27 agosto 2009

Caçu bodi

Pergunta: alguém ajuda a responder, começando por uma definição de caçu bodi? Obrigado.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não estará a Elsa Fontes referindo-se ao assalto à mão armada com a ameaça "A bolsa ou a vida?".

Carlos Serra disse...

Na verdade, a expressão aparece na internet com significado desse tipo. Vamos aguardar a possbilidades de mais comentários. Obrigado.

umBhalane disse...

CASH OR BODY
THUGGS
KASUBÓDI
caçu-bodi, caçu body

"Cultura" importada por Cabo Verde dos USA, através dos thugs, espécie de degredados expulsos por serem bons rapazes - emigrantes criminosos que os USA despacham/devolvem às origens.

Fenómemo semelhente aconteceu também com Açoreanos.

Chegados a Cabo Verde, crioulorizaram a expressão CASH OR BODY, para KASUBÓDI, caçu-bodi, caçu body - há muitas grafias, e não me entendo, apesar de ser um pouco crioulo, também.

Estes bons rapazes, os thugs, empreendedores, puseram em marcha o aprendizado nas terras do tio Sam, e têm semeado o pânico em Cabo Verde, nomeadamente na capital.

Furto por esticão, roubo, assalto à mão armada, furto simples,..., espancamentos, e até já assassinatos.

Já impera o medo na sociedade civil, que se sente refém destes exemplares, ao ponto de haver embriões de milícias populares para auto-defesa de pessoas e bens.

Mas como escreve uma Cabo-Verdeana?:

"Afinal, coitadinhos… a culpa é das vítimas, que não se protegem…"

Amílcar Tavares disse...

Olá.

A palavra vem da frase, em inglês, "Cash or Body", para intimidar usada nos assaltos. E quer dizer, o dinheiro ou o corpo.

Quando os vândalos dizem isso, está implícito que se a vítima (homem ou mulher) não tiver dinheiro ou leva uma sova, ou uma violação.

Esta violenta criminalidade apareceu em Cabo Verde, e as pessoas não estavam habituadas a ela, há mais ou menos uma década quando os EUA começaram a extraditar descendentes de cabo-verdianos com cadastro, e diga-se de passagem, com uma "sofisticada" escola do crime.

Cumprimentos.

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pelos esclarecimentos.