24 novembro 2008

Macuácua e a ordem na Beira

Aí está de novo Edson Macuácua, secretário para a Mobilização e Propaganda da Frelimo: de acordo com o "Notícias", afirmou que o seu partido vai "repor a ordem na cidade da Beira". Entre as várias acções a serem executadas para já, está "a alteração ou anulação de algumas decisões tomadas por Deviz Simango, consideradas antipatrióticas, como é o caso da colocação da estátua de André Matsangaíssa, fundador da Renamo."
Observação: é indiscutível que vai ser deveras interessante o percurso político da Beira. Interessante e, eventualmente, preocupante, face à musculada posição revelada por Macuácua.
Adenda 1 às 00.14: o ministro dos Negócios Estrangeiros do nosso país, Oldemiro Balói, afirmou recentemente que a inauguração da estátua era "um sinal de vitalidade da democracia". E acrescentou: " (...) é natural que onde uma ou outra força política exerça o poder tome medidas que afirme a sua posição os seus princípios. É assim, apenas assim, que pode ser vista a inauguração da estátua."
Adenda 2 às 00:20: já agora, leia ou releia a minha série com o título Praça André Matsangaíssa na Beira: o que significa?

16 comentários:

Reflectindo disse...

Antes de eu vir para o Diário de um sociólogo fui para Jornal Notícias e para não vomitar (fico mesmo enjoado) imediatamente, pus Macuácua no meu blog. Que quem visita o meu blog conheca Macuacua.

Por este Macuácua, lembrei da impossível alianca Daviz com a Frelimo-M´telela...

Anónimo disse...

Não entendo se a frelimo quer o bem para os beiresses ou inviabilizar o mandanto de Daviz?

Nelson disse...

Caro anonimo A frelimo teve cerca de 30 anos para querer o bem estar dos Beirenses e simplesmente nada fez. Precisou o municipio passar para gestao da Renamo e Deviz para a Frelimo melhorar a Beira como melhorou, quem pode acreditar numa infantilidade dessa? Foi essa leitura que os beirenses fizeram. " Como pode uma frelimo que em 30 anos nada fez por Beira vir agora dizer que se ganhar essas eleicoes fara isso mais aquilo?" Foi facil para os beirenses comparar os 5 anos de Deviz Simango aos 30 da Frelimo. Agora quando Edson fala em devolver ordem a Beira prefiro ignora-lo. Se a Frelimo tem interesse em melhorar a Beira nem precisa fazer muito. Basta deixar Deviz trabalhar a vontade ou melhor trabalhar como vinha trabalhando. Basta isso.

Anónimo disse...

Pergunta - Dúvida - Pedido de eslarcecimento. Peço para alguem de me explicar quais são as diferenças, divergências práticas, politicas entre Deviz Simango, a Frelimo e a Renamo que possam ter importância e relevãncia para os beirenses.

Anónimo disse...

Alo professor e demais colegas cibernautas

Eu vejo no Macuacua um simples parlatorio sem consulta da posicao do partido. Palavras que devem entrar por um ouvido e sair pelo outro.

A Frelimo de Guebuza nao vai querer manchar sua imagem democratica entrando em guerras absurdas na Beira, a sua missao na Beira eh a desestabilizacao da Renamo por dentro. Se eu fosse membro, a rotulava Missao Marcelino dos Santos, lol. Eles a sabotam bem la de dentro e a Renamo nao ve. Eles nao irao mecher com a Estatua do Andre, mas tambem nao irao permitar a continuacao de tamanho abuso, atraves da martirizacao de outros "reaccionarios" da classe de Urias.

Mas a Frelimo esquece-se que eles nao controlam o parlamento na Beira, quem controla eh a minoria, o partido que ficou em terceiro na corrida municipal. Professor seria interessante dar-nos um brief sobre o historial de tal partido, para que entendamos se sao de esquerda, direita, centro ou pura e simplesmente sao pelo povo.

Queria tambem responder ao Refletindo, nao sobre este tema mas o tema que toca a moribundisse do Dhlakama.

