13 fevereiro 2009

Blogosfera

Com o título "Vamos ter um quinto poder?", Jafar Buana escreveu no "Notícias" de hoje sobre a blogosfera e apontou alguns problemas. Eis o parágrafo final: "E, cá entre nós, assiste-se por via da internet, espectacularmente, um desfile de imoralidades, plágios e invasões à privacidade das pessoas, sem que isso represente uma preocupação. E perguntar-se-ia: quanto material académico ou intelectual do Dr. Carlos Serra, por exemplo, (creio sem uso autorizado dele) e de outros bloguistas, já circulou furtivamente em sites individuais ou informais, por um simples capricho? Acredito que tanto."
Adenda às 21:04 do dia 13 em São Paulo, 1:04 do dia 14 em Maputo: a conclusão do trabalho está aqui.

8 comentários:

Anónimo disse...

Esta eh a nova era. Era da Informacao. Era de discutir ideias. Era de liberdade de Informacao. Era do IT. Era de questionamento. Era de disseminacao de pensamento e o seu debate.

Ao Buana, pode-se render desde ja. Se nao consegue a pedelada pode render-se mesmo. A era da Informacao veio para estar, enquanto der. Ate o proprio governo se preocupa em levar a internet ate ao distrito e la o que se ira ver. Claro, os pensamentos dos Dr. Serra, seus manuscritos, diarios etc.

De recordar ao Buana que na internet ha sim responsabilizacao dos autores de cada infraccao. Que fique sossegado ele.

Unknown disse...

Professor, o JAFAR BUANA emitiu uma opinião so não sei como é que ele pensa que pode regular isso? e depois, o blogsfera é um meio de comunicação pelomenos menos vítima da censura. Este País está numa situação em que as autoridades podem tomar medidas que perigam a vida do cidadão sem que este pelomenos consiga dizer "nhandayeyo" sobre tudo quando se trata de dizer que o dirigente x ou y é responsável pelos males que assolam a sociedade ou a comunidade x.

Quanto á plágios, o Dr. Carlos serra é um vítima recente porque o Karl Marx já foi acusado de plagiar obras do A. Smith! para dizer que não é o blogsfera que proporciona isso. Eu também acho que é difícil ouvir o que não gostaria de ouvir sobre tudo quando é a verdade, esse é o mal da Blogsfera! abraços.

micas disse...

Será que é necessário aparecer uma entidade reguladora para por cobro a isso?

Não seria mais simples que cada bloguista assumisse os seus deveres? Onde está o civismo e a ética? Ou será que que isto passou de moda?

Vá lá....

Magus DeLirio disse...

Concordo com o Jafar Buana mas, se tivessemos q ir pela autorização muitos assuntos ficariam por discutir. Aquilo q se considera plágio tem o seu lado positivo. Ñ seria melhor vermos as coisas desse lado?

Anónimo disse...

É sempre mais fácil criticar os marxistas e leninistas.
Nao vi, nesse espaço, nenhum bloguista a fazer alusão ao facto de deputados da Renamo terem sido interceptados transportados pessoas que nao se recensearam em Nacala...não é especulação, mas sim um facto.
Acusamos o noticias ou domingo de ser demasiadamente parcial, afinal somos iguais.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Bom, eu ainda não entendo do que Jafar Buana fala e qual é a sua preocupação. A preocupação do Buana é profissional ou política? Está ele preocupado por ver cada vez mais muitos a exporem as suas ideias em sítios livres? Por ver muitos cada vez mais independentes do tal 4.o poder?

O que se considera de plágio? Uso de palavras? Logos? Imagens? Textos sem referências? É plágio tudo o que é cópia? Quando é que o plágio é nocivo? Presssinto alguma confusão de tudo isto embora eu não sabia se plágio é o que mais preocupa ao Buana.

Para mim, não me preocupa lá tanto se alguém copia o meu texto desde que isso não seja para me prejudicar, fins académicos ou comerciais. E fins comerciais não acredito passarem-se pelos bloguistas, mas antes pelo contrário estes é que são alvos, quando alguns jornalistas passeiam pelos blogs e tiram artigos inteirinhos para editoria dos seus jornais. Há evidência disso. Alguém fez isso para o Jonathan McCharty, no Desenvolver Moçambique.

