16 setembro 2008

Azagaia apoia Deviz na Beira




No sábado passado, dia 13, o rapper Azagaia deu um espectáculo musical na cidade da Beira (última foto a contar de cima) de apoio à candidatura de Deviz Simango (comício, primeira e segunda fotos) como candidato independente às eleições municipais de Novembro. Comentário do cantor: "Um mega-espetáculo onde gente da Munhava e bairros mais distantes lotaram o campo de Estrela Vermelha (se não estou em erro quanto ao nome). O povo da Beira e especialmente do bairro da Munhava tem uma força e determinação incrível, que julgo eu ignorada por muita gente. Eles estão sem dúvida do lado do Deviz, isso quem esteve lá pode confirmar e de um modo geral toda a Beira, o que pude sentir na pele."
Aqui está uma situação embaraçosa para a Renamo, que pode cair no erro de expulsar o eng.° Deviz Simango das suas fileiras, no preciso momento em que ele pede votos para o partido.
Finalmente: Deviz teve a coragem que Comiche não teve: a de se divorciar eleitoralmente do partido que o rejeitou.
Adenda: nem sempre uma multidão num comício partidário significa adesão. Porém, a impressionante multidão formada por habitantes dos bairros populares da Beira, com epicentro na Munhava, no lançamento da campanha de Deviz Simango, constitui um fenómeno a ter em conta. Como candidato independente, Deviz pode dar ao país, pela primeira vez, o sinal positivo e massivo de um aval popular exterior aos partidos políticos.

31 comentários:

Joaqum Macanguisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaqum Macanguisse disse...

Possivel expulsao de Deviz da Renamo .vejam blog de Manuel de Araujo http://manueldearaujo.blogspot.com/

Anónimo disse...

O aval popular exterior aos partidos de Daviz Simango esta' sendo marcado a par e passo ao devo'rcio das massas do Dlhakama.

O lider ainda nao se apercebeu que os seus dias foram encurtados, pior quando teve o descaramento de de se desautotizar a si mesmo, nomeando Pereira para candidato da Perdiz na Beira.

E mais, o lider ignora quao pendular e' o carisma e inflencia do 'fenomeno' simango na Beira. De resto, as fotos do professor Serra dizem tudo!

Masu

Anónimo disse...

Já uma vez neste blog me perguntava se os dirigentes do " partidão " no poder se davam ao tempo de lerem o que se escreve nos blogs e nos diferentes orgãos de informação sobre o desagrado do povo sobre algumas matérias de governação, onde eles fazem ouvidos de mercador turco. Pelo que vejo o partido da " ad eternum" oposição, a Renamo, também está se nas tintas para o pulsar da voz do povo. O que os seus dirigentes pensam , é logo conotado como pensamento das bases.
Eis que este episódio da Beira e Deviz Simango os contraria. Ante tamanha evidencia do monumental erro cometido preferem amarrar-se na sua teimosia despótica e irão continuar a comter erros e mais erros que os levarão ao cadafalso político. Meus senhores da Renamo, para bem do país, cresçam e tornem-se numa força mais madura e credível, chega de disparar tiros nos pés e contra os vossos camaradas. Sabemos que os antigos guerrilheiros é que tocam a sinfonia pela qual a Renamo marcha - mas é tempo de alguém lhes fazer ver de que a continuarem assim, jamais terão possibilidade de usufruí( a principal razão das lutas intestinas no partido) dos sacrifícios consentidos nos anos da guerrilha. Tenham visão, objectivos claros, unam-se em torno de um ideal, deixem -se de purgas e golpes baixos.
Ao que consta, o Devis será mais uma vítima dos guerrilheiros, vai ser corrido da Renamo dentro de dias. Tudo bem , façam-no, corram com ele e os demais intelectuais da Renamo e nas próximas eleições não lamentem quando na próxima assembleia Ncional, vulgo parlamento, ficarem reduzidos a 10 gatos pingados.Uma saída airosa e que vai levantar o astral dos militantes da Renamo da Beira é dizerem: O.k, tanto o Pereira e o Deviz são ambos da Renamo, que vença o melhor de entre ambos, o que de facto tem o apoio das BASES e será respeitado como tal, como vencedor. Uma maneira simples, humilde e elegante de resolver o diferendo que vos tira o sono. O POVO QUE DECIDA ENTRE O PEREIRA E O DEVIZ.NÃO INTERFIRAM.DEIXEM O POVO ESCOLHER SE É QUE SÃO OS PAIS DA DEMOCRACIA.

