20 agosto 2009

Cinco mil assinaturas viciadas: mal-estar na Frelimo?

De acordo com uma fonte digna de crédito, a manchete do “Savana” desta semana tem a ver com cinco mil assinaturas viciadas que foram entregues ao Conselho Constitucional para a candidatura de Armando Guebuza às presidenciais de Outubro. Parece haver mal-estar no partido Frelimo e Edson Macuácua, seu habitual porta-voz, pode estar agora em dificuldades no debate entre radicais e moderados.

6 comentários:

Unknown disse...

"Os que por vontade própria não fazem nada para além de falar neste País", pelomenos ficarão a saberem que a dita participação deles não passa de uma obra de arquitectura nas galerias de Organização dos que muito fazem por nós! Lembrem-se vocês que só sabem far, "os Jovens estão representados e estão a decidirem por este País" (Galiza Matos J.) é por isso que as suas assinaturas na decisão da candidatura do empreendedor para PR não são do cunho próprio! Assim não!... passarei a suspeitar dos propalados "trabalhos arduo" que permitem tanto positivismo e optimismo de alguns...

Anónimo disse...

O grande problema disto é o que não se sabe e faz-se. Por isso é de torcer o nariz quanto a transparencia das nossas eleições. Há quem diga que África é assim....mas porque razão tem que ser assim? A STV, ontem fazia referencia ao C.Constitucional que poderá levar a barra do tribunal os ?três candidatos? devido a viciação da documentação. A chatice disto é que a comunidade diplomatica em Maputo está atenta e bem atenta, porque não estão lá muito satisfeitos com o que sabem e nós o cidadão comum não. Dizem na surdina que o "Chissas" era bem mais interessante e peixe na água nas relações externas. Quando entenderem fecham a torneira e ficamos na secura. Há quem diga que Deus escreve por linhas tortas....até pode ser mas até lá

Abdul Karim disse...

assinaturas viciadas podem revelar tambem o nivel de organizacao dos partidos com relacao aos seus candidatos presidenciais, assim:

1- poderiamos considerar que o MDM esta melhor organizado se considerarmos que 'e sua primeira candidatura as presidenciais.

2- a FRELIMO deveria ter muito menor ou nenhum problema com as assinaturas, visto ser conhecedor do processo e actualmente ser o GOVERNO.

3- RENAMO 'e aceitavel se considerarmos o nivel de desgaste a que o partido foi e esta sujeito.

4-OUTROS PARTIDOS- alguns justificavam estar na corrida(pricipalmente RAUL DOMINGOS) outros nem tanto.

Agora fiquei um pouco complicado quando li a noticia de que os OUTROS PARTIDOS (lideres) vao ser criminalmente responsabelizados. ai ate acho que 'e um pouco injusto, principalmente se considerarmos que TODOS e SEM EXCEPCAO, mostraram essas irregularidades.

Chacate Joaquim disse...

As inrregularidades não só forão detectadas pelo CC como também alguams evidencias de viciação por abuso de poder forão denunciadas através dos orgão de comunicação social. heee!... não se bata Abdul Karim, esta coisa de CC é nossa estamos a simular justiça para justificar o afastamento da malta Sibindy e companhia. E veja que acertamos na mosca porque muitos cairam na fita hehehehe...nós somos macaco velhos manos!

Reflectindo disse...

1. Concordo com os pontos de vistas do Chacate, anónimo e Abdul.

2. Foi difícil compreender que a candidatura do Frelimo fosse muito viciada assim, pois sabemos de antemão e por denúncia que os outros partidos são os que tinham dificuldades para verem os seus documentos assinados pelos secretários dos bairros.

3. Se bem que não duvido que Guebuza e Frelimo podiam reunir facilmente assinaturas sem o vício de alguém sentar-se e falsificar assinaturas, porquê terá acontecido isto? De novo, algo já havia sido denunciado pela Renamo como se pode ver aqui - malabarismos na recolha de assinaturas no Partido Frelimo. Porquê o Ministério Público não agiu logo, investigando esta denúncia?

Claro, que os outros partidos não estão isentos a este problema, mas para o partido no poder é gravíssmo e moralmente podemos acusá-lo como quem induziu os outros a fazer o mesmo.

Viriato Dias disse...

Os moçambicanos podem até ser pobres e humildes como a terra em que trabalham, porém, não é burro nem está a dormir. Cedo ou tarde a justiça será feita!

Falar de 5.000 assinaturas viciadas é mesmo de um profissional que a todo o custo quer permanecer no poder ou agradar ao chefe como, aliás, é o pão nosso de cada dia no país.

Devo concordar com um amigo meu que me disse que o sucesso de alguém está na desgraça do passado. E é verdade, o dito "trabalho árduo" afinal era produto de marrabalismos políticos e trabalho de secretaria? Que só não foi descoberto antes, porque o "Sistema" anterior era diferente ou porque, na verdade, o povo está atento?

Um abraço