No meu ning Bricolando o social e a análise e a partir da cidade da Praia, Cabo Verde, Elsa Fontes escreveu e perguntou como segue: "Boa tarde! Gostaria de participar no seu blog, sobre análise social em Cabo Verde. Queria saber se o fenómeno caboverdiano de "cash & body" (vulgo caçu bodi) é extensivo a Moçambique?"
Pergunta: alguém ajuda a responder, começando por uma definição de caçu bodi? Obrigado.
5 comentários:
Não estará a Elsa Fontes referindo-se ao assalto à mão armada com a ameaça "A bolsa ou a vida?".
Na verdade, a expressão aparece na internet com significado desse tipo. Vamos aguardar a possbilidades de mais comentários. Obrigado.
CASH OR BODY
THUGGS
KASUBÓDI
caçu-bodi, caçu body
"Cultura" importada por Cabo Verde dos USA, através dos thugs, espécie de degredados expulsos por serem bons rapazes - emigrantes criminosos que os USA despacham/devolvem às origens.
Fenómemo semelhente aconteceu também com Açoreanos.
Chegados a Cabo Verde, crioulorizaram a expressão CASH OR BODY, para KASUBÓDI, caçu-bodi, caçu body - há muitas grafias, e não me entendo, apesar de ser um pouco crioulo, também.
Estes bons rapazes, os thugs, empreendedores, puseram em marcha o aprendizado nas terras do tio Sam, e têm semeado o pânico em Cabo Verde, nomeadamente na capital.
Furto por esticão, roubo, assalto à mão armada, furto simples,..., espancamentos, e até já assassinatos.
Já impera o medo na sociedade civil, que se sente refém destes exemplares, ao ponto de haver embriões de milícias populares para auto-defesa de pessoas e bens.
Mas como escreve uma Cabo-Verdeana?:
"Afinal, coitadinhos… a culpa é das vítimas, que não se protegem…"
Olá.
A palavra vem da frase, em inglês, "Cash or Body", para intimidar usada nos assaltos. E quer dizer, o dinheiro ou o corpo.
Quando os vândalos dizem isso, está implícito que se a vítima (homem ou mulher) não tiver dinheiro ou leva uma sova, ou uma violação.
Esta violenta criminalidade apareceu em Cabo Verde, e as pessoas não estavam habituadas a ela, há mais ou menos uma década quando os EUA começaram a extraditar descendentes de cabo-verdianos com cadastro, e diga-se de passagem, com uma "sofisticada" escola do crime.
Cumprimentos.
Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Enviar um comentário