Anónimo disse...

Cuidado com as massas e com os comícios. Creio que os outros candidato vão, também, ser capazes de mobilizar ruidosas multidões. Não é daí que se infere a tendência de voto.

Se Manuel Pereira organizar um espectáculo, digamos, com Liza James, podem crer que a mesma Munhava estaré lá, ruidosa como nunca.

GM

Anónimo disse...

Pois é mas nao foram nem maçarocas nem perdizes a organizar o show do Simango, foi a equipa dele por isso isso incomoda uns e outros até porque ainda nem começou a campanha.Nao desvalorizemos.
Sacudu

umBhalane disse...

“Deviz teve a coragem que Comiche não teve: a de se divorciar eleitoralmente do partido que o rejeitou.”

Os Indivíduos são diferentes – as suas personalidades são diferentes – e nestas coisas a parte pessoal conta muito;

Os partidos também são muito diferentes – Frelimo e Renamo são de matrizes e comportamentos político/clientelares diferentes;

Os munícipes também são muito diferentes – O “Povo” da Beira é muito diferente do “Povo” de Maputo;

A disciplina partidária, invocada para Ivone Soares, não será de ter em conta no caso de Eneas Comiche?!

Porém há coisas comuns:

Ambos foram competentes gestores municipais, com agrado das populações;

As eleições autárquicas, em causa, são as mesmas;

São ambos homens com formação superior;

Não foram “guerrilheiros”.


Nota pessoal:

Também, como bancário, só poderia estar solidário com o Dr. Eneas Comiche.

Reflectindo disse...

Caro GM, a atencão que dá é interessante. Interessante porque não está analisar profundamente o comportamento da populacão da Beira, especialmente em Munhava. Não sei se é pela primeira vez que que lá há comícios e espetáculos organizados pela Frelimo, Renamo, PDD ou qualquer outro partido.

Reflectindo disse...

Caro GM, a atencão que dá é interessante. Interessante porque não está analisar profundamente o comportamento da populacão da Beira, especialmente em Munhava. Não sei se é pela primeira vez que que lá há comícios e espetáculos organizados pela Frelimo, Renamo, PDD ou qualquer outro partido.

Reflectindo disse...

Tenho uma pena da minha amiga Ivone Soares. Na medida em que ela não é membro da Comissão Política nem do Conselho Nacional há coisas que ela podia evitar, querendo. Mas vá a frente, Ivone!

Anónimo disse...

Sacudu e Reflectindo
Não estou a desvalorizar nada. Tenho ouvido falar de que o que acontece na Beira é uma revolução. Neste sentido, podemos admitir que os que apoiam Deviz Simango são revolucionários.

Ora, meus caros, revoluções e revolucionários intolerantes viram tiranos e/ou tiranias. Quando se fica irritado perante uma simples indicação de que multidões num showmício não são indício de vitória, dá para desconfiar dos nossos revolucionários.

GM

Anónimo disse...

DLHAKAMA FORA DA RENAMO !...e finalmente averá oposicao democrata mais crédivel e forte em mocambique...ou se seguirá o exemplo do Raúl Domingos

Anónimo disse...

Sr GM é vc quem vê a mosca no lado contrário quando afinal ela está em si. Se calhar os "pacíficos" são muitas vezes bem tiranos.
Sacudu

Anónimo disse...

