20 fevereiro 2009

Nacionalismo moçambicano vs política externa da Frelimo

3 comentários:

Anónimo disse...

interessante quando se procura saber a frelimo e suas politicas regionalista de desenvolvimento e agora ano de Mondlane sem Simango, o vice presidente.
Vamos esperar para ver Aeroporto de Maputo com nome Mondlane e ponte sobre Chimuára/Zambeze com Urias Simango.
Moçambique para todos e multipartidarismo com liberdade de expressão e democracia.

Reflectindo disse...

Obrigado Prof. Serra por compartilhar connosco este valioso texto em que extraio o seguinte:

há evidências de postulados da época de partido único, que prevaleceram no pós-monopartidarismo. Por exemplo, a subelevação da figura do Presidente (ultra-presidencialismo) e a excessiva obsessão politica; isto é, o Presidente é aclamado e tido como Deus todo poderoso; ele é omnipotente e omnipresente, mesmo em foras específicos, como demonstraremos depois.

Anónimo disse...

Caros/as,

O ISRI apesar de ser uma "escola" por excelencia do Partido Frelimo, produz muitos criticos. Ja repararam que muitos dos jovens que se "aventuram" com irreverencia na escrita pelos jornais provem do ISRI.

Mundiara, parabens pela coragem de dizer as coisas como sao. O ISRI nao nos atrofiou como muitos acreditam ao nos apelidar de "espioes".

Mas uma coisa ai! Misturaste os assuntos Mundiara: politica externa dos 196???-1974; 1975-1990?? Poderias nos dar dicas sobre politica durante a economia de guera (1977-1991). Mocambique ainda nao tem Politica Externa como um documento escrito que possa ser consultado. O que vem na Constituicao sao apenas linhas e principios constitucionais sobre a politica e nao propriamente a politica externa.

Ao afirmares, cito que a "politica externa de Mocambique considera-se paria", resvalas num erro. Nao a vejo como paria, mas que e feita duma forma Ad hoc. Nao a temos escrita em nenhum sitio. Procurei-a em Dezembro 2008 no MINEC. Nao existe em documento (lei, por ser orientacao estadual)

Forca Mundiara.