Eleições no nosso país em Outubro, eventualmente um papel maior dos bloguistas. Para o Brasil alguém escreveu uma coisa que vou reproduzir: "Será também a campanha em que a internet terá um grande papel. Não só como instrumento de comunicação mas também de arrecadação. Estaremos entrando com dez anos de atraso no século 21. Mas o importante é entrar. (...) O mais dramático dos temas será o da ética na política. Qual candidato se dispõe a apresentar uma resposta razoável para superar o abismo entre a população e os políticos? Quais são, efetivamente, os passos que dará como presidente? Reforma política? Antes disso é preciso tecer alianças confiáveis, mostrar que é passível de admitir erros, repará-los e corrigir rumos."
Adenda: obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência. Este diário estará muito activo nas eleições, podeis acreditar...
6 comentários:
Seria interessante se tivessemos também a presença dos próprios candidatos na blogosfera, como aconteceu com barack Obama, que esteve e continua activo no Twitter. Recebo frequentemente updates da conta dele!!
os nossos politicos (nao so os presidentes dos partidos) mas, tambem os respectivos porta-vozes e demais "intelectuais classicos mocambicanos" nao estao preparados para blogosfera.
a blogosfera 'e interativa, e "open", o que nao os convem, eles estao habituados a ter "one way communication" ou entao "entrevistas com entrevistadores habituais e programados."
nao resistiriam ao debate na blogosfera (pricipalmente neste blog), "capotavam" e eram capazes de tentar impor aos blogistas "obrigatoriedade de uso de cinto de seguranca e policia de transito para multar por excesso de velocidade"
Concordo e muito com o que Abdul Karim afirma que me parece ser em resposta a Elísio que colocou uma questão importantíssima. Primeiro, há em Mocambique uma tendência de de se menosprezar a TIC com todas as alegacões que convém. Geralmente o menosprezo vem de gente que se sente ameacada pela TIC. Essa gente é a primeira a ir para os candidatos para aconselhá-los a nunca se interessar pelos sites e blogs, alegando que o potencial eleitorado não sabe ler nem escreve e muito menos tem computador.
Sem dúvida a internet e os blogues terão um peso fundamental na disputa presidencial aqui no Brasil. Os prováveis candidatos tem blogues e twitters próprios e os utilizam constantemente. Abraços.
There was no tradition of debating in colonial Mozambique. There is no tradition of debating in the post-colonial Mozambique.
What to do ? Maybe one should start the practice of debating early, at the secondary school level. Then organize national debating championships and the best debaters could later participate at the World Schools Debating Championships[http://www.schoolsdebate.com/]. The next one will take place at Qatar in 2010.
Go Mozambique, go !
There was no debating tradition in colonial Mozambique.
There is still no debating tradition in
post-colonial Mozambique.
What to do ?
Start by inculcating the habit of debating at secondary school level.
Later, the best debaters could even participate at international championships >> http://www.schoolsdebate.com/
The next World Schools Debating Championship will take place at Qatar(2010).
Enviar um comentário