Durante muito tempo qualquer pessoa poderia escrever neste diário o que, quando e quanto lhe aprouvesse. E gente houve (pouca, felizmente) que o fazia sem perímetro e sem problemas de consciência, enveredando, mesmo, sempre a coberto do anonimato, pelo insulto e pela ameaça. Em Janeiro cansei-me e introduzi definitivamente a moderação de comentários (a primeira experiência data de 2006), o que permitiu reduzir o caudal de provocadores. O tempo passou mais um pouco e, desta vez, inauguro - creio que pela primeira vez na blogosfera moçambicana - as regras permanentes pelas quais os leitores devem orientar-se nos comentários e nos textos que quiserem aqui publicar. Essas regras, dadas a conhecer mais abaixo, estarão em permanência situadas no lado direito (ao fundo) deste diário:
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
Concordo Professor, há quer valorizar este espaço, afinal além de ser um espaço informativo é também um forum de ensino-aprendizagem e troca de ideias críticas( construtivas) para todos aqueles que gostam de aprender e partilhar.
justo
Como em qualquer casa há sempre regras. Aceito, e dou mão à palmatória em caso de me infregir a uma das regras aqui expostas.
Um abraço
E como ficamos com os que consideram isso de censura?
Pois é, Professor, queria felicitá-lo pela regra 5, em que o Sr. compromete-se a filtrar comentários homófobos, tal como o fará para os racistas e outros intolerantes.
Muito justo, prof. Como foi dito por outro comentarista, este é um espaço de compartilhamento e aprendizagem, e deve haver regras mínimas. É um espaço pessoal e, portanto, a moderação do blogue não me parece censura.
Um abraço cá do Brasil,
Paulo; um colega de ofício.
Enviar um comentário