20 agosto 2009

Manchete do “Savana” desta semana



Capa e segunda página. Clique com o lado esquerdo do rato sobre as imagens para as ampliar.
Adenda às 17:12: leia o "O País" online aqui.

7 comentários:

Viriato Dias disse...

Sobre Edson Macuácua, escrevi aqui neste Diário, que o seu fim político está para breve. Não se trata aqui de rogar pragas contra aquele compatriota, longe de mim este pensamento, aliás, quem me conheço sabe que não sou de rogar pragas a ninguém, mas os seus saltos, as suas aventuras desmedidas, a falta de consideração aos seus "opositores" e não só, levam-me a tirar uma só ilação: "Quanto maior for a grandeza de alguém, maior será o tombo". Nunca me vou esquecer desta - Dr. Mataruca-, meu professor de Ciências Política, em Nampula.

Indo para os comentários do Savana, apenas dois pontos:

1. Não restam dúvidas que este órgão está a trabalhar. Não é a primeira vez que vem demostrando competências e rigor nas suas actividades. Penso que, mais do que criticar, há que dar os meus parabéns ao CC.

2. Para casos de irregularidades, espero que os restantes órgãos de justiça, para onde foram remetidos os dossies não tenham mãos a medir, que tomem medidas em conformidade com cada caso, sem olhar para as cores partidárias. Em suma, que haja justiça.

Um abraço

Abdul Karim disse...

depois de ler "o pais", ...quero acreditar que nao entendi bem.

o Raul Domingos, Simbinde e lideres de outros partidos podem ser acusados de crime e sofrerem a possivel sentenca agora.

depois das eleicoes, podem ser acusados os lideres de partidos derrotados e ainda sofrerem sentenca logo depois das eleicoes.

e por fim em 2014 o lider do partido vencedor 'e que presta contas.

entao, se Guebuza ganha, Daviz e Dlakama podem ser presos , se ganha Daviz entao Guebuza e Dlakama podem ser presos, e se ganha Dlakama entao podem ser presos Davis e Guebuza?

acabou oposicao para o vencedor?

mas isso vai ser um desastre, para o pais, independentemente do vencedor. numa democracia saudavel, quer se uma oposicao forte de modo que o POVO ganhe. independentemente de quem quer que esteja no PODER,

ainda que nao seja a FRELIMO no poder, 'e crucial que a FRELIMO seja uma oposicao fortissima ao governo quer do MDM ou RENAMO, pois so com uma OPOSICAO FORTE 'e que o pais pode crescer.

ja temos experiencia mais do que suficiente para sabermos que sem oposicao ou com oposicao fraca nao vamos a sitio algum que nao seja para traz.

Reflectindo disse...

Caro Abdul,

Duvide que alguém venha a ser acusado, pois esse Ministério Público não terá a coragem de provocar isso ainda que sabe o partidão foi o mais culpado.

Abdul Karim disse...

caro refletindo,

esperemos que sim, esperemos mesmo.

Anónimo disse...

A única dúvida que ninguém consegue me esclarecer é sobre o papel real do Edson Macuacua nesse processo.
Será que a recolha de assinaturas era a área de actuação do Edson Macuacua dentro da estrutura da Frelimo?

Anónimo disse...

prof.
Caros amigos podemos não gostar do Edson Macacua mas tenho atençao quem organizou e preparou nao foi só o Macuacua onde está a mandataria e os outros.
Nao acredito muito na especulação volto a seguinte questao porque é que gostamos discutir pessoas ao invez de discutira a propria FRELIMO.
PS. Prestem atenção nas capas dos jornais
Mário

Reflectindo disse...

Concordo que se esta falha da Frelimo se responsabilizar a Edson Macuácua e pior ainda só a ele, é a caça à bruxa. Ou simplesmente a ele se quer sacrificar. Formalmente há director do Gabinete Central Eleitoral e mandatário.

Mas uma coisa, meus caros, a discussão sobre Edson Macuácua podiamos atribuir ao SAVANA, porém, nem aquele jornal podemos. Em Mocambique não há sigelo (ou há pouco sigilo) e instância ou organizacão. Portanto, esta notícia PODE vir de lá dentro da Frelimo, do Comité Central e possívelmente da Comissão Política. Poderão se fazer alguns reparos, mas alguém pode ter se desabafado e acusado Edson Macuácua.