11 fevereiro 2009

Africanas coisas boas em São Paulo







Hoje aproveitei ruar e avenidar (vamos lá, deixem-me neologizar a partir de rua e avenida) por esta enorme, bela e assimétrica São Paulo onde me encontro uma vez mais. É sempre para mim uma tortura chocar a cada momento com multidões, como cidadão abomino-as, como estudioso do social adoro-as. Então, depois de muitos e muitos metros ruando e avenidazando, encontrei, na Praça da República, uma loja com o nome Mãe África design. Olhem, ali há África, pela estatutária, pelas capulanas, por todo um mundo de vestuário, pelos livros e, também, por muito da arte de aeroporto. Mais tarde foi a vez da Companhia de Leitura, não fixei a rua, ali se bebe um belo café acompanhado de uma barrinha de chocolate (é como se estivesse em Paris, que tanto amo também) e ali há livros do nosso continente (Angola lá, mas não Moçambique, fiquei triste), ali - vejam lá - pude fumar o meu cachimbo sem o sombrio aviso do interdito e da lei. Fiquei a saber que dois exemplares do último livro de Nelson Mandela (cujo título ignoro) foram rapidamente vendidos. Obrigado a todos os que me deram explicações e obrigado ao simpático senhor do Companhia de Leitura que, tão afavelmente, me falou do Brasil e da sua alma africana e que irá ler esta postagem. Obrigado, igualmente, à gentil pessoa que me ajudou a tirar as fotos em epígrafe.

4 comentários:

Camila disse...

Carlos, você participará de algum evento como palestrante aqui em São Paulo ou está fazendo somente uma visita? Se for a primeira opção nos avise, caso seja possível ser ouvinte.
Abraços

Carlos Serra disse...

Farei visitas de trabalho ao IBCCRIM (farei uma intervenção aqui em Agosto, por ocasião do 15 seminário internacional) e ao NEV da USP.

Camila disse...

Ah o NEV, conheci um pessoal que trabalhava lá. Estudo ao lado na ECA.

Anónimo disse...

ruar e avenidar ? sabe, adorei estes seus neologismos. Acho que vou adopta-los ! lembro que um dia ouvi uma entrevista do escritor Antonio Tabucchi , meu nacional, na RTP, tinham-lhe perguntado quais as palavras que ele, como Italiano ,amava, na lingua portuguesa, e ele respondeu que adorava a palavra "engonhar". Eu adoptei logo ao istante, pois também amei muito, mas hoje quero adoptar ruar e avenidar.
Avenidar....a língua portuguesa às vezes faz sonhar, não faz?
Parabens pelo seu blog
Il Conte