Dizer que ha necessidade de entender a Renamo antes que querer remenda-la. A Renamo tenta pintar um retrato de um partido politico. Claramente tem que faze-lo nos dias de hoje. Mas na memoria de muitos seus apoiantes, digos os apoiantes de base (nao entremos em discussoes sobre o que sao as bases pleeease), a Renamo eh aquele movimento resistente ao fascismo que ia desabrotando em Mocambique. A Renamo eh um movimento guerrilheiro que se opos a Frelimo, e a unica razao pela qual teve/tem o respeito (temer) da Frelimo eh porque pegou nas armas. Dhlakama eh o simbolo da "vitoria" desse movimento guerreiro. Entenda-se vitoria nao como vitoria armada, mas o conseguir com que a Frelimo instaurasse um sistema multi-partidario em Mocambique. Dhlakama tido por essas bases como um bom lider Guerreiro.

Do mesmo jeito que eu e tu vemos Samora com muito carisma (espera que concordes), essas bases veem a Dhlakama.

Se a Renamo perder um desses lideres guerreiros entra numa transicao definitiva de movimento resistente a partido politico. Mas perde o estatuto historico ... muitos dos seus fieis seguidores verao tal como uma frelimizacao da Renamo. Mas tal Frelimo tambem nao decapitou lideres guerreiros, eles ainda estao la bem assentes (i.e Sergio Viera)

Entao a minha sugestao, ao estilo de uma clonagem do sistema da Gra-Bretanha, eh o da elevacao de Dhlakama a classe Real. Facam de Dhlakama Rei da Renamo (Ditador), mas retire-lhe todos os poderes senao o da representacao do partido em termos historicos, e o dever de preservacao dos valores dentro da propria Renamo. A familia Real na Inglaterra nao faz nada mais do que isso, o primeiro ministro eh que tem poderes executivos. Que um secretario geral seja apontado. Mas tal secretario geral tem que ser independente da classe militar.

Os indicadores da forte presenca de lideres historicos em Mocambique ve-se dentro da propria Frelimo tambem. Volvidos 33 anos apos a nossa independencia, a Frelimo ainda nao apontou nenhum membro nao guerreiro a sua presidencia. Ainda lidamos com lideres que emergiram como membros de movimentos guerreiros.

Na Frelimo temos um milhar de lideres que sentem, que tem o direito de governar Mocambique ... que eles lutaram por Mocambique em condicoes pouco humanas e eis o momento de pagamento de tal sacrificio. Na Renamo temos um, e portanto eh facil criticar porque sempre vemos a mesma cara.

Fique claro, que eu nao concordo com nenhum dos dois movimentos, quero ver os Edson Macuacuas (nao ele pessoalmente) a serem desenvolvidos para tomaram posicoes de lideranca ... quero ver muitos Edson Macuacuas, nao um ... quero ver o rejuvenescimento desses partidos ... eh chegada a hora.

Eu ouvi um "boato" quasi-oficial que defendia que aquando da formacao da Frelimo (uniao dos varios movimentos, UDENAMO, UNAMO, etc) a intencao de Mondlane e Marcelino era de lutar como uma forca unificada do Rovuma ao Maputo, mas que apos a conquista da independencia a Frelimo iria desintegrar-se e dela varios partidos iriam emergir, os quais iriam concorrer em eleicoes livres e justas.

Ha uma necessidade de livrar-se de lideres militares (Sergio Vieira, Dhlakama e companhia ltd) ... mas tal levara tempo ...

Laude Guiry (dentro em breve menos anonimo)

umBhalane disse...

Bosse H disse...

Pergunta - Dúvida - Pedido de eslarcecimento.

Interessante!

Nelson disse...

O GDB( grupo de desenvolvimento da Beira) diz-se por ai que foi criada por Lourenco Bulha, para dispersar os ja dispersos votos da Renamo. 'E composto por um grupo de influentes religiosos da Beira. O seu presidente Filipe trabalha/trabalhou em coordenacao com uma organizacao missonaria crista. Conforme Pastor Magaia, um influente e assumido renamista quis Bulha que para alem de Frelimo e Renamo houvesse uma forca que dispersasse os votos da Renamo. Diz-se por ai que a campanha do GDB e seu candidato foi financiada pelo empresario Lourenco Bulha. Diz-se tambem que os tantos votos que teve pode ter sido pela confusao que os eleitores menos informados fizeram pois o simbolo do GDB tem uma pomba que de alguma maneira pode se confudir com a Perdiz da Renamo. Nao me lembro de ter ouvido falar de GDB muito antes dessas eleicoes nao significando(tomara) que esse grupo tenha surgido especificamente para essas eleicoes.

