Sabem que tenho aqui, neste diário, à semelhança do que fiz com Barack Obama, acompanhado o percurso eleitoral de Deviz Simango. E, aqui e acolá, tenho procurado ressaltar o que ele tem de novo para a história política do país. Neste curta série, vou pegar em alguns pontos dispersos em postagens anteriores e, através do título provocateur em epígrafe, tentar torná-los mais sólidos, mais claros. A minha preocupação está menos no agora ícone Simango, no Simango pessoa, no Simango em si, do que no imaginário popular que dele fez e faz uma bússola.
(continua)
7 comentários:
Espero que o dr. bulha, Macuacua e Companhia venham a Publico
- reconhecer a derrota
- prometer aos municipes da Beira uma boa colaboração Institucional com o presidente do municipio
HAJA CORAGEM....
Carlos Magno
_______________________
tugga_carlosmagno@live.com
Concordo com um bloguista que diz estar a Renamo em coma e precisando de cuidados. Se é que os decisores da renamo lêm o que se escreve, têm olhos para ver e ouvidos sensatos para escutar, intervenham enquanto é tempo. Têm um ano para virar a página. Reformem o Dlakhama, aproveitem a embalagem do " Obama do Chiveve " capitalizem este momento ímpar e tentem saír do coma profundo em que a vossa liderança vos meteu. Se tudo continuar na mesma, podem ter a certeza de que o vosso funeral será em 2009 como o velho Marcelino profetizou( ou trabalhou para tal enquanto voces dormiam a sombra da bananeira? ) Creiam, é chegado o momento de agir. Para nós outros, catalogados de " sociedade civil " nos preocupa sobremaneira que a Frelimo não tenha uma oposiçaõ forte e capaz. é muito mau para o país. Não creio que a actual renamo moribunda, mesmo que desperte do coma consiga inverter o cenario no proximo ano, se calhar nem em 2013/2014-mas é preciso que desperte desde já e trace planos a curto e medio prazo, sem veleidades. Não pretendemos que a Frelimo se sinta dona do país, do conhecimento e da verdade. Muito menos que alguns arrogantes ao geito do Edson macucaua humilhem os demais e que alguns deputados deste partido continuem a fazer-nos de imbecis com os seus pronunciamentos despropositados. Talvez muitos de vós não imaginem a pressão que exista nas cidades pequenas e vilas deste país contra todo aquele que tenha ideias diferentes do status quo do partido frelimo. Além das culpas que cabem a liderança da renamo pela pesada derrota- pelo menos 25 a 30 % dos votantes para a frelimo fizeram-no por coação psicológica. Para o futuro Queremos um país em que o barometro para ocupar cargos publicos, ser funcionario do Estado, empresario, etc seja a competencia e o patriotismo, não a filiaçao partidária. Não queremos voltar aos tempos dos Grupos Dinamizadores, aos tempos em que se deveria controlar tudo e todos. Não nos esqçamos de quem era comissário politico na altura... VIVA O OBAMA DO CHIVEVE E QUE SALVE A PÁTRIA.
Realmente é preciso, obrigatório, ter memória.
E a História é a memória dos Povos.
É bom (re)lembrar a história recente de Moçambique, mormente a pós-1975.
É bom mesmo.
Como AQUI foi recordado.
Perguntem aos Velhos.
Nada está adquirido, nada mesmo!
Lá vai uma lição para a Democracia em Moçambique: O povo da Beira não deixa influenciar pelo show das campanhas e muito menos ser uma caixa de ressonância, mas sim pelo manifesto eleitoral do candidato e a sua personalidade. A vitoria de Daviz Simango, caso seja confirmada, se não ocorrer fraude, vem quebrar com certo automatismo verbal: a maior parte do povo da Beira é da RENAMO. .....
O povo da Beira demonstrou que sabe o que quer. espero que a FRELIMO e a RENAMO reconheçam a derrota e pelo bem do desenvolvimento do município da Beira colaborem com o novo presidente.
José Braz Chidassicua
chidassicua@gmail.com
Há comentários segundo os quais o número de votos conseguido por Daviz Simango na Cidade da Beira sugere que alguns membros da Frelimo terão votado naquele candidato.A ser verdade estão de parabéns porque votaram no trabalho...
A propósito de Obama:
http://dn.sapo.pt/2008/11/21/internacional/grupos_antiguerra_criticam_obama_equ.html
http://mademozambique.blogspot.com
Sou da cidade da Beira e de facto o Daviz e o Obama do Chiveve, ele véu fazer mudanças na nossa cidade, por isso que todos votamos nele porque confiamos no trabalho dele. Ele sempre tear o apoio do povo porque ele e homem do povo. Trabalhei com pessoal do Daviz e mesmo com Daviz Simango por 6 meses e eu garanto que ele e um grande líder, que ainda tem muito para dar.
Essa vitoria, não véu a calhar foi merecida e de facto nos da Beira soubemos o que queremos, e nos queremos DAVIZ SIMANGO, PELA MUDANÇA.
Enviar um comentário