17 agosto 2009

Sobre os 15

Os chapas de 15 lugares deverão ser obrigatoriamente substituídos por autocarros com um mínimo de 40. Que chapas? Maioritariamente Toyota Hilace em segunda mão importados do Japão. A substituição deverá ocorrer em 90 dias. Só em Maputo existem mais de 2500 viaturas com lotação de 15 lugares.
Vai ser, naturalmente, um problema. Uma série de acidentes graves percutiram medidas rápidas. Os acidentes de viação passaram a ser manchete nos órgãos de informação (veja o “Notícias” de hoje, por exemplo). Enquanto isso e como habitualmente, vão circulando na cidade de Maputo 15 lugares em péssimas condições técnicas, com condutores frequentemente desrespeitando as regras de trânsito. Se o ilícito culposo pode ser detectado ao nível individual, ele pode também ser detectado ao nível do Estado se os seus agentes policiais permitem que isso aconteça e se reproduza. Aqui, apenas estou a tomar em conta uma "situação causal".

2 comentários:

Reflectindo disse...

Sobre este banimento de chapas de 15 lugar, permitam-me manifestar a minha ignorância. Não sei o que realmente está em causa para se tomar a tal medida. Os 15 lugares ou a capacidade das viaturas? O tamanho das viaturas? Ou o desreipeito das regras de trânsito, incluindo a lotacão dos chapas? Imaginemos autocarros de 40lugares a virem transportar entre 60 a 80 passageiros!!!!!
A outra questão, é se até lá, 90 dias, haverão autocarros em número suficiente para cobrir a necessidade em transporte?!?!?!?

Em suma, porquê não tolerância zero contra a violacão das regras de trânsito?

Viriato Dias disse...

Reflectindo reflectiu muito bem, lá em cima. Penso que a ideia seria boa se, na verdade, houvessem boas estradas no país. Mas não as temos. E agora, mais um sonho populista do município da capital. Haver vamos...

Um abraço