31 agosto 2009

"Arquitectos da pobreza" de Moeletsi Mbeki

O académico e empresário sul-africano Moeletsi Mbeki, director de várias companhias e autor do recentemente publicado Architects of Poverty, tem as seguintes ideias sobre os capitalistas africanos:
Não têm capital como uma burguesia típica, não criam riqueza, são uma élite parasítica que vive de fundamentos que não criaram, não são uma burguesia, são ricos mas não são capitalistas.
Sugiro que adquiram esse livro - comprei-o ontem no aeroporto de Joanesburgo -, creio que pode dar origem a um bom debate.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ruptura no negócio entre BCP e Graça Machel em Moçambique

A venda de 10% do BIM está à beira de falhar. Graça Machel quer substituir o actual presidente do banco do BCP em Moçambique, Mário Machungo, pelo filho.

O negócio de venda de 10% do BIM (banco maioritariamente detido pelo Millennium BCP) à sociedade Whatana, liderada por Graça Machel, está à beira da ruptura. A proposta de compra apresentada pela ex-primeira dama moçambicana, em Janeiro deste ano, tinha como data prevista para a concretização do negócio o mês de Junho. Falhado este prazo, as partes acordaram um novo adiamento, desta vez até Outubro. Mas entretanto em Moçambique têm saído notícias que não só dão por garantido que Graça Machel vai comprar 10% do BIM, como, após a venda, o actual presidente Mário Machungo seria substituído pelo filho de Graça Machel.

Essas notícias não caíram bem dentro do BIM, e desagradaram à administração portuguesa do BCP, soube o Económico, deixando as negociações, que até agora estavam num impasse, muito próximas da ruptura.

Diário Económico

umBhalane disse...

Desde quando a que 10% dão para impôr um PCA de um Banco como o Millennium?!

Haja decoro.

O tempo dos campos de concentração já acabaram, ou não?

Chauque disse...

GENERAL ALBERTO CHIPANDE , tem razão...ate mama GRAÇA MACHEL , XTA A REVELARSE NA LINHA DOS CAPTALISTAS K TEM DIREITO DE FICAR RICOS PORK LUTARAM PELA INDEPENDENCIA,ATÉ JA XTOU A TER DUVUDAS SE O SAUDOSO MEU KERIDO SAMORA MACHEL ,NAO SEGUIRIA OU ELES SEGUIRIAM A ELE, NA LUTA PELO CAPTALISMO MOÇAMBICANO,É DE METER NOJO

Unknown disse...

Hehehehe! quem quebraria o muti na impossibilidade de ressureção? assim há algo proveitoso há crianças em moçambique que virão seus Pais a morrerem vítimas do regime mas não conseguem dar volta à parcialidade que a ambição lhes prendem virarão demagogos, oficiosos etc. esta senhora provavelmente tenha o capital honestamente e é sensato que indique o filho como PCA nos negócios da família

Anónimo disse...

umbhalane, o Millennium tem 51%, cedendo 10% fica com 41%, donde a maioria (59%)ficaria a pertencer a entidades nacionais, onde já se encontra a FDC ... logo a mamã Graça estaria "numa boa" para fazer os lobies...

Mudando de assunto, o Professor pode dizer-nos o preço de capa do livro de Mbeki?

umBhalane disse...

Agradeço a informação.

Como deve calcular é-me indiferente quem vai ser o futuro PCA do banco.

No entanto, Machungo merece mais respeito, não é um miúdo qualquer!

E estes processos costumam ser levados com descrição, com lisura...

A Isabel dos Santos pode ensinar, e é nova demais.

Obrigado.

Carlos Serra disse...

Cerca de 120 randes.