Segundo o “Canal de Moçambique” de hoje, em trabalho de Borges Nhamirre: "O País está claramente a parar aos poucos enquanto dura o braço de ferro entre o Governo e as petrolíferas. Em muitas partes do País há já várias actividades suspensas por falta de combustíveis. Os preços, por lei, devem ser revistos sempre que haja uma variação da ordem de 3% dos preços de aquisição dos combustíveis no mercado internacional. O governo deixou pura e simplesmente de aplicar a Lei e desde Janeiro do corrente ano só tem anunciado baixas de preços ao público – a última foi em Março. Desde que o fez recorrendo à lei, os preços na origem já subiram perto de 80%. Neste momento o barril de petróleo já está a 73 USD, em média."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Até percebo que não é este um problema do país, porque o país não produz petróleo, mas produz cérebros para perceber quando a escassez é iminente e quando é que se deve poupar, não foi em vão que se construiram reservas um pouco por todo o país, alguns deles jaz como me referi, ontem, neste Diário, defeco de animais. Neste país enquanto os problemas não afectarem ao "Sistema" nada é grave. E a resposta é a mesma "estamos a trabalhar no assunto; o governo está preocupado, etc, etc, etc
Um abraço
Enviar um comentário