Segundo o "Notícias" de hoje, mais dois indivíduos, havidos por cadastrados, foram linchados no fim-de-semana nas cidades da Beira e do Dondo, província de Sofala. Confira aqui. Com estas novas vítimas, eleva-se para 14 o número de linchados este ano, nos casos publicamente reportados. Recorde esta minha postagem aqui. Já agora, saiba que nos dias 11 e 12 de Março se realiza na cidade de Maputo a Conferência nacional sobre criminalidade e sociedade.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Mas afinal há ou não pena de morte no nosso País?
Os linchamentos são um fenómeno bem mais complicado que que pensamos. Ou bem mais simples...Abraço.
Professor,
O Senhor anda há mais de de uma década a estudar o fenómeno, tem diversas publicações sobre o assunto. Tem agendadas novas abordagens do tema em Conferências no País e no Brasil.
--> Não é ainda possível fazer uma síntese sobre:
(i) quais as principais CAUSAS deste fenómeno?
(ii) quais as medidas essenciais que o governo deve tomar para eliminar o fenómeno ?
AM
Há menos de uma década: dois anos. Sugiro-lhe que leia o livro sobre linchamentos recentemente editado. O segundo sairá este ano.
Muito obrigado pela referência bibliográfica.
As minhas desculpas pela referência a uma década de estudo. Erradamente, associei ao tema "infra-estruturas sociais, crenças e boatos" a que se referiu na postagem de 20Fev09 (comentário ao editorial do Domingo).
Um abraço,
AM
Enviar um comentário