19 agosto 2009

Havia de desaproveitar?

O “Canal de Moçambique” de hoje discute um hipotético aproveitamento pré-eleitoral feito por Afonso Dhlakama dos líderes religiosos de Nampula que estiveram uma tarde orando com ele.
Observação: evidentemente que o presidente da Renamo fez e fará esse aproveitamento, como outros políticos fizeram e farão. Há três sectores nevrálgicos na engenharia política eleitoral do nosso país: dirigentes religiosos, curandeiros e régulos.

3 comentários:

João Cabrita disse...

Não creio que se possa falar de “aproveitamento político” dado que as relações entre a Renamo e os “dirigentes religiosos, curandeiros e régulos” datam dos primórdios da guerra. Esse relacionamento surgiu e cresceu naturalmente no meio em que todos eles se inseriam.

Não eram eles, na visão dos iluminados dirigente da Frelimo, “obscurantistas” que queriam o “retorno do regulado” (por imposição da chamada “componente portuguesa”)?

O “cabecilha” até era filho do Régulo de Magunde (Chibabava), e ele e outros nunca renunciaram às tradições da “sociedade tradicional-feudal” que os ditos iluminados uma vez se empenharam em destruir.

Anónimo disse...

Mal faria ele em não aproveitar nesta altura!

João Cabrita disse...

Aproveitar, ou não, num jogo viciado à partida torna-se irrelevante.