14 agosto 2009

Parada mundial de ditadores


Os leitores sabem que existe uma parada mundial de ditadores, organizada pelo Parade americano? Deve ser muito controverso, mas, enfim, entrem e comentem...

6 comentários:

Viriato Dias disse...

É uma injustiça a figura de Robert Mugabe constar nesta parada. É assim como reajo. É tão curioso como algumas pessoas tem o hábito de dramatizar as coisas, o Zimbabué que sempre foi um prolongamento mental e territorial da Inglaterra, é hoje um país LIVRE e dos zimbabueanos, mas há quem hoje, procure tanto quanto respira maldizer do Mugabe. Sobre as monarquias, os castelos, etc que se pode ver pela EUROPA toda, com fim último de espezinhar os seus povos, quase que ninguém vê, ninguém fala. Nos EUA, a morte ou a conspiração são uma moda, mas ninguém vê. E são os EUA o termómetro para os direitos humanos!!! Mugabe é que é o diabo? Não, para mim é o herói, porque colocou o Ocidente e o Mundo dito “civilizado” no seu lugar. O tempo cura tudo. E dir-lhe-á, a História, que ele tem razão.

Um abraço

umBhalane disse...

Mais uma americanada, mais uma tenebrosa campanha contra África, sob a forma de consulta "livre".

Cabeças formatadas pelos media ocidentalizados, que manipulam e distorcem a verdade.

Até concordo com alguns dos nomes, por ex.:

. Kim Jong-II, North Korea;
. Than Shwe, Burma;
. King Abdullah, Saudi Arabia;
. G. Berdymuhammedov, Turkmenistan;
. ...

Agora , de forma alguma, autênticos heróis, verdadeiros democratas, homens que tudo sacrificaram/sacrificam pelo seus povos:

- Muammar al-Qaddafi, Libya
- Isayas Afewerki, Eritrea
- Omar al-Bashir, Sudan
- Paul Biya, Cameroon
- King Mswati III, Swaziland
- Idriss Déby, Chad
- Meles Zenawi, Ethiopia
- Teodoro Obiang Nguema, Equatorial Guinea
- ...
- Robert Mugabe, Zimbabwe!!!!!!!

Por outro lado esquecem-se de alguns outros, fornecedores de petróleo/diversos...lacaios do ocidente.

Agora estes resistentes, africanos genuínos, é no mínimo um insulto à memória histórica.

Anónimo disse...

Mugabe é um dos mais sanguinários ditadores que o mundo conhece. Ele escravizou o próprio povo de e massacrou mais de 20 mil pessoas. O povo votou com os seus pés contra Mugabe. Dos 12 milhões, que constituem a população, mais do que 5 milhões fugiram do país. Só na África do Sul vivem 4 milhões de refugiados e imigrantes do Zimbabué, disse a ministra sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane. Quem gosta Mugabe pode emigrar a Zimbabué. Sinto vergonha de ser governado por um partido, que considera herói um criminoso. Mugabe deve ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional!

Alberto Sitoe

Viriato Dias disse...

Alberto Sitoe,

Não há processos históricos sem vítimas, e nem há processos históricos perfeitos. Penso que é mais difícil dirigir pessoas que cabritos. Não era de que o processo da reforma agrária fosse pacífica, pelo contrário, os sinais de conflito já eram visíveis desde 1980, quando se discutia a independência do Zimbabué, independência esta de nome, porque o país em si, no seu todo, continuou a ser dirigido economicamente pela velha Inglaterra.

Em relação as eleições, se o povo tivesse realmente votado contra Mugabe já o teria expulso. O povo é uma muralha de ferro, ninguém consegue destruir. Se o Sitoe for ao Zimbabué há-de constar que uma grande maioria daquele povo adora o seu líder: Mugabe. Zimbabué nunca antes tinha dado passos sozinho como agora, desde que se livrou da dependência da Inglaterra. E porquê é que o Sitoe não me fala do Malawi? Da Zâmbia?

Quanto a razão de emigração da população do Zimbabué, peço-lhe que analise com cautela, basta recorrer-se a situação de Cuba. Muita das vezes a emigração não é sinónimo de má governação, mas sim de outros apetites que não cabe aqui, neste Diário, descutirmos.

Um abraço

Guilherme Freitas disse...

Sou brasileiro. Aqui no Brasil vende-se a imagem de que todos os presidentes africanos ou asiáticos são corruptos e ditadores. Não sei como o povo local desses lugares lida com a situação, mas se pararmos para ver, muitos desses presidentes atuam como ditadores, promovendo atos cruéis, se perpetuando no poder e governando para interesse próprio.

Respeito a soberania dos africanos e esses líderes classificados como ditadores para os africanos são vistos como heróis (pois lutaram pela independência) como citaram os colegas acima. Considero a grande maioria listada lá como ditadores sim tecnicamente, como também acho que no mundo rico há políticos que tem perfil de ditadores e megalomaniacos, como foi Bush. Porém a revista é a americana e a visão é outra. Abraços.

Reflectindo disse...

Amigo Viriato, a ditadura de Mugabe não tem que se explicar apenas pelo processo histórico, mas também é esse mesmo processo que faz alguém de ditador. Assim foi com quase todos e muitos deles que vão ao poder por via eleitoral.

O Alberto Sitoe fala dos 20 mil zimbabweanos massacrados. Só isto é suficiente para ele ter a categoria de ditador.

Mugabe não é popular, não. Está impôr a sua popularidade. Ele perdeu as eles de Marco de 2008 e fez arranjamentos com o seu clube para continuar no poder com ajuda dos militares.
Aquilo foi um golpe pós-eleitoral.