O Gemuce enviou-me vários trabalhos seus (que estou, como sabem, a postar aqui, numa série com o seu nome), entre os quais o que aqui apresento, por mim colocado hoje no "youtube". Trata-se do resultado de uma câmara de vídeo fixada em quem parte para e em quem vem da Catembe. Apreciem as roupas, os sapatos (reparem que as mulheres usam, regra geral, chinelos e sapatilhas, algumas vezes veremos sapatos de melhor qualidade), a forma de caminhar, os tipos sociais possíveis de descobrir, as capulanas, os sacos, as sacolas, os baldes,os tchovas, etc.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Fantástico! Parabéns ao artista Gemuce e ao sociólogo Carlos Serra!
Bom, sobre Gemuce não farei mais comentários, pois já os fiz em anterior postagem.Lindo!
Quanto a si caro Professor só me cabe dizer-lhe que continua com um olhar aguçado de homem interessado pelo estudo das coisas sociais e como jornalista continua sempre atento.
Do simples se faz estudo e do estudo se faz com que as nossas realidades sejam mais bem entendidas.
Força amigo! Ponha lá de novo os seus alunos a pensar e a descobrir novas formas de entender a sociedade...
Aissa( minha ex aluna do Curso de animadores sociais) se me lês, espero que isto te faça relembrar com algum carinho algumas das nossas observações/ estudos.
o k é k ele pretende demonstrar com isto?que existem varias classes sociais?que as pessoas caminham de forma diferente?olha que a aparencia iluda!
se calhar ele queria lhe mostrar que o maralhal anda no vácuo.
(Observador)
Enviar um comentário