Encontrei num portal um trabalho de Henrique Lopes que começa assim: "Maputo, a capital moçambicana, é uma cidade surpreendentemente viva, com uma imensidade de atractivos, desde uma vida cultural cada vez mais animada à agitação dos mercados de rua, onde o contacto com as gentes de Moçambique providencia uma mostra preciosa da hospitalidade local."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Não tenho a menor dúvida que Maputo é a melhor cidade do Mundo e desafio quem discordar de mim. Para mim, a beleza de uma cidade não está nos prédios, nos edifícios, nas casas, nas estradas, etc ainda que sejam um bem indispensáveis e necessário para o país. Não~. Não. Nada disso. A beleza de uma cidade está na cultura, na alegria do seu povo, na vontade de viver, mesmo de forma mais difícil, os moçambicanos em geral tem sabido transpor as suas dificuldades em festa. Tenho que concordar com o Engº Guterres, a cultura é a vacina mais importante contra as guerras. E tem toda a razão Guterres. Se o mundo todo trocasse os mísseis por uma cademia de arte, as armas nucleares por instrumentos de arte, acredita-se que o mundo teria graça.
Um abraço
Enviar um comentário