31 agosto 2009

O absurdo racionalizado


Segundo a BBC, uma organização revelou estar prevista a construção da maior barragem do mundo no Congo, com financiamento do Banco Mundial, destinada a fornecer energia ao sul da Europa através de um cabo subterrâneo, quando menos de 30% dos Africanos têem acesso à electricidade e, no Congo, apenas sete por cento. Mapa reproduzido daqui.

4 comentários:

umBhalane disse...

Acho que a inclusão de Moçambique no mapa fornecido é um erro crasso, só quem não conhece a realidade - Moçambique já ganhou esse campeonato faz tempo.

"Eles vão construir um cabo eléctrico de alta tensão a partir do rio Congo, através do Sahara, de Darfur, do Egipto, do Mediterrâneo, até à Europa."

Alguém de bom senso acredita nesta patranha???!!!

Com países tão estáveis, tão pacíficos, tão democráticos, tão respeitadores dos direitos humanos, adeptos fervorosos do respeito e garantias da propriedade alheia,

alguém acredita no transporte via cabo, por África acima, Darfur, Sahara, esquecendo outros focos, da electricidade a produzir?

Que exequibilidade tem um projecto destes, para além de suscitar fantasmas de almas sempre prontas a "defender" África - a marrabenta do costume, o choradinho...

Cabora Bassa é bem um exemplo da vulnerabilidade de um projecto destes, ainda que circunscrito a um só país.

E os investidores não costumam brincar aos dinheiros.

Joaqum Macanguisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaqum Macanguisse disse...

Alo Dr Serra !eu acho complicado fazer analise da viabilidade ou nao deste negocio pelas razoes que abaixo vou desenvolver.

Em mocambique temos o seguinte cenario de consumo energetico
Mozal -aproximadamente 900 Mw
O resto do pais aproximadamente 300mw

Mozal consome 3 vezes mais que todo pais ,Mocambique consome apenas 70% da sua cota oferecida pela Escom ,a nossa oferta é de 400MW .

se por alguma razao entramos em comflito com africa do sul que pode resultar na corte de fornecimento de energia electrica de HCB teremos um excedente de 1700MW isto é o pais apenas vai consumir 20 % do total da producao o que é economicamenteinviavel economicamente .

Na realidade os paises africanos tem zonas nao electrificadas nao por falta de fontes de producao ,tem sim acima de tudo por falta de verbas para fazer a sua utilizacao.
no mapa que se segue ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Earthlights_dmsp.jpg )os pontos em branco corresponde a concentracao de uso de energia electrica no mundo ,é facil notar que a europa consome muito mais do que 50 vezes o que a africa consome ,e se formos visitar o mapa hidrografico de africa no ( http://www.google.com/imgres?imgurl=http://www.instinctivewisdom.net/N__Africa_Physically.jpg&imgrefurl=http://www.instinctivewisdom.net/rios_maps.html&usg=__jSXn_MaSo0sG-mszOA0pM182yQY=&h=1132&w=864&sz=117&hl=pt-PT&start=11&tbnid=vWFs6-JPnJOuVM:&tbnh=150&tbnw=114&prev=/images%3Fq%3Drios%2Bde%2B%2Bafrica%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG ) é notavel que africa tem tantos rios ,a partir de de zonas altas a desaguar no mar o que lhes confere um grande potencial energetico.

como o custo da construcao de uma barragem é muito elevado ,faz sentido que aproveitemos esta forma de energia para obtencao de recurso finaceiros vendendo esta a paises com grandes necessidades energeticas

So para exemplificar estas necessidades energeticas reparemos na Africa de sul ,tem uma necessidade energetica de 30 000 MW e nos produzimos apenas 2075 (HCB)+60 MW (mavuzi e Chicamba)+18 MW (corumana) mais alguma parcela na central gas de vilanculos e somando tudo isso apenas produzimos 9% das necessidades de Africa do sul ,e se avancar Mpanda Kua e 2 Fase de HCB+central termica de moatize passamos a produzir perto de 5000Mw que corresponde apenas 17% das necessidades de Africa do sul.

o grande problema que o continente tem e que as cargas estao dispersas ,o que eleva em grande medida os custos de ramificacao das redes ,em consequencia disso a nossa energia ( da EDM ) torna-se uma questao social pois nao tem retorno.so 1km de media tesao (11-33Kv)custa perto de 1 000 000USd ,imagine quanto custa passar a energia por zona despovoada em muitas vzes em mais de 50 KM.isto tudo levanos a repensar outras formas de energia aonde teriamos as fontes proximo do consumidor ,por exemplo a solar.
em suma nenhum pais do terceiro mundo esta em condicoes de usar so no seu pais e duma forma sustentavel a totalidade do que se produz numa Hidroelectrica.

estou a desenvolver um estudo sobre o uso de outras formas de energias alternativas rentaveis para Mocambique ,espero que dentro de 3 meses terei acabado e colocarei no meu blog dedicado energia e gestao ( http://verbiblioteca.blogspot.com/ )

Joaqum Macanguisse disse...

para evitar mal entendido dizia que a nossa energia da EDM quando electrificada para zonas rurais ,uso caseiro nao da retorno em termos contabilisticos ,a taxa cobrada para seu uso eventualmente nem em 100 anos vai dar retorno do investimento ,é por ai que considero que ela so tem vantagens sociais e nao financeiras.