20 novembro 2008

Deviz Simango: o Obama do Chiveve (1)

Sabem que tenho aqui, neste diário, à semelhança do que fiz com Barack Obama, acompanhado o percurso eleitoral de Deviz Simango. E, aqui e acolá, tenho procurado ressaltar o que ele tem de novo para a história política do país. Neste curta série, vou pegar em alguns pontos dispersos em postagens anteriores e, através do título provocateur em epígrafe, tentar torná-los mais sólidos, mais claros. A minha preocupação está menos no agora ícone Simango, no Simango pessoa, no Simango em si, do que no imaginário popular que dele fez e faz uma bússola.
(continua)

7 comentários:

Anónimo disse...

Espero que o dr. bulha, Macuacua e Companhia venham a Publico

- reconhecer a derrota
- prometer aos municipes da Beira uma boa colaboração Institucional com o presidente do municipio


HAJA CORAGEM....






Carlos Magno
_______________________
tugga_carlosmagno@live.com

Anónimo disse...

Concordo com um bloguista que diz estar a Renamo em coma e precisando de cuidados. Se é que os decisores da renamo lêm o que se escreve, têm olhos para ver e ouvidos sensatos para escutar, intervenham enquanto é tempo. Têm um ano para virar a página. Reformem o Dlakhama, aproveitem a embalagem do " Obama do Chiveve " capitalizem este momento ímpar e tentem saír do coma profundo em que a vossa liderança vos meteu. Se tudo continuar na mesma, podem ter a certeza de que o vosso funeral será em 2009 como o velho Marcelino profetizou( ou trabalhou para tal enquanto voces dormiam a sombra da bananeira? ) Creiam, é chegado o momento de agir. Para nós outros, catalogados de " sociedade civil " nos preocupa sobremaneira que a Frelimo não tenha uma oposiçaõ forte e capaz. é muito mau para o país. Não creio que a actual renamo moribunda, mesmo que desperte do coma consiga inverter o cenario no proximo ano, se calhar nem em 2013/2014-mas é preciso que desperte desde já e trace planos a curto e medio prazo, sem veleidades. Não pretendemos que a Frelimo se sinta dona do país, do conhecimento e da verdade. Muito menos que alguns arrogantes ao geito do Edson macucaua humilhem os demais e que alguns deputados deste partido continuem a fazer-nos de imbecis com os seus pronunciamentos despropositados. Talvez muitos de vós não imaginem a pressão que exista nas cidades pequenas e vilas deste país contra todo aquele que tenha ideias diferentes do status quo do partido frelimo. Além das culpas que cabem a liderança da renamo pela pesada derrota- pelo menos 25 a 30 % dos votantes para a frelimo fizeram-no por coação psicológica. Para o futuro Queremos um país em que o barometro para ocupar cargos publicos, ser funcionario do Estado, empresario, etc seja a competencia e o patriotismo, não a filiaçao partidária. Não queremos voltar aos tempos dos Grupos Dinamizadores, aos tempos em que se deveria controlar tudo e todos. Não nos esqçamos de quem era comissário politico na altura... VIVA O OBAMA DO CHIVEVE E QUE SALVE A PÁTRIA.

umBhalane disse...

Realmente é preciso, obrigatório, ter memória.

E a História é a memória dos Povos.

É bom (re)lembrar a história recente de Moçambique, mormente a pós-1975.

É bom mesmo.

Como AQUI foi recordado.

Perguntem aos Velhos.

Nada está adquirido, nada mesmo!

chidassicua disse...

Lá vai uma lição para a Democracia em Moçambique: O povo da Beira não deixa influenciar pelo show das campanhas e muito menos ser uma caixa de ressonância, mas sim pelo manifesto eleitoral do candidato e a sua personalidade. A vitoria de Daviz Simango, caso seja confirmada, se não ocorrer fraude, vem quebrar com certo automatismo verbal: a maior parte do povo da Beira é da RENAMO. .....
O povo da Beira demonstrou que sabe o que quer. espero que a FRELIMO e a RENAMO reconheçam a derrota e pelo bem do desenvolvimento do município da Beira colaborem com o novo presidente.



José Braz Chidassicua
chidassicua@gmail.com

Anónimo disse...

Há comentários segundo os quais o número de votos conseguido por Daviz Simango na Cidade da Beira sugere que alguns membros da Frelimo terão votado naquele candidato.A ser verdade estão de parabéns porque votaram no trabalho...

Anónimo disse...

A propósito de Obama:
http://dn.sapo.pt/2008/11/21/internacional/grupos_antiguerra_criticam_obama_equ.html

http://mademozambique.blogspot.com

Anónimo disse...

Sou da cidade da Beira e de facto o Daviz e o Obama do Chiveve, ele véu fazer mudanças na nossa cidade, por isso que todos votamos nele porque confiamos no trabalho dele. Ele sempre tear o apoio do povo porque ele e homem do povo. Trabalhei com pessoal do Daviz e mesmo com Daviz Simango por 6 meses e eu garanto que ele e um grande líder, que ainda tem muito para dar.

Essa vitoria, não véu a calhar foi merecida e de facto nos da Beira soubemos o que queremos, e nos queremos DAVIZ SIMANGO, PELA MUDANÇA.