Prof Serra,

A Renamo pode ter cometido um erro "gravíssimo" - e pelos vistos cometeu - em não colocar Daviz Simango como seu candidato a Edil na Beira, porque pode ter colocado os trunfos a favor da Frelimo. concordo consigo neste aspecto.
Porém,não penso que Comiche não tenha se candidatado como independente por falta de coragem. para mim foi por modéstia e inteligência, pois ele sabe que fora do partido não ganharia nada.
ele sabe que o conforto popular que agora está recebendo, não se traduziria em muitos votos no momento eleitoral.
E mais, não percebo porque diz que Comiche e Daviz foram rejeitados pelos seus partidos.
de Daviz, não sei. Mas Comiche, simplesmente não foi eleito como candidato da Frelimo. só. E isso não me parece qualquer tipo de rejeição, que signifique divórcio com o partido.

Abraços

C.Banú

Xiluva/SARA disse...

Ena! Deixem-me lá dar aqui uma pitada em machamba alheia. Então não foram rejeitados pelas "bases" camarada Banú? E como sabe que o Comiche fora do partido não ganharia nada? Virou bruxo?

Anónimo disse...

Cara Sara,
Obrigado em me interpelar.
O que digo é o seguinte:
1º - pelo que foi tornado público, Comiche não foi eleito, nas eleições internas que decorerram dentro do partido.
2º - repito que Comiche não ganharia em Maputo como independente, porque a lógica de funcionamento do nosso campo político, infelzmente ou não, é determinada pela força dos partidos. recordem-se dos que tentaram fazer esses tipo de aventuras, que resultados tiveram. Cito apenas dois: Masquil, exactamente na Beira, fez essa aventura. que resultado teve? Está, hoje, "morto" da cena política.
Raúl Domingos fez o mesmo, e com muito apoio, até financeiro, onde está hoje?
portanto, Sara, a nossa recente história democrática, mostra que independentes dificilmente podem conseguir impor-se, enquanto predominar a lógica "Partido". Que isto um dia vai mudar, tenho fé que sim, mas não me parece que seja tão já.
Por isso que digo que Comiche fez uma leitura inteligente e correcta da nossa realidade. não haveria de ganhar se concorresse como independente.
Pessoalmente,e para o teu conhecimento, preferia que ele continuasse a ser o edil de Maputo. Mas, "chumbou" ao nível do partido, e pra mim fez bem em não aventurar-se.

Abraços, Sara.

C.Banú

Xiluva/SARA disse...

Comiche não foi eleito porque foi recusado pelas "bases", lógica da fisga. A gente pode passar mas lá no alto está o conselho dos máximos que toma decisões com bases ou sem elas. E nada ainda prova que os independentes não possam caminhar aguardemos pelo que vai acontecer com o Simango. Não é qualquer pessoa que pode reunir milhares de pessoas e dezenas de régulo sem usar helios e carros do estado. Melhor sempre as pequenas possibilidades em nosso pensar para não ficarmos atados nos círculos "sociológicos" sr Banu.

Anónimo disse...

Cara Sara,

Ja discuti bastante aqui e em outros espaços sobre a não eleição de Comiche para canditado da Frelimo. por ora, não gostaria de voltar a esse debate, que é para não nos perdermos do essencial neste momento, que é a atitude tomada por cada um dos actuais edis, de Maputo e Beira.
Continuo a dizer que ainda não será desta que um independente tomará conta de um município como Beira ou Maputo. ja me expliquei.
Respeito Daviz Simango e não tenho dúvidas sobre as suas capacidades técnicas e humanas. Se ele continuasse edil da Beira, seria mto bom.
Agora, atenção em relação à questão da adesão das populações ao seu comício! isso não significa muita coisa em termos de voto. as últimas eleiçoes gerais mostraram que as pessoas (povo) podem aderir a comicios de campanha e na hora, simplesmente, não ir a mesas das assembleias de voto pra votar. ou seja, ficarem em casa.
e mesmo os que forem votar não significa necessariamente que votarão na pessoa/partido em que estiveram presentes no dia da sua campanha.
recorde-se da azáfama em redor de Raúl Domingos! o quê ganhou?
Daviz continuará carregando consigo as massas, mas nada ha que garanta que essas massas irão votar nele. ou, se pelo menos irão votar no dia "d".

Abraços

C.Banú

Anónimo disse...

