12 novembro 2008

Brevemente à venda


Clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar.

11 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

Quem le "Diario de um sociologo", nunca mais vai ler a midia mocambicana do mesmo jeito.

Anónimo disse...

Prof.
O senhor é responsável pela iluminação das nossas mentes.
Fico com pena quando é final de semana pois só o leio de 2 a 6 mas na 2 sempre me delecio com seus escritos bem haja teacher!!!
ps. Quando o leio recordo me de algumas pessoas(SAMORA MACHEL,LEITE de VASCONCELES E CARLOS CARDOSO).
by LUPINO

micas disse...

Professor não se esqueça de todos os Moçambicanos na diáspora. Também o queremos ler!

Um abraço

Jornadas Educacionais disse...

Professor Serra: faço minhas as palavras do Micas - não se esquecer de nós que estamos de outro lado do atlântico. Precisamos do conteúdo do livro para enriquecermos as nossas reflexões e contribuir com a produção do conhecimento sobre e para o país.

Egidio Vaz disse...

Parabéns pelo livro.
Abraços
E.

Jornadas Educacionais disse...

Professor Serra
Eu gostaria de discutir com o senhor (no bom sentido do termo) a possível relação entre os linchamentos e a crise de referências "ético-normativas" que, no meu entender, se faz presente em Moçambique. Não defendo a moralização da sociedade,mas sim, busco compreender os fatores por detrás da desordem no ethos em Moçambique (uso o ethos no sentido vaziano, lugar de inscrição dos valores, normas, crenças, costumes, razões e fins do viver). Assim, entre muitos indicadores, porquê não considerar os linchamentos como uma das feições da desordem no ethos em Moçambique. Seria possível estabelecer esse diálogo?
António

Carlos Serra disse...

Obrigado a todos. Entretanto, António, permita-me sugerir, por agora, que aguarde a saída breve do livro. Há lá muito por onde escolher e reflectir sobre o ethos. Cumprimentos.

Carlos Serra disse...

Obrigado a todos. Tentarei ver se é possível que a editora encontre uma maneira de vos satisfazer. Entretanto, António, permita-me sugerir, por agora, que aguarde a saída breve do livro. Há lá muito por onde escolher e reflectir sobre o ethos. Cumprimentos.

Jornadas Educacionais disse...

Professor Serra
Agradeço a resposta. A minha preocupação pretende-se aos meus estudos. Estou agora escrevendo uma tese de Doutorado em políticas educacionais, versando sobre politicas de ensino de filosofia em Moçambique, centrando-em especificamente sobre a Ética no programa de Filosofia em Moçambique: razões, concepção e fundamentos. Dá para compreender a minha preocupação? Uma discussão com os demais pode me ajudar a clarear e a corrigir alguns equívocos que possa cometer. Como estou de outro lado do Atlântico, farei todos os possiveis para adquirir o livro.
António

Jornadas Educacionais disse...

Continuando
Minha hipótese: não se trata apenas de déficit moral (discurso oficial), mas sim, de uma crise ética, cujos fatores podem estar nas duas modernidades moçambicanas: a socialista e a pseudo-capitalista. A primeira fragilizou as instâncias tradicionais que orientam o agir dos indivíduos, tendo proposto um ethos que não se enraizou. A segunda desacreditou o ethos proposto pela primeira. Assim, parafrasendo Arendt, entre a roptura com um passado para se caminhar para um futuro que não foi alcançado, parece que se caiu num abismo e, com ele, a crise ética. Porque nao ver os linchamentos como uma das feições da crise ética?
António

Carlos Serra disse...

Há um trabalho do Prof Miguel Moto, que tb é padre e pertence à nossa equipa da Unidade de Diagnóstico Social. Certamente teria interesse em dialogar com ele. Mas por favor deixe-me terminar mais algumas coisas do segundo livro, pode ser? Fixei bem o seu tema, a sua preocupação. Há muita coisa ainda por estudar. E por ler. Creia que dialogarei consigo.