01 fevereiro 2009

Sérgio Vieira e o Zimbabwe

Da habitual crónica aos domingos no semanário "Domingo" de Sérgio Vieira: "(...) dum país em que duas forças se afrontam, uma delas indiscutivelmente com a maioria do voto, o MDC e outra que recusa tirar todas as consequências da sua derrota eleitoral nas legislativas. Provavelmente, Morgan Tsvangirai cometeu um erro ao retirar-se da eleição presidencial, por considerar que as suas detenções e espancamentos, assim como de colegas, inviabilizaram o processo, que se queria livre, justo e sem intimidações. A retirada agravou o impasse porque, face ao vazio de poder, o Presidente Mugabe fez-se eleger." - Vieira considera que apenas a persuasão externa (e não a força ou a ameaça militar) pode ajudar a resolver as dificuldades do Zimbabwe (p. 5).
Observação: o ano passado escrevi aqui o seguinte: "Creio que Sérgio tem sido o único homem da Frelimo a criticar, publicamente, quer a violência do regime de Mugabe no Zimbabwe quer a farsa da segunda volta da eleição presidencial de 27 de Junho." Recorde a sua posição a 20 de Julho de 2008, depois de Edson Macuácua ter surgido a dizer que "Na primeira oportunidade congratulámos a ZANU-FP [pela vitória de Robert Mugabe na segunda volta das eleições presidenciais zimbabuenas]".

5 comentários:

umBhalane disse...

"Vieira considera que apenas a persuasão externa (e não a força ou a ameaça militar) pode ajudar a resolver as dificuldades do Zimbabwe"

UTOPIA?

CALCULISMO, ESTRATÉGIA.

Anónimo disse...

No seu PS Vieira faz uma curiosa referência a OBAMA:

"Lembro, finalmente, que os EUA não elegeram um Pai Natal para a África, mas um dirigente que melhore assegure os interesses do seu povo e Estado"

Anónimo disse...

Honra ao Camarada Sérgio

Anónimo disse...

E uma vergonha que a restante classe politica, quer a nivel nacional e regional se mantenha de bico bem fechadinho. E triste mesmo, isso demostra o tipo de lideranca que temos.

Unknown disse...

Sergio Viera como outros camaradas dos tempos pertecem a ala dos sensatos que a verdade lhes pesa mais que a farsa, mentira.

É que Mugabe pode ter razão para a sua política agrária mas eleições! ele perdeu... só essa é a única verdade quem gosta dele que o diga.