Concordo contigo Banu

Obed L. Khan

Jonathan McCharty disse...

E' verdade que o futuro e' algo incerto, mas julgo ser um erro crasso tentar comparar e por no mesmo patamar, pessoas com "experiencias executivas" distintas. Raul Domingos nunca provou nada antes de enveredar pelo seu proprio caminho. Ademais, nao me recordo de azáfama alguma em redor de Raúl Domingos (algum "hint" elucidativo?). Simango trabalhou e apresentou resultados! Isso e' algo que as pessoas observaram e prova do seu cometimento para com os propositos do cargo que assumiu. Outro elemento que nao vejo estampado aqui, e' o facto da sua candidatura estar a ser apoiada e organizada por gente bem identificada e bem posicionada no partido que supostamente o preteriu. I think this speaks volumes!
Vamos esperar para ver! Acho que ninguem (eu incluido) esta' aqui convencido que as suas afirmacoes tem "caracter definitivo"! O tempo e' o mestre, como gosta de dizer a minha avo'!

Reflectindo disse...

A única coisa que nao compreendo é que na medida que recusamos as hipóteses de outros tornamos as nossas um facto, mesmo que para lá não estejam próximas.

Para mim, o caminho não é curto, mas o que estamos assistir na Beira é algo que nunca vimos neste país. Isto é um facto.

As comparacões que se fazem ou que fazemos podem não corresponder a este momento. Lembrem-se ou lembremo-nos que mesmo em Maputo houve o 5 de Fevereiro ainda este ano e depois estendeu-se em vários distritos no Sul de Mocambique.

Amigos, os mocambicanos estão saturados!

E eu apoio a visão do Jonathan Mccharty. E, continuo a dizer que se as coisas forem contrárias, ao que vemos, os nossos intelectuais têm uma missão dura nos próximos momentos. QUE TIPO DE DEMOCRACIA QUEREMOS?

Caro GM

Aqui vc trouxe mais uma coisa. A comparacão que fez sobre Zambézia mostrou estar errada. Os comícios mais populosos na Zambézia eram os do Dhlakama e assim foram os resultados eleitorais. Em Sofala/Beira foi sempre o mesmo o que significa que o povo sabe o que quer.

Em relacão à revolucão, não sei se é agora que devemos passar a ter medo dela. Não passámos por revolucões em Mocambique? Nao proclamámos a revolucão verde? A Jugoslavia não se democratizou por uma revolucão? A Inglaterra não se desenvolveu por uma revolucão industrial?

Aqui falamos mais dos nossos desejos do que analisarmos os factos. Falando de desejo, eu estou a gostar daquilo que está a acontecer na Beira. Os dois partidos Frelimo e Renamo está se dirigindo com arrogância e de forma ditatorial. É tempo de mudancas. O meu desejo/sonho pode não ser concretizado, mas para já o que acontece na Beira me encoraja.

Ntukulo disse...

Amigos deste blog,me desculpem p´la interferência!

Tenho para mim que este é um espaço de troca de idéias. Ninguém tem a verdade, e, quando assim é, discutem-se argumentos. jogam-se hipóteses.

O que se requer é que cada um consiga sustentar as suas hipóteses. Neste debate, em concreto, nao m parece k alguém tenha tornado suas hipóteses um facto adquirido, como pensa Refletindo.

C.Banú, e também Obed L. Khan, não concorda, pelo que me parece, com a idéia de que candidatos independetes possam vencer eleições a presidente de um município como Beira ou Maputo.

É um ponto de vista interessante, pelos argumentos colocados por Banú. Maccharty pensa que vale a pena esperarmos para ver. ainda bem.Eu não vejo nenhum problema em haver pontos de vista diferentes.

O problema, pelo que ja vi neste blogue, e em muitos dos debates aki travados, é que não se pode discordar. Muitos acham o desacordo no debate como uma ofensa e falta de patriotismo.

Porquê é que se deve tomar a vitória de Daviz Simango na Beira como algo adquirido? Porquê?
Há quem tenha reservas em relação a isso. e ai ha toda legitimidade. eu também tenho minhas reservas em relação à vitória de D.Simango na Beira.

