20 fevereiro 2009

Moçambique não carece de massificação do ensino superior (defende João Mosca)

No semanário "Savana" desta semana: "Numa altura em que se assiste a uma massificação desenfreada do ensino superior no país – em parte devido à subordinação do ensino a objectivos políticos, como o combate à pobreza absoluta e a formação em maior quantidade possível -, João Mosca duvida que Moçambique necessite da massificação do ensino superior, mostrando que sociedades muito avançadas só agora estão ensaiando esse objectivo. O académico, formado em economia agrária, falava sexta-feira última em Oração de Sapiência na Universidade Politécnica em Maputo."

6 comentários:

umBhalane disse...

Caminho perigoso, esse da massificação do ensino, mormente do superior, mais exigente:

-dos alunos;
-dos formandos;
-do corpo docente.

Conheço um País onde as universidades nasceram (nasciam) como cogumelos!!!

A qualidade dos Professores passou a ser duvidosa, e Professores havia a todo o "speed" a correr de uma para outra universidade, ou politécnico, ou coisa que o valha...

Depois os alunos se formavam, com sacrifício dos Pais, e o mercado começou a rejeitar por falta de competência, aptidão de muitos "técnicos".

Fora muitas estórias acopladas ao fenómeno.

Mas têm canudo - em sociedade subdesenvolvidas, reverenciais, dá para ser chamado de Sr. Dr....

Agora, também sei que, por exemplo na RDCongo, se arranja um qualquer "canudo", é só escolher.

Depende do objectivo...

Questão de mola.

Unknown disse...

como e' poxivel construir-se algo a comexar pelo topo? que tipo de estudantes, docentes teremos? os mentores dessa infra-estrutura invertida usam cmo argumento a igualdade no acesso ao ensino superior cmo forma de combate a pobreza absoluta e de desenvolvimento, mas sera que estamos a desenvolver quando temos muinta gente formada? alias, antes disso para termos muinta gente cm o nivel superior temos antes de ter muinta gente cm o nivel basico,medio e tecnico..........

Anónimo disse...

O GOVERNO COM A SUA POLITICA DE MASSIFICAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR "DUMBANEGUIZAÇÃO" COMO MUITO BEM DIZ O DR. MOSCA, NADA MAIS ESTÁ FAZER SENÃO COLOCAR EM PERIGO O FUTURO DO PAIS. QUE PROFISSIONAIS TEREMOS DAQUI POR MAIS UNS ANOS? INDIVIDUOS COM DIPLOMA MAS SEM CONTEÚDO NOS SEUS CEREBROS QUE PERMITAM DAR O GRANDE SALTO PARA SAÍRMOS DA POBREZA E DA DEPENDENCIA. NÃO SERÁ O PETROLEO POR EXPLORAR NA BACIA DO ROVUMA, NÃO SERÁ O GAS DO BUZI, O OURO DE NIASSA E MANICA, AS PEDRAS PRECIOSAS DO BÁRUE, AS TERRAS FERTEIS DA ANGONIA E GURUE QUE NOS IRÃO TIRAR DA MISÉRIA MAS SIM A NOSSA INTELIGENCIA, A NOSSA CAPACIDADE DE TRANSFORMARMOS AS COISAS, O NOSSO CONHECIMENTO, A NOSSA PROFUNDA ERUDIÇÃO QUE NOS TRARÃO PARA OUTROS PATAMARES. SENHORES GOVERNANTES: PAREM E PENSEM.DEIXEM DE BRINCAR COM COISAS SÉRIAS. DA QUANTIDADE NÃO VIRÁ A QUALIDADE-ISSO NUNCA ACONTECEU.

Anónimo disse...

Aqui onde me encontro por exemplo, é chamado Sr.Dr. a quem realmente é cientista e não gato pingado.

Anónimo disse...

--> A sociedade tem que ser vista como um SISTEMA, conjunto de órgãos que devem funcionar com harmonia.

--> Não basta produzirmos fornadas de alunos com diferentes níveis de formação, bem ou mal preparados para a vida prática.

--> É IMPERIOSO que se criem condições para absorver essa mesma produção e dar-lhes condições médias de vida com dignidade.

