25 novembro 2008

Quelhas propõe congresso extraordinário da Renamo

Ex-deputado à Assembleia da República e um dos actuais assessores de Afonso Dhlakama, presidente do partido Renamo, Dionísio Quelhas defendeu ontem, der acordo com o "Canal de Moçambique", a realização de um congresso extraordinário do partido, "como possível solução para se ultrapassar a alegada crise de liderança, em que este partido supostamente está mergulhado, bem como para o reencontro dos membros da até agora considerada maior formação política da oposição nacional.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não restam dúvidas que Dhlakama é igual a si mesmo. Perante a estrandosa derrota que sofreu até tem a coragem de se recusar a demitir. Este "pai" da democrácia está-nos a ensinar um novo tipo de democracia, não é aquela democracia que nós conhecemos.
Acho que a solução para a Renamo é que se faça uma oposição dentro do partido.
Quanto a ideia de congresso tenho dúvida que o Dhlakama aceite porque ele sabe que é a peça chave da ruina do partido e havendo eleições no partido ele perde.

Anónimo disse...

Caros bloguistas e cibernautas

Afinal de que lado esta a Renamo ... eu fico surpreso quando vejo de um lado o Macuacua a instruir a Frelimo a alterar leis anti-patrioticas aprovadas pela antiga maioria na Beira (i.e. a reversao da estatua e praca Andre Matsangaissa), uma accao que claramente vai contra os preceitos da propria Renamo ... ate porque chamar Matsangaissa de anti-patriotico eh chamar Dhlakama e a sua tao show-offada (ou showfada) luta pela democracia em mocambique de anti-patrioticas.

A mesma Frelimo que acusa a Renamo de anti-patriotica, a mesma Frelimo que considera a vitoria de Simango, uma mensagem de dissatisfacao a Dhlakama e a sua cupula.

Mas esta mesma Frelimo vem ao publico e afirma categoricamente que a mais celebre alianca de iguais, a Frenamo ira remover a Deviz ... uma definicao clara de hipocrisia ... eles planeam unir-se a Renamo para remover a Simango e colocar a quem??!!!

Eu nem quero falar em leis, que disso pouco ou nada entende, o que peco analise eh logica ... De que lado esta a Renamo ... a Frelimo ja controla a Renamo? Eles ja tem capacidade de decidir de que lado a Renamo na Beira ira colocar-se ...

Afinal a quem os deputados Frelimianos eleitos pelos municipes Beirense servem? Sera que eles servem aos Big-bosses na Sommershield or ao povo da Munhava e demais co-municipes. Como pode aperecer uma Frente e afirmar que ira chumbar um orcamento ainda nao apresentado? Eles estao la para servir o povo ou para tracar um novo mapa politico mocambicano? De que lado, tambem, esta a Frelimo? Na esquerda, direita ou pelo povo?

Hipocrisia, e pura inocencia de Dhlakama, como disse antes, ele nao sabe o que faz.

A Renamao nao devia permitir que a Frelimo va a televisao e afirme que irao juntos actuar contra o Deviz ... errado ... o Deviz nao eh o problema ... o problema sao as demais crises humanitarias que se vive na Beira, o problema sao as criancas que crescem sem condicoes de ir a escola, sem comida, sem educacao e sem saude ... o povo Beirense nao disse nestas eleicoes que gosta deste ou dakele ... o povo Beirense disse parem de jogar politica e comecem a jogar comida, para nos ...

Se a Renamo nao tiver um plano, entao realmente precisa de um congresso extraordinario.

De que lado esta a Renamo?

Laude Guiry

Reflectindo disse...

Acho de excelentes as tuas perguntas Laude Guiry. Também não entendo como é que pessoas que vivem em Maputo e têm suas casas e famílias noutros pontos do país falam de quererem castigar os beirenses por votarem no Daviz. Que dor de cotovelo!

Entretanto, precisamos de ter muita atencão e essa atencão procurei levantar desde cedo. A maior preocupacão da Frenamo (que nao se resume apenas na Beira) não é Daviz e a Beira, mas primeiro, o caminho aberto de Daviz Simango à Ponta Vermelha. Este "miúdo" se concorrer a Presidente da República pode ganhar e folgadamente. Lembrem-se de discursos lancados neste blog de frelimistas a chamarem Daviz de ambicioso desmedido, etc,. Que tem um frelimiano a ver com Daviz na Renamo? Claro, os frelimianos querem concorrer com Dhlakama ou pessoas como Pereira para vencerem sem esforco. A popularidade de Daviz Simango é uma grande ameaca na Pereira dos Lagos.

Em segundo lugar, Daviz produz dentro dos dois maiores partidos (Renamo e Frelimo) muitos davizes, por isso, é necessário combater este pioneiro para meter medo aos seus seguidores ou eventuais seguidores no partidão, já que na Renamo não há como travá-los. Se fazem bem ao mostrarem isso, não sei dizer.

A pergunta sobre em que lado está a Renamo, acho exigir uma resposta, pois os eleitores precisam de uma clareza para as eleicoes do próximo ano.

Nelson disse...

Deviz esta conseguindo fazer com que a Frelimo e Renamo se "mostrem". Acabaremos por conhece-los tal como realmete sao gracas a Deviz Simango