Mesmo em relação à saturação dos moçambicanos a que Refletindo se refere, eu pergunto:
os moçambicanos estão saturados com quem? Com a Frelimo? e se assim for, porque muitos maputenses aindam apostam em Comiche? ele ja não é da Frelimo?
Daviz "Simango trabalhou e apresentou resultados!"(Maccharty), e o povo agora lhe segue. só isso é suficiente para uma vitória num pleito eleitoral?

Eu tenho minhas reservas. por isso, "vamos esperar para ver" (Maccharty). porém, não ignoremos a nossa recente história dos pleitos eleitorais.

Saudações,

Neto Sequeira

Anónimo disse...

Meus Caros! já notaram que quando se trata do cidadão Deviz os comentários no blogue são muitos? isto meus caros vem dar cobertura ao ditado que diz "Em cão morto ninguém dá pontapé", pois é claro que o passo de deviz não se deve comparar com o de Raul domingos porque esse caiu numa ratoeira da FRELIMO e não foi aclamado nem solicitado pelo povo para a sua candidatura ou formação da tão fraca terceira força, deviz simango mostrou que sabe fazer trabalho e que o faz para o povo, a RENAMo assasinou politicamente deviz porque o seu proximo passo seria de certeza a liderança do partido que é dirigida pelo "FRELIMISTA" Dlakhama, com comiche aconteceu exactamente o mesmo pois os Camaradas ainda mandam tanto na frelimo como na renamo, uma coisa é certa a frelimo tem uma contra-inteligencia poderosa o resto são cantigas
um abraço

J. M.

Anónimo disse...

Dá para perceber que muita gente com cabeça para pensar está do lado de Deviz Simango, gente não só da beira mas de todo o país, gente que está com sede de uma mudança inteligente e que gostaria de ver Deviz concluir com o seu trabalho na beira

Portanto proponho ao Deviz a criação de uma conta bancária onde pudessem ser encaminhados apoios para a sua campanha porque na hora da verdade a FRELIMO e a RENAMO irão inundar a beira de propaganda caríssima e temo que deviz não aguente esse passo

Anónimo disse...

Neto Sequeira, o "Ntukulo", expressou com clareza ideias que partilho. Em algum lugar deste blog apresentei argumentos que suportam o meu apoio a Banu.

Numa das vezes creio ter trocado ideias,entre outros, com Reflectindo.

Na verdade, Reflectindo,o problema não de medo de revoluções ou de revolucionários. O que me inquieta é a intolerância com que são acolhidas as hipóteses que colocam dúvidas à vitória de Deviz na Beira. No geral, esse não é o teu caso. Se tu fosses revolucionário eu não teria medo. Aceitas e debates ideias contrárias.

Obed L. Khan

Reflectindo disse...

Caro Neto Sequeira

Não acho que aqui haja interferências porque é um local aberto ao público. É com essa razão que sempre eu disse que mesmo que o Prof. Serra não trate assuntos do nosso interesse ou como gostariamos que ele os tratasse, o melhor seria que continuassemos a discutir.

É bem possível que seja eu quem leia mal o que os outros escrevem para eu não conseguir distinguir o que eles expressam como factos ou como simples hipóteses. Mas preocupa-me muito como se desmitifica e se desqualifica o movimento beirense que escolheu o seu candidato, ainda que o vejamos a olho nú. E veja-se como este movimento organiza tudo entre outras coisas as assinaturas de apoio do tamanho que se apresentaram à CNE. Para uns, aquilo não é um fenómeno sócio-político, embora nunca tenhamos visto coisa igual em Mocambique. Aí parece-me uma forma de combater aquele movimento, uma forma de desencorajá-lo.

Admiro-me da maneira como nesta discussão me pareça ver-se Afonso Dhlakama como omnipotente na Renamo e que Daviz Simango devia ter engolido sapos. Eu interpreto pelo menos assim a certos discursos. Para alguns, parece-me dizer-se que aquele movimento beirense não está e nem vai abalar a Dhlakama mas a Daviz.

