20 fevereiro 2009

Reflexos da crise capitalista em Moçambique

Aqui, em São Paulo, onde me encontro, as manchetes dos jornais e da televisão são invariavelmente dedicadas à crise capitalista mundial e aos despedimentos de trabalhadores. Vejamos o nosso caso, Moçambique, através de um trabalho publicado no "Savana" desta semana.

6 comentários:

Joaqum Macanguisse disse...

Uma das estrategias usadas nestes paises para rduzir o efeito da crise foi diminuir salarios fabulosos dos dirigentes ,o Obama fez o congelamento dos ganhos dos seus colaboradores directos .a ser verdade ''e uma vergonha o que acabo de ver num comentario do "Mocambique para todos " -http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2008/10/companhia-rea-m.html ,

eis o extracto (por outro a LAM pratica um salário que é sem dúvida desmotivador e há um ... certo que o PCA receba mais do que toda a delegação Norte junta)fim da citacao

Anónimo disse...

Nós nunca seremos independentes emquanto continuarmos com esses torneios de pedido de esmola.Com tanto que Mocambique tem para ser auto-sustentável mesmo assim continuamos preocupados com investimento estrangeiro.É nisso que da quando um governo é formado por um bando de qualquer coisa.
Mingas

umBhalane disse...

Adoro um mundo plural.

Eu, por cá, gostaria imenso, demais, ver muito mais investimento estrangeiro no meu País, inclusive dos Moçambicanos.

Os Angolanos, "descobriram", perdão, palavra proibida, encontraram, acharam, o caminho do dinheiro para investir em Portugal.

Os Chineses já cá estão há muito tempo.

Bem-vindos sejam, venham muitos mais, e tragam muitos amigos também.

Muito dinheiro, mesmo.

País seguro, com mão de obra qualificada, clima ameno, brandos costumes, à entrada da Europa e saída de África, - a ordem é arbitrária -, que se pode exigir mais.

Apenas outra forma de ver o mundo.

Pode haver leões sem gazelas?

Anónimo disse...

Eu defendo que a Soberania de um país comeca quando este é auto-sustentável.Para um BOM entendedor basta poucas palavras.
Mingas

Anónimo disse...

umBhalane parece que você não vive neste planeta. Então você não vê o resultado da economia sul africana, zimbabweana etc? E se ouvesse la 90% de investimento interno/nacional? Com certeza a história seria outra.Voce é mais um do ISPU ou ISEG ou ISCTEM ou MRDA ou PRCARIA ném?
Pácio

umBhalane disse...

Sr. Pácio

Entendi tudo até às siglas que, confesso a minha ignorância, não entendo.

Agora, gostaria que me dissesse se o capital interno/nacional não foge também.

Como circula o dinheiro?

Porquê que em muitos países de todo o mundo, os detentores do dinheiro investem no estrangeiro.

Essá é minha constatação.

E já vi esse filme em vários países, deste planeta.

Garanto-lhe.

A essência do problema, o âmago da questão é outro.