Mas isto não tem sido apenas nos blogs, pois já há anos alguém queixou-se de tal acto no fórum de imensis e normalmente os textos têm sido publicados nos jornais.

Não acho necessário preocupar-se no sentido de se querer reduzir a possibilidade de cada um puder se expressar. Mesmo quem copia um comentário tem vontade de debater, talvez naquela altura lhe tenham faltado palavras e optou em usar as de outrem. Um dia ele dominará a expressão.

Não acho necessário estar-se preocupado no sentido de evitar-se publicar trabalhos científicos na internet. A fazer-se isso, está-se a criar dificuldades aos estudantes, ao mundo. Muitas universidades no mundo desenvolvido publicam-se teses de defesa, por exemplo, em websites. Isso apesar de não se estar seguro que uma tese defendida nos EUA não seja plagiada em Tanzania, por exemplo.

Há uma coisa também a ter-se em conta. Os mais vítimas no uso dos seus trabalhos são estudantes, geralmente, os dos cursos de mestrado e doutoramento. Os trabalhos de alguns destes são usados pelos seus tutores sem os referir.

Ao contrário do que Jafar Buana sugere, sou da opinião que deviam-se estimular ainda mais concidadãos a criarem blogs nem seja para publicar textos doutros porque pelo menos eles publicarão o que leram e gostaram. Vamos usufruir a tecnologia de informação! Vamos facilitar a muitos criando um espaço vasto para expressão.

Para já, congratulo o O País, o Savana e outros jornais com espaço para comentários às notícias e outros artigos. É isso que convida a mais moçambicanos à leitura. Isso mesmo que fazemos na blogsfera.

Anónimo disse...

Jafar Buana é jornalista, porta-voz do Ministério do Trabalho e secretário do Sindicato Nacional de Jornalistas em Nampula. Acho que um sério jornalista deve ser imparcial em relação a blogosfera, porque a imparcialidade e a objectividade são os pilares da profissão. Abordar sobre temas quentes na blogosfera é “preocupante do ponto de vista de nomenclatura”, escreveu Buana. O auto-proclamado “apóstolo da moral” lamentou a deterioração da mesma, a falta de regras (supostamente de uma lei mundial de imprensa) e a “incontrolada liberdade” bem como uma “conspiração” contra os legalmente estabelecidos media tradicionais. Com outras palavras, quem não serve como um instrumento passivo nas mãos das autoridades e quem incomoda o poder é perigoso. E quem se preocupe com a elaboração e divulgação livre de informações na blogosfera é um agente da conspiração mundial contra a sagrada Comunicação Social do Estado. Uma imprensa pública corrompida, que esta sempre disposta servir as politicas da nossa nomenclatura, se necessário com a descriminarão e intimidação dos bloggistas. Isso é um gravíssimo atentado à liberdade de expressão na Internet e o jornalismo cidadão. Também um ataque aos leitores da blogosfera. Para desviar a atenção do público das verdadeiras razões pelo declino da imprensa pública em Moçambique: as questões económicas. Com a globalização a nossa imprensa pública perdeu para sempre seu espaço privilegiado bem como muitos assinantes e leitores. Porque muitos daqueles que hoje lamentam a expansão da blogosfera não cumpriam as exigências mínimas de actualidade, qualidade e profissionalismo. Repressão contra autores e utilizadores inconvenientes do ciberespaço não é uma solução. Filtragem e censura não são remédios adequados contra a “incontrolada liberdade” dos blogueiros apaixonados ou ciberdissidentes. Porque na batalha de opiniões reina a vontade do cidadão, a vontade de uma sociedade cada vez mais informatizada. Por isso a blogosfera continuará a desafiar ditaduras e regimes opressores, apesar de todas as tácticas de intimidação. Viva a liberdade de opinião! Viva a blogosfera!

Um abraço
Oxalá

Reflectindo disse...

Boa ajuda, caro Oxalá. Assim percebo o que preocupa a Jafar Buana. É preocupante para ele que na blogsfera podemos discutir por exemplo sobre os pronunciamentos de Aiuba Cuereneia em Nacala quando o Buana só batia palmas.