Claramente, sou de opinião que não se deva tomar a vitória do Daviz como adquirida, mas assim deve ser também o inverso. E o inverso tem que ser expresso claramente.

Caro Neto Sequeira, por mais procuremos omitir o nosso desejo, a formulação das nossas ideias, o desvenda. E para eu não omitir o que interpreto, o problema é que Daviz Simango está a ameaçar a Frelimo, por isso os frelimistas estão muito preocupados pelo que vêem e começam a desqualificação. E aqui não está em causa Afonso Dhlakama quem lhes fizera um bom serviço ao mandar passear Daviz. Os que abertamente são positivos pela postura de Daviz Simango, são membros e simpatizantes da Renamo ou mesmo de outros partidos da oposição. Porquê os mais negativos são membros da Frelimo? Então, fica aqui uma matéria a estudar-se.

Para dar um exemplo: na mesma noite em que Afonso Dhlakama sacudiu Daviz, telefonei a um amigo (isto já contei noutro espaço) e ele interrogou-se primeiro se Dhlakama fizera isso por avelhice para depois dizer que como frelimista estava muito contente pela decisão porque a vitória estava muito facilitada. Ao amigo perguntei se neste caso ele não podia pensar como cidadão, pensar primeiro pelo bem da nação. Como cidadãos não podemos pensar apenas por um nosso que está no poder, mas por quem serve bem à nação. Eu pelo menos acho assim. O meu amigo, disse apenas ai sim e mudou de conversa.

A outra questão são as comparações que se fazem sem se reservar ao tempo, diferentes gerações de eleitores, da prova de Daviz Simango como um presidente eleito directamente, o processo democrático regional actual (SADC), entre outros factores a serem considerados.

A outra questão ainda, refere-se à definição de ganhos. Aqui parece que ganhos é a pessoa estar no parlamento ou ser edil logo que a pessoa emerge ou se desmembra dum grupo. E será? Eu não gostaria de ver Masquil e Domingos de quem não ganharam nada, excepto se o ganho para eles fosse algo de imediato como alguns amigos aqui dizem. E isso pode ter sido, pelo menos para Francisco Masquil, isto porque depois entrou na Assembleia da República pela Renamo e nunca ouvimos mais dele. Foi algo que nunca esperei. No caso de Raúl Domingos, embora me deixe um pouco espantado, não o considero perdedor. Raúl Domingos tornou-se uma figura respeitável mesmo entre os renamistas que engoliram sapos. O que me deixa espantado no Raúl Domingos é de depois das eleições de 2004 não ter continuado muito activo, organizando o partido nas bases, e, trabalhando muitas vezes lá. É bem possível que ele faça isso, mas que seja ignorado pela imprensa.

Meu caro, Sequeira! Eu disse que os moçambicanos estavam saturados, sim. Mas viste algum lado onde eu disse que eram saturados com a Frelimo? Porquê concluiste-me assim? Queres me incutir que eu esteja a pensar que o povo moçambicano quer banir a Frelimo? Isso seria se eu não acreditasse que a Frelimo tem membros e simpatizantes. Não sou tão ingénuo para pensar assim. Ainda, o amigo me põe a interrogar-lhe do porquê nessa saturação falou da Frelimo e não da Renamo se bem que estamos aqui a falar de Daviz Simango da Renamo?

Segundo o meu ponto de vista, os moçambicanos estão saturados da má governação, de governantes que só olham o seu umbigo (egoistas), da corrupção ou roubos, dos assassinatos sumários, da discriminação com base em simpatias partidárias, da falta de alternativa credível, promiscuidade partido-estado, falta de independência do poder judiciário, abuso do poder, células nos locais de trabalho, entre outros males. Se isto significa Frelimo, só os meus amigos nos podem dizer. E eu apenas digo-lhe que os maputenses, para eu não fugir da sua caracterização, apostam em Eneas Comiche porque ele provou ser menos infectado pelos vírus acima. Segundo o meu ponto de vista, não é apenas por Eneas Comiche ser da Frelimo da mesma forma que Daviz Simango já não é só da Renamo. Segundo a minha opinião, Comiche mas Simango da Beira são candidatos dos munícipes e não me admiraria que é por esta razão que as lideranças optaram pelos seus candidatos.