Carlos Serra disse...

Há coisas a reter no seu comentário, Laude. Nelson: de facto, nunca antes ouvira falar no GDB. E tenho-me interrogado nesse súbito grupo. Muito interessante.

Nelson disse...

Professor conheco directa e pessoalmente o senhor Filipe, presidente do GDB. Dirigia/dirige em Inhamizua, uma escola/centro orfanato filiada a uma uma organizacao cristo Missionario da qual fiz parte em tempos idos. Diz-se por ca que quis se apostar nas igrejas e seu povo para se fazer face a populariedade de Deviz Simango.

Reflectindo disse...

Nelson, estás a levantar um caso que me faz desconfiar os actuais números de Edson Macuácua. Que a Frelimo tenha ganho com 52,7 %. Uma parte do jogo sujo este.

Reflectindo disse...

Caro Laude Guiry

Em geral estou de acordo com o que estás a dizer sobre Afonso Dhlakama. Mas um é assunto muito para fazer entender Dhlakama, pois ao dizer como dizes ELE dirá que é indispensável na Renamo, ele que não compreende que a luta actual da Renamo é pelo voto como o Prof Serra aqui escreve. Na luta pelo voto os generais são outros, são indivíduos do tipo Daviz Simango.

Um problema gravíssimo de Dhlakama foi de querer sobressair sozinho entre os seus colegas guerrilheiros. Hoje não há se quer uma figura visível em cada província. Qual é a razão disso? Em 1992, a Renamo vindo das matas “pareceu” não ter quadros académicos, será e porquê? Acho que no livro de Paulo Barbosa, dossier Makwakwa, podemos encontrar nomes de certas figuras que hoje podiam ser a mais valia da Renamo.

Mas deixando esses podemos ainda ver como Afonso Dhlakama isolou todos aqueles seus colegas guerrilheiro que após o Acordo Geral da Paz tiveram ambição de desenvolver intelectualmente e só para dar exemplo, porquê quadros da Renamo como Hermínio Morais, Mateus Ngonhamo não são visíveis?

Escrevi num dos posts aqui e muitas vezes no meu blog sobre a necessidade de Afonso Dhlakama salvaguardas as suas honras, o seu prestígio na sociedade moçambicana e nesto, pensei exactamente o que o meu amigo Laude Guiry está dizendo. Dhlakama presidente honorário. Contudo, na medida em que ele está fazendo coisas incríveis, torna-se necessária a sua reforma política imediata, um silêncio do tipo da última campanha eleitoral ou uma férias de cinco anos. Continuo a dizer que ele atrapalha o eleitorado, sobretudo, os simpatizantes da Renamo. O eleitorado precisa de garantias que não é Afonso Dhlakama quem indica candidatos da lista dos deputados, delegados provinciais e distritais, presidentes dos conselhos municipais, etc. Insisto que por mais doce Afonso Dhlakama se apresente nos próximos momentos poucos o confiará.

Concordo que a Frelimo anda (governa) com os seus guerrilheiros e andará ainda por muito tempo, mas acho que a Renamo não tem que copiar a Frelimo por razões acima (ocultou-os demais) e por a Renamo não ter as mesmas possibilidades que da Frelimo. A Frelimo tem os meios estatais com que satisfaz tanto os guerrilheiros tipo Sérgio Vieira como os jovens tipo Edson Macuácua e porque não falar da possibilidade de exilar ao que aconteceu Hélder Muteia. Pelo facto de a Renamo estar cada vez mais longe do poder quem sofre são os seus membros e simpatizantes e entre eles, estão os milhares de guerrilheiros da Renamo. São estes que são excluidos em usufruir os seus direitos, que são humilhados pela Frelimo na função pública. Portanto, esta é a razão pela qual Afonso Dhlakama deve ceder a liderança da Renamo para uma juventude capaz de mobilizar o eleitorado a seu favor.

