18 fevereiro 2009

Conferência nacional sobre criminalidade e sociedade

O Ministério da Justiça vai realizar nos dias 11 e 12 do próximo mês, na cidade de Maputo, uma Conferência Nacional sobre Criminalidade e Sociedade: o respeito pela vida humana. Uma das sessões da conferência será dedicada ao tema Violência colectiva (linchamento), ordem social e Estado de Direito, na qual deverei intervir. Espero dar mais pormenores logo que estiver em Maputo no início da próxima semana.

3 comentários:

Anónimo disse...

professor a conferencia estará aberta a sociedadde civil e a outros interessados?

Carlos Serra disse...

Só quando estiver em Maputo poderei dizer algo.

Anónimo disse...

Prof.
Seria bom que debatessem esta situação:
PGR investiga caso de agressão de uma jovem no Dia de São Valentim

A PROCURADORIA-GERAL da República (PGR), a nível da cidade de Maputo, já está a investigar o caso de um cidadão que é acusado de ter agredido violentamente a namorada, no passado dia 14, alegadamente por está manter uma relação amorosa com outra pessoa.Maputo, Quarta-Feira, 18 de Fevereiro de 2009:: Notícias
A vítima encontra-se a receber tratamentos numa unidade sanitária da cidade capital para onde foi levada depois de ter sido mantida em cativeiro pelo agressor, num hotel da praça.

Maria Supinho, do Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítima de Violência Doméstica, disse que a Polícia abriu ontem o auto de crime que foi entregue à PGR, entidade que deverá dar prosseguimento as investigações sobre o caso.

Ela afirmou que a partir de já cabe àquela instituição e ao Tribunal decidir sobre os passos a serem tomados com vista a se esclarecer o caso que chocou a sociedade, dada a brutalidade com que o acto foi perpetrado.

Informações da Polícia da República de Moçambique (PRM) indicam que esta ocorrência deu-se no passado dia 14 quando, por razões pouco claras, o agressor de nome S. Bila agrediu a namorada supostamente por esta manter uma outra relação.

Para além de violentar a parceira S. Bila agrediu o cidadão que se supõe ser a pessoa com quem a jovem mantinha outro relacionamento, inclusive chegando a ameaçar os seus familiares com uma arma de fogo.

A jovem, cujo nome e idade não foi possível apurar, teve que ser socorrida para os Serviços de Urgência do Hospital Central de Maputo (HCM) de onde foi retirada pelo namorado para lhe deixar em cativeiro num hotel da cidade.

Foi necessária a intervenção da PRM, através do Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítima de Violência Doméstica e da Liga dos Direitos Humanos para a ofendida ser reencaminhada ao hospital.

Entretanto, Maria Supinho disse que o seu gabinete vai continuar a acompanhar o caso bem como prestar assistência às vítimas através da disponibilização dos serviços de atendimento psicológos que vão ajudar estas pessoas a ultrapassarem o trauma.