Caro Obed.

Obrigado, vamos debater sempre e se um dia me deslizar que perdoes sem deixares de apontar a minha falta.

Quanto à revolução, concordo contigo. Naturalmente não gosto de violência a ponto de ter dificuldades de ver filmes onde sangue jorra. Entretanto, a revolução que estamos a assitir a partir da Beira é pacífica e desejável. Ela está a ajudar-nos a reflectir sobre o que são bases. A partir da Beira, cada um de nós reconhece, já sabe o que é base partidária. É uma revolução mental.

Ntukulo disse...

Caro Refletindo,

Ainda bem... Estou satisfeito. O que sempre me retraiu neste espaço, é a tendência de muitos que dele participam de negarem o debate directo e isento. Consigo, penso que, valerá a pana trocar ideias, nem que seja eu o primeiro a vacilar.

Percebi a sua clarificação em relação ao meu posicionamento. Contudo, penso necessário me referir ao seguinte. Primeiro, não penso que colocar reservas em relação à vitoria de Daviz Simango na Beira, seja uma tentativa de desqualificar o movimento de apoio que ele fortemente conseguiu conquistar, e com mérito. Nem sequer de tentar desencorajá-lo!
O que eu digo, e outros procuraram também demonstrar neste espaço, é que temos que tomar atenção em relação ao movimento das “massas”. Não podemos assumir de ânimo leve que, por toda a simpatia que Daviz conseguiu reunir na Beira, e não só, ele vá necessariamente ganhar as próximas eleições. Ele tem perante sí poderosas máquinas pra fazer face: a Frelimo e a Renamo. Pelo trabalho que ele fez, penso que devia continuar a ser o presidente do município da Beira. Mas essa é uma batalha difícil, porque ele poderá, no momento certo, não ter uma força política e logística para enfrentar seus adversarios directos. Vamos sperar, mas, se ele conseguir, ainda bem.Ele tem agora toda a Beira consigo. Mas eu tenho as minhas reservas.

Segundo. Não estou preocupado em quem vai vencer as eleições na Beira. Não tenho preferências, digo isso claramente. O que a mim me cabe, é debater sobre as possibilidades de vitória de um ou outro candiadato e/ou partido. Quem vencer, penso eu, terá demonstrado que oferece a melhor proposta para Beira.
Se a Frelimo se sente ameaçada com D.Simango e, por isso, seus simpatizantes tentam desqualificá-lo, penso isso ser legítimo, pois ha muito que a Frelimo procura governar a cidade da Beira. Nisto não vejo nada de extraordinário. É a competição política.

Terceiro. Tens razão, antes de as pessoas pensarem politicamente deviam pensar como cidadãos. Pensar pelo bem da nação. Mas, o que acontece é que os princípios que comandam a política são diversos. Já o disse noutro espaço que os bons políticos, não são apenas aqueles que fazem o bem para a nação.mas também aqueles que conseguem dominar o seu espaço de actuação política. Daviz fez o bem pela nação beirense, ninguem duvida, mas não sei se fez o mesmo a nível interno do partido. Há uma máxima que diz, para conquistar e manter o poder, não é suficiente ser se bom apenas tecnicamente, é preciso sê-lo tambem politicamente. Pergunto te Refletindo, será que a par do bom trabalho de governação, o Daviz conseguiu fazer as melhores alianças no seu partido? Dirás que isso é irrelevante, que ele não precisava, conjecturo. Mas o sério é que na política é assim mesmo. Vive-se de alianças, de jogos, de estratégias, etc. Senão, mesmo o Comiche não estaria fora da corrida eleitoral pela Frelimo. Política é um campo complexo. E, ainda bem que eu não aspiro a ser político.