Segundo os dados das últimas eleições municipais, a Renamo vai a tempo de recompôr-se para mobilizar pelo menos mais 20 - 30 % do eleiratorado que ainda desmotivado em votar. E, segundo os pronunciamentos de Sérgio Vieira e Edson Macuácua, a arrogância dos frelimistas será ainda muito elevada o que pode favorecer à Renamo se Afonso Dhlakama afastar-se da liderança. E caso ele não queira demitir-se?

Anónimo disse...

Filipe Alfredo 726 e o seu grupo GDB 12.712, estranho, muito estranho. http://www.integridadepublica.org.mz/pub2008/ndoc2008/70_results%202008,%20at%202100%20on%2022%20Nov%202008.pdf

Nelson disse...

"Filipe Alfredo 726 e o seu grupo GDB 12.712, estranho, muito estranho"
Realmente muito estranho se se ter em conta que tanto Filipe quanto o GDB sao tao desconhecido.

Anónimo disse...

Prof. Serra!!!


há um dado muito importante este caso da BEIRA.



Ontem vi o habitual DEBATE da Espectaculosa (STV) Onde o Dr. Adriano Niquisse afirmou categoricamente que com a MAIORIA DA FRENAMO na ASSEMBLEIA, o Presidente Deviz corria o risco de perder o mandato, em virtude da maioria - FRENAMO....

ORA!!! como sou leigo na matéria.... A dada altura no debate (quando o Dr. Niquisse mostrou a tal lei) cheguei a pensar que o Eng. Venâncio teria cometido um erro ao citar a tal lei...

EpáàÀÀ!!!!!! O Dr. Niquisse é Deputado da A.R, e, parece –me que ele antes de ir à STV, passa pela Rua Pereira do Lago para se reunir com Edson Macuacua, Paunde, Amorim Bila e Companhia.
Epá! Não sei como é que todos eles tem a mesma linha de pensamento...


COMO É QUE É POSSIVEL??????
COMETER UM ERRO GRAVE!? E AINDA, POR CIMA, NÃO RECONHECER QUE ESTÁ ERRADO?


O Dr. Niquisse não mostrou a humildade e neim o reconhecimento de que estava perante um dispositivo de 2007 que foi revogado no principio deste ano...

QUANDO O GENERAL HAMA THAI disse o que disse em parte ele tinha razão.

Estes jovens são “CONSELHEIROS” de grandes figuras da Nomenclatura, entretanto, CONSIGO PERCEBER o porquê do barulho que ouve quando Armando Guebuza aprovou leis inconstitucionais!!!?

Os “CONSELHEIROS” P. República portaram-se como a espécie: Edson Macuacua, Paunde, Mazanga, Amorim Bila, etc.

O Eng. Deviz, up´s, o Eng. Venâncio Mondlane demostrou ser um Analista que procura estudar as matérias...
Acho que a STV está de Parabéns por ter apostado nele.

SÓ AGORA É QUE PERCEBO POR QUÊ É QUE O Eng. Venâncio quiz lhe oferecer uns Berlindes outro dia...!!

Dr. Niquisse, no próximo programa, por favor, venha a público reconhecer que cometeu um grande lapso...
Porque se não corre o risco de ser substituído como foi o caso do Dr. Amorim Bila....








Carlos Magno
__________________________
se não praticas o que pregas,
De que valem essas regras?

Anónimo disse...

Caros..

O tal partido,repentinamente popular, não passa de uma marioneta. Creio que da própria Frelimo.
Tive a oportunidade de acompanhar o tempo de antena reservado ao mesmo e, para meu espanto, o dito candidato usou todos os segundos disponíveis para atacar o Deiviz...Foi completamente ridiculo. Não usou o tempo para mais nada senão para disparar veneno contra o Deiviz, numa clara campanha mobilizada por alguma força superior, provalvelmente o partidão.

Não vi referenciado no debate, mas esse grupinho obteve tantos votos pq eram o ultimo do boletim, tal como o Eng Deiviz. Simples... Já aconteceu no país, para a assemblei da républica, nas 1as eleicoes, e aconteceu de novo. Pessoas mal informadas, votaram no Deiviz e no partido que estivesse na mesma linha, pensando que estavam juntos.

Enfim, é fácil de prever com quem esse grupinho irá se coligar

Pensem Nisso
Tsin Tsi Va

Nelson disse...

Entao deve ser por isso que os camaradas falam de maioria na Assembleia. Estao a contar com o GDB