Pesquisador-colaborador do Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais, Zacarias Isac Mundiara escreveu um trabalho cuja publicação me foi solicitada, intitulado Do político ao social - uma análise em volta do Estado, dos partidos políticos e da sociedade civil em Moçambique . Ei-lo, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
“Nós tornamos claro ao Governo de Moçambique que a nossa ajuda alimentar é política”. Estas palavras de Zacarias Mundiara já se ouvia na década de 90 pelos anciões na província de Tete. Lamentavam por exemplo qual é o papel do Vale so Zambeze? Da falta de água potável e do difícil abastecimento deste produto preciso? Como é que se explica que os distritos de Tete não tenham uma rede de estradas em condições, fazendo ela parte de um dos corredores de desenvolvimento do país? Muitas e muitas perguntas que nem eu, na altura, na minha santa ignorância, não percebia a preocupação daquela gente, cujo alcance só nos dias de hoje é que compreendo. Muito triste!!!
Um abraço
Enviar um comentário