28 fevereiro 2009

O que os Americanos escreveram sobre direitos humanos em Moçambique

Saiba o que os Americanos escreveram sobre nós em termos de direitos humanos para 2008, em relatório divulgado a 25 deste mês. Confira aqui.
Adenda a 01/03/09, 18:18: o jornalista da Agência de Informação de Moçambique, Paul Fauvet, escreveu o seguinte comentário, aqui.
Adenda a 02/03/09: leia o que Ericino de Salema escreveu, aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Será que os americanos têm autoridade moral para falarem de quem quer que seja?
É caso para dizer, cuidem de vós cuidem e logo se verá

Carlos Serra disse...

Adenda com texto de Paul Fauvet.

Anónimo disse...

Well done, Paul Fauvet.
This is my first time to fully agree with you over these issues.

Nos ultimos anos tenho estudado varios relatorios sobre Mocambique, particularmente aqueles que apresentam os rankings. Ha alguma coisa que nao bate bem neles. O jornalista Fauvet apresenta pontos validos, mas:

1. Pelo facto de USA,ser tambem demonio sobre Direitos Humanos e estar a considerar a situacao de Direitos Humanos como ma, ou pessima em Mocambique, nao nos retira a responsabilidade para avaliarmos, reconhecermos e melhorar as coisas. Mocambique deve ser melhor que os USA. Devemos ser os melhores. Se eles (USA) cometem barbaridades, do nosso lado procuremos fazer o bem. Por favor, vejamos o problema no contexto Mocambicano. O que de facto funciona? Ha informalizacao da justica em Mocambique.

2. Numero de populacao dos USA, China e Russia e vezes maior que o nosso. Os numeros que Fauvet apresenta tambem precisam de ser contextualizados. A justica nao deve estar em funcao de numeros. Mesmos os poucos (51) que Fauvet refere sobre Mocambique, nao deve justificar o desrespeito pela supremacia da lei.

Concordo com Fauvet mas a nossa justica deve ser melhor para nos e nao precisamos de compara-la com outras so por compara-las.

Sim Guantanamo esta em Cuba; nao esta mencionado no relatorio. Mas ca entre nos, as coisas estao em ordem em termos de Direitos Civis e Politicos? Geralmente nao gosto da "cantiga de direitos humanos". Podemos mudar a linguagem, mas os Direitos Civis e Politicos, esses sim.