 Porém, olho para as ruas de Maputo “alegradas” de alunos de diferentes níveis. Vejo-os disciplinadamente apanhar os chapas para as zonas de residência, maioritariamente nos subúrbios, e interrogo-me:

--> o que se está a fazer ao nível da habitação para acomodar esta juventude quando chegar a hora de, com formação secundária, média ou superior pretender, com toda a legitimidade, constituir Família e deixar as casas paternas? Que políticas temos ao nível da habitação, para acomodar tais “fornadas”.

--> Ouvi ontem numa das TV´s da nossa praça um intelectual, oriundo da luta de libertação, referir-se a Maputo como “a nossa bela capital, sim, talvez a mais bela do mundo”. A que bela cidade se referia? Certamente à cidade de cimento! Que novos bairros se fizeram nos últimos 34 anos para melhorar as condições de vida da grande maioria da nossa população e das novas gerações. Não só a nível de Maputo, como de todas as demais cidades, vilas e localidades do país?

--> Falta toda a INFRAESTRUTURA urbana e suburbana!

--> Num recente debate da TVM, Camal Júnior, referia com propriedade: Temos um Ministério de Obras Públicas e Habitação. O que fez até hoje sobre habitação? Que políticas? E dizia mais ou menos isto (cito de memória):

“a banca NÃO TEM linhas de crédito para habitação, MAS TEM linhas de crédito para viaturas, logo, quem tem alguma poupança e não tem acesso a linhas de crédito para habitação acaba por utilizá-las na compra de viatura: continua a viver na “palhota” com viatura à porta "

--> Na realidade, a falta de POLÍTICAS realistas, ao nível da EDUCAÇÃO e da Economia em geral, acaba por “FORÇAR” a inversão de prioridades: "exportando" imagens que tendem a identificar /ridicularizar África.

--> Decididamente, alguns dos nossos governantes pouco mais enxergam do que seus umbigos (provavelmente por terem os estômagos dilatados, a chamada CURVA DA PROSPERIDADE demasiado desenvolvida).

--> Não são capazes de ver a sociedade como um Sistema, onde, quando um órgão falha, se compromete a estabilidade do todo.

--> Fornadas de Licenciados SIM … e o resto? A qualidade do ensino, preparação para a vida prática, a habitação, etc., etc.

AM

Anónimo disse...

O PIOR DE TUDO É QUE OS NOSSOS GOVERNANTES( ALGUNS ) SÃO TEIMOSOS E ARROGANTES. NÃO SE DÃO AO TEMPO DE AUSCULTAREM A OPINIÃO PÚBLICA, OUVIREM DE FACTO A " VOZ DO POVO " E GOVERNAREM NO SENTIDO DE SATISFAZEREM OS ANSEIOS POPULARES-JÁ QUE FOI PARA ISSO QUE OS ELEGEMOS. GOVERNAM COMO SE ESTIVESSES NUMA GAIOLA SUSPENSA, LONGE DA REALIDADE. DAÍ A FALTA DE SENSIBILIDADE PARA COM OS PROBLEMAS DO ENSINO, DO BÁSICO AO SUPERIOR, DA HABITAÇÃO COMO BEM ESCREVEU O BLOGUISTA PRECEDENTE, TRANSPORTES,EMPREGO, POLITICA AGRICOLA CONSEQUENTE, ETC. Nós OUTROS VAMOS ESCREVENDO NOS BLOGUES NA VÃ ESPERANÇA DE QUE AS NOSSAS IDEIAS SEJAM UTEIS PARA QUEM GOVERNA, NÃO DIZEMOS QUE AS SIGAM , MAS QUE PELO MENOS LEIAM, PONDEREM E TIREM PROVEITO DO QUE ACHAREM BOM PARA O PAIS SE DESENVOLVER. É UMA EXPRESSÃO DE DEMOCRACIA O CIDADÃO SENTIR SE PARTE DOS PROBLEMAS E DAS SUAS SOLUÇÕES. INFELIZMENTE OS NOSSOS GOVERNANTES NÃO SE DÃO AO TEMPO DE LEREM E OUVIREM O QUE SE SIZ SOBRE OS PROBLEMAS DO PAIS, ACHO QUE METADE DELES NEM SEQUER DOMINAM AS NOVAS TECNOLOGIAS- GOVERNAM-NOS COM IDEIAS E TECNOLOGIAS DO PASSADO. ACORDEM!