11 novembro 2008

Diário de campanha das eleições autárquicas em Moçambique (16)

Prossigamos.
1. Na cidade da Beira parece haver uma pausa nas agressões mútuas entre militantes da Frelimo e da Renamo. Mas a cerca de 20 quilómetros, no Dondo, as catanas entraram em cena. A propósito: o semanário Verdade apresentou na sua edição do dia 5 uma reportagem sobre os batacuios ou homens da catana, que criam terror na Beira (p. 9).
2. Escreve o "Notícias" de hoje que meio milhão (sic!) de pessoas esteve na Casa da Cultura na Beira reunido com o secretário da Mobilização e Propaganda da Frelimo, Edson Macuácua, que afirmou que as eleições já estavam ganhas, que os beirenses estavam fartos da gestão "danosa e dolosa" praticada por Daviz Simango e que "as pessoas já querem uma Beira para os beirenses". Enquanto isso, numa Beira já com vencedores decretados por Macuácua e com 21 detenções de pessoas acusadas de vandalismo, o candidato da Frelimo, Lourenço Bulha, parece ter-se transformado no mais ousado e populista dos concorrentes a edis no país: além de prometer a construção de caixões de distribuição gratuita e de uma escola secundária até à 12.ª classe, promete também a "redução do preço de pagamento de consumo de água potável dos fontanários". Ou vai ou racha.
1.ª adenda às 17:27: as paradas de Macuácua são muito altas, correndo sério risco de discrédito político. É evidente que não conhece a Beira. Acresce que Bulha tem sido prudente.
2. ª adenda às 20:50: prevejo uma dura batalha de fiscais, por exemplo em Beira, Mocímboa da Praia, Tete e Quelimane. Creio que, por exemplo, a equipa da Simango e a Renamo na Beira terão listas de contagem paralela muito rapidamente disponíveis.

8 comentários:

Reflectindo disse...

Estes senhores são muito mentirosos e forjam perigosamente números algo que me obrigou a registar no meu blog confrontando-lhes com dados.

Eu gostaria de saber donde vieram os mais de um milhão de jovens para a banja de Edson Macuacua na Beira, a saber que lá foram registados apenas 230 720 eleitores para estas eleicões?

É destas coisas que digo que é muito fácil ser político em Mocambique que noutros lados do mundo, pois a mentirem assim, estes senhores tinham que pagar caro.

Anónimo disse...

»» Provavelmente tenho andado distraída, só ontem me apercebi do "novo simbolo" do Blog: homens dos cinco continentes de mãos dadas.

»» Parabéns pela excelente ecolha.

»» Quanto às eleições ... como é possível tanto esbanjamento, ostentação ... quando crescem dia a dia os catadores de caixotes de lixo pelas cidades ... em Maputo é deprimente.

»» Tamanha falta de dignidade.
_______
Germana

Anónimo disse...

Caro amigo anonimo!
Dignidade neste pais ja nao existe, Quanto mais mentiroso fores melhor é. Repare que nestas eleicoes até se fazem promessas de caixoes e cemitérios. Achas que isso faz parte da dignidade? e ja imaginou uma sociedade que funciona sem impostos? é o que estamos a ser prometidos caso ganhem as eleicoes. Bem gostaria de viver numa sociedade destas em que o municipio faz tudo pelo municipe, nao serei conotado por caloteiro!!!!?

Anónimo disse...

Meio milhão de pessoas no comício da Frelimo na cidade da Beira? Quer com isso dizer que toda a cidade da Beira esteve lá, a calcular pelo número de habitantes da cidade!
Bulha, Bulha, Bulha: não abuse a pobreza dos "pacatos" beirenses!. Não é de caixões gratis que o povo precisa, mas sim de projetos de geração de empregos. Escola secundária pública não é da alçada do município, mas sim, do Estado, pois faz parte das políticas eduacionais do país. Até onde sei, não houve uma descentralização no campo da educação em Moçambique. Como as leis funcionam para uns, não me custa acreditar que estarei em face de uma nova página na história da educação pública em Moçambique!

umBhalane disse...

Mentir, ludibriar, enganar, trapacear, infelizmente, está colado à pele dos políticos, em todo o mundo.

Mas há algo que distingue os políticos - a sua inteligência, a sua intuição, a sua esperteza.

Meio milhão de pessoas num comício, só na China, Índia, e com muito esforço e aliciante mobilização.

Agora, numa cidade como a Beira, meio milhão de apoiantes num comício,

revela falta de inteligência, falta de esperteza,

falta de tudo o que deve enformar um político que espera demonstrar a mínima, a mínima, credibilidade.

Passa um atestado de burros aos Moçambicanos, e a mensagem que numa ditadura, os eleitores não contam para nada - são descartáveis – o que é verdade.

Aliás, TODOS sabemos que as eleições apenas se realizam, por imposição externa.

E que a Frelimo não as leva a sério.

Tecnicamente, quanto aos números avançados pela Frelimo, já concluí há muito tempo, que no mínimo se devem dividir por 10, no mínimo!

Anónimo disse...

Total da populacao da Beira 436.240 (100,0) 220.889 homens (50,6) e 215.351 mulheres (49,4). http://www.ine.gov.mz/censo2007/rp/pop07prov/sofala. Quo vadis Jornal Noticias!

Chagas disse...

Um dado a acrescentar é o Bulha ter afirmado que era um enviado de Deus pela sua posição cimeira nos boletins de Deus, por isso acredita que tem as eleições ganhas.

Anónimo disse...

Heresia social do Bulha