, comissões eleitorais, tribunais, tudo de acordo com o regime.

Hitler, e os seus assassinos, estavam TODOS dentro das leis nazis.

Mas Hitler foi coerente - suicidou-se.

E não foi o único.

Quanto aos Oficiais Prussianos, ainda tentaram, contra as leis vigentes, fazer Hitler acompanhar a explosão de uma bomba colocada para o efeito.

Foram quase todos, e Famílias, assassinados pelo regime nazi de Hitler,

no estrito cumprimento das leis em vigor!!!

As leis têm muita força, mesmo se iníquas….

Terminei de vez.

Leo disse...

"E realmente qual foi a razão do empedimento da entrada do especialista de direitos humanos no Zimbabwe?"

Está dito nas notícias que foi a data pois coincidia com a data para a reunião da troika. E isso mesmo foi explicado em tempo oportuno pelo Embaixador Joey Bimha da Secretaria dos Negócios Estrangeiros segundo o qual o governo tinha informado o escritório da ONU em Geneva e em Harare que o seu funcionário devia adiar a visita para outra data mais oportuna. Acontece que ele descartou o que oficialmente o governo do Zimbabwe lhe disse e insistiu, mesmo indocumentado em prossegui-la. Com os resultados conhecidos: não entrou. Agora não tem de que se queixar.

Leo disse...

"As leis têm muita força, mesmo se iníquas…" ???

Mas não é o caso das leis do Zimbabwe. Até à data nem sequer o governo dos três partidos mais votados sentiram a necessidade de alterar as leis do país.

E mesmo os estrangeiros as únicas leis que querem alterar são as da re-distribuição das terras. A jóia da coroa do Zimbabwe, o único país africano que corajosamente cumpriu a promessa da independência, que as suas terras voltassem à posso dos filhos do país.

Reflectindo disse...

Leo

Quem é choramigo para esta questão? Quem precisa o quê? Nao reconhece que é o Mugabe porque depois a situacao ficou grave?

Ah, Tsvangirai não trabalha???? Vc já viu que Mugabe usa Tsvangirai como sua mão para ir "pidir".

Oh, então bomba você dinheiro para Mugabe.

Já nao volto para este assunto. Adeus! Não é por nada, mas por não adianta e depois eu não gosto de temas onde a cor de pele é centro de discussão.

Anónimo disse...

Austríaco e demagogo, né? Quais filhos sr leo? As farmas da Grace amada e do Mugabe querido? E dos capitães da seguranca? O povo do Zimbabwe mantem-se na mesma, Sr. leo, de tanga como antes. Mas chega por mim, ja vi o a turvacao da água.

Leo disse...

"Tsvangirai não trabalha???? Vc já viu que Mugabe usa Tsvangirai como sua mão para ir "pidir".

Para o interesse nacional nem trabalha agora nem trabalhou antes. A não ser que ache que é "trabalho" ter andado pelo mundo a pedir sanções e boicotes contra o seu próprio povo.

Leo disse...

"Austríaco e demagogo, né?" A sua atitude mostrou que assim é. Uma pessoa decente teria acatado a recomendação do governo legítimo do Zimbabwe e não teria dado o espectáculo que deu.

E os filhos são os zimbabweanos. Os muitos centenas de milhares que já receberam terras. Porque sabe que centenas de milhares de zimbabweanos já receberam terras. E mesmo os das forças de segurança são zimbabweanos. Era só o que faltava terem menos direitos que os outros apenas porque lutaram pela libertação e independência do seu país.

Reflectindo disse...

Desculpem por voltar, mas queria deixar claro uma coisa:

"...ali estava a decorrer uma cimeira dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade de Desenvolvimento do Sul de África..."

Segundo o citado acima não vejo do porque falar-se de documentos e leis. Porque o especialista não podia entrar no país e falar com quem lhe convidou se o Mugabe não o quisesse receber? A lei do Zimbabwe proibi a entra de qualquer cidadão "estrangeiro" quando há reunião da SADC?

Sejamos racionais, companheiros!

Agora é mesmo adeus a este assunto.

Edilson Janeque disse...

Olha viriato
"Mugabe não pode ceder, porque o povo não permitirá que o ouro esteja nas mãos de quem, efectivamente, nada fez durante os anos de exploração". Este discurso so podes ter pedido emprestado ao general Chipande
Quanto ao povo como é que apareces a dizer aqui que mugabe está a fazer a vontade do povo se o mesmo povo o retirou do poder nas eleições passadas, haaaa… vais dizer que foi o ocidente e não os zimbabweanos.
Vais dizer que tanto, eu , voce e outros nada fizemos no periodo colonial porque não somo antigos combatentes ou o viriato é ? Quantos fizeram alguma coisa mas não se destacaram? quem lhe garante que não é altura de os que nada fizeram, fazer alguma coisa em prol do seu pais que está a ir ao abismo?
Quanto ao que sucedeu não constitui novidade esta é a nova maneira de trabalho de mugabe.

Viriato Dias disse...

Caro Janeque,

Que saiba, Mugabe não perdeu as eleições. Houve um empate técnico que levou os dois candidatos mais votados à segunda volta, que viria a ser ganho por Mugabe, naturalmente. Os detractores do regime de Mugabe, incautos, divulgaram uma informação errada para dar a entender que Mugabe tinha saido derrotado. Mentira!

Ainda assim, mesmo que Mugabe tivesse perdido às eleições, era um imperativo nacional que o poder permanecesse nas suas mãos, da ZANU-PF, para não permitir que o país voltasse a estar nas mãos da Inglaterra. Este objectivo foi cumprido e a reforma agrária é um êxito. Convido-lhe a ir dar um passeio no Zimbabwe para ver in loco os frutos do regime.

Quanto aos observadores, meu irmão, volto a dizer que é nas cadeias dos EUA e dos aliados que se deva ir fazer os serviços relativos aos direitos humanos e não no Zimbabwe. Já ontem, um bloguista quis, de forma rídicula, comparar Mugabe ao Adolfo Hitler. Só quem ignora a História pode fazer uma tal comparação. Enfim, é a visão de cada um, e eu respeito.

Um abraço

Maquiti disse...

Prof. nao publicou meu comentario...entao eu insisto!!!!!!!


Viriato nao será o Leo?


M

Viriato Dias disse...

Maquiti,

Por amor de Deus, o que está a querer insinuar? Seria uma baixeza da minha parte tal atitude. Os que me conhecem sabem que não sou capaz de fazer isso, nem de entrar em jogos de pseudónimos para esconder a minha cara. Não sou defenitivamente o que julga pensar de mim, esse tal de Leo nem sequer o conheço. Eu já disse aqui mais do que uma vez, não me prostituo mentalmente, tenho as minhas ideias e convicções e efendo-as.

O professor tem como ver e provar (através de circuítos de recepção dos comentários, infelizmente é um conhecimento que aprendi na Academia Cisco do ISCTEM Mas, por falta de prática, devo ter dificuldades em manusera) que o Leo, provavelmente, não esteja em Portugal!

Um abraço