Por fim, creio que me expus mal, a valiar pela sua reacção, quando me referí à saturação dos moçambicanos pela Frelimo. O resto que a este respeito escreveu, me parece plausível.
Caro Refletindo, neste momento podem ser válidas todas as hipóteses em relação ao desfecho das próximas eleições de Novembro. Do meu lado, ficam as reservas em relação à vitória de Simango na Beira. É o meu palpite, com todo respeito que tenho pelo D.Simango, e por todos que o acompanham nesta campanha.

Saudações.

Neto

Anónimo disse...

Este espaço está a conseguir, muitas vezes à revelia do seu patrono, suscitar debates interessantes sobre a situação e perspectivas económicas e políticas da nossa terra. Discussões protagonizadas por pessoas que partem de pressupostos filosóficos, ideológicos e políticos diferentes.

O que é interessante é que essas discussões ocorrem sem agressões verbais. Há firmeza na maneira como se expõem os pontos de vista. Mas essa firmeza é acompanhada por grande respeito e, até, amizade pelo oponente.

Moçambique merece este espírito de tolerância. É um "espírito" bom que deve ser aprofundado e promovido. Quando discuto com Reflectindo tenho saudades das discordâncias que mantive, no passado com Agry. Que infelizmente anda desaparecido.

Um abraço a todos e continuemos a pensar Moçambique. De pontos de vista e de partida diferentes. Isso é bom.

Obed L. Khan

Anónimo disse...

Alo Neto Sequeira,

Alguém tem alguma informação (estudo/relatório) sobre a transparência dos processos eleitorais em Moçambique?

Será que os candidatos vencem apenas nas urnas?

Eu acho que há muita coisa por analisar e ponderar, uma delas esta relacionada com aspectos logistico organizacionais directamente ligada a capacidade financeira dos candidatos (Partidos),o resto são apenas hipoteses, talvez o ideal seria deixar o musica do Bob Marley tocar "Time Will Tell"

Saudações

Varito

Reflectindo disse...

Caro Neto

Quanto à saturacão, pensei que me interpretasses mal.

Quanto aos ganhos, sou da opinião que pudessemos ver do que o país ganha e não do indivíduo. E tudo é um processo. Neste momento muitos moçambicanos estão ganhando a consciência, coragem e quem sabe mais? Por vários motivos entre eles fraude, lembremo-nos do Albuquerque, Daviz Simango pode perder as eleições de 19 de Novembro, mas espero que isso não seja a sua única meta.

Quanto à desqualificacão da popularidade de Daviz Simango com fins políticos, nunca fiquei contra apenas apontei que as coisas serão assim até no dia D e que esse era o motivo principal para se ser negativo à postura do Davis mesmo com capas académicas. Claro, que isto também vale para que o trabalho de quem o apoia seja intenso e sucessivo e, para que Daviz não desiluda os seus apoiantes.

Concordo contigo que o ser bom tecnicamente não baste, mas também é preciso saber fazer um jogo político. Porém, há uma coisa, creio eu, Daviz Simango conseguiu fazer um bom trabalho ou jogo político só que esse jogo está fora da nossa cultura política em Moçambique. Na nossa cultura política deve-se escovar os líderes, os donos dos partidos. Daviz fez o contrário, fez um jogo um jogo politicamente democrático. O resultado disso são essas imagens. Segundo o meu ponto de vista, Moçambique precisa de tantos Davizes.

Aquele abraço

Caro Varito

A sua pergunta é muito importante.

Eu digo que o grande adversário do Daviz Simango são ALBUQUERQUES produto da CNE sob comando da Frelimo. Isto está provado.

Esperemos que os apoiantes do Daviz sejam também muito vigilantes.

Ntukulo disse...

Caro Refletindo,

Penso que já percebi o seu posicionamento em relação ao que aqui vem sendo debatido. Espero que também tenha me percebido o suficiente.
Ainda há muito ´pano pra manga`.
Vamos debatendo. É interessante trocar idéias consigo.
Pelo menos, trocamos idéias, apesar de partirmos de pressupontos diferentes. Vamos aprendendo uns com os outros.

Viva o debate de ideias!

Neto