17 fevereiro 2009

Oficina de limousines em Moçambique?

Reportou o "O País" que empresários chineses querem investir meio milhão de dólares numa "oficina de reparação de viaturas Limousines" em Moçambique. Sem dúvida, diz minha alma: um agudo sentido de combate à pobreza absoluta. Mas, já agora: alguém me sabe dizer qual a razão dessa oficina? Terá ela algo a ver com os casamentos classe média dos sábados e com a peregrinação ritualizada dos nubentes pelo Jardim dos Namorados na cidade de Maputo?

12 comentários:

Anónimo disse...

Sera que mocambique tem mercado para isso?

a unica vantagem que vejo é a dos postos de trabalho outra nao vejo.

Miguel disse...

hahahaha! não aguentei com a pergunta SR, DR.!!!

Anónimo disse...

Caro Xicoxa sem mercado... automaticamente não haverá postos de trabalho.
Mingas

Anónimo disse...

Huummmm obrigado pelo reparo Mingas.

Anónimo disse...

Caro Prof.
Os Chineses descobriram que o Mocambicano gosta de "se fazer" enquanto nao tem. Ha muitos casamentos e cortejos nupicias que se realizam em Maputo socorrendo-se de credito bancario. Aluga-se viaturas, saloes e o bom BIM ajuda a realizar o sonho. Duas horas depois o casal vai para a sua dependencia viver. Portanto, combatemos a pobreza em termos de horas. Uhhhhhmmm...alucinacoes.

Se a oficina para essas viaturas e instalada, temos que reconhecer que ha muito dinheiro a circular em Mocambique nas maos de pouco gente. O Mocambicano tem horror ao trabalho, mas gosta viva facil. Ahhhmmmm....o musico MC Roger la estara para abrilhantar a inauguracao da oficina......

umBhalane disse...

Eis um investimento que está a pôr os olhos em bico a muita gente!

Chinesices.

Anónimo disse...

Prof.
Se fizessem uma oficina de reparação dos Célebres Yutong(Machimbombos Chinesses), já pendurados seria mau?
Veja-se a crise de transportes na Cidade de Maputo e Matola????
Assim vamos combater a tal pobreza absuluta????
PS.O Governo Angolano esta a proibir as visistas de governantes aos outros paises derivado da crise mundial. E nós que Fazemos???????????

Anónimo disse...

Primeiro Mundo dentro do terceiro. Moçambicano gosta de ostentar é verdade que há muitos jovens que se endividam para casar para depois viverem em casa arrendada ou casa dos familiares.

Prof. será que não há possiblidade de negociar com os Chineses para investirem em outra coisa que tenha um efeito multiplicador de crescimento, será que não se pode dizer que o País não precisa dessa oficina agora e que tem outras prioridades ou não tem nenhuma prioridade?

Maxango

Anónimo disse...

Caro Anónimo

Gostava de perceber o que o Sr. pretende dizer com a frase abaixo:

PS.O Governo Angolano esta a proibir as visistas de governantes aos outros paises derivado da crise mundial.
Cremilde

Anónimo disse...

Alguem me disse que Lumosine deve ser compreendido como viaturas de turismo e nao necessariamente so os carros desta marca. Deve ser uma boa oportunidade de negocio pois muitos carros luxuosos, e nao sao poucos que existem sao repardos fora do Mocambique (incluindo os protocolares do Estado).

Anónimo disse...

Cremilde disse:
“PS.O Governo Angolano esta a proibir as visistas de governantes aos outros paises derivado da crise mundial.”

Cara Cremilde,
a RTP-Africa não para de publicitar a deslocação de José Eduardo dos Santos a Portugal, em principio será já em Março...esta proibição não lhe afecta? O curioso é que o JES não é homem de muitas deslocações ao estrangeiro, se realmente existisse essa proibição ele não teria problemas em cumpri-lo...acho que o Presidente tem de dar o exemplo.
Alias, a mama dos Santos é famosa no esbanjamento de dinheiros pelo exterior. Quem não se recorda das gordas gorjetas do Brazil...Nem tudo que é Angolano é bom.

Neste tipo de deslocações é preciso analisar a relação custo vs benefícios...por exemplo, há muito que critico as deslocações sucessivas das secretarias moçambicanas para Portugal e Brazil, as custas dos dinheiros das respectivas instituições. Viajam mais de 30 secretarias e não trazem nada de imprescindível para o crescimento económico de Moçambique.
Agora, se o Aiuba vai ao Japão e traz-nos alguns milhares de dólares, por mim deveria viajar todos os santos dias.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

umBhalane disse...

"...acho que o Presidente tem de dar o exemplo."

Um bom pensamento.

Uma boa máxima.

Em qualquer lado do mundo.