25 fevereiro 2009

Moçambique no "International Property Rights Index" - relatório 2009


Consulte o relatório da organização acima indicada, no qual o nosso país aparece em 82.° lugar entre 115 países a nível mundial e em 11.° entre 21 países a nível regional. Aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.

5 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

o presidente da republica, disse hoje no encerramento da sessao do conselho de ministros, que o executivo devria ser mais criativo.
entao ai vai,... contribuicao,
- se mocambique pretende usar a criatividade como recurso, deve entao criar condicoes para tal, pois a criatividade custa caro, ecarece de financiamento e proteccao.
"e exactamente ai, onde mocambique tem o mais fraco desempenho de performance: easy loan access 2.0 em 103 lugar e IP rigts protection com 2.7 em 101 lugar.

portanto, sem acesso ao credito e sem proteccao de Intellectual Property, a criatividade nao tem espaco. e como tal nao pode contribuir para o desenvolvimento do pais.

bastariam politicas claras de financiamento 'a criatividade e devida proteccao para que os resultados BRILHANTES acontecessem.

Cumprimentos
Abdul Karim

Anónimo disse...

Caro Prof. Serra,

Dei uma rapida olhadela aos tres reports do International Property Rights (IPR). Ha pontos que os leitores precisam prestar atencao:

1. Margem de erros que os autores nao falam (na sessao de limitacoes). Claro, reconhecem que vao melhorando o Index;

2. A correlacao de erros a partir das fontes esta omitida. Minimizam o assunto. Prof. Daniel Kaufmann, o economista que criou os conhecidos Worldwide Governance Indicators (WGI) (referido no International Property Rights (IPR) por World Bank's Institute Governance Matters.

3. As fontes. Embora o IPR divulga a fonte (certamente dados agregados), nao constitue verdade que as fontes sejam abertas. Esse e o caso da construcao do compacto World Bank's Institute Governance Matters. So sabemos dados agregados mas nao se conhece as fontes.

Por isso, os leitores precisam considerar isso quando olham para o ranking para Mocambique ou outro pais qualquer. Verifiquem por exemplo, quantos paises usaram em 2006, 2007 e 2009? O numero nao e o mesmo. Sobre Political Stability e Corruption, o IPR retira do WGI. Portanto retiraram no well constructed composite, mas contestado academicamente. Pelos menos cientistas politicos e sociologos nao concordam com a metodologia adoptada. Nesse relatorio acrescentam Rule of Law, tambem retirado do WGI. Esse dado e WGI retira Freedom House. Os resultados que recebemos vem de longe. De erro em erro, de duvidas em duvidas; de tentativas de tentativas. There is no accuracy. Portanto as avaliacoes nao sao sistematicas. Usam um numero de paises, uns indicadores num ano, mas num outro mudam quasem tudo, mas mantem o discurso.

Apenas, chamo essa atencao, para os leitores nao olhar nos rankings e concluir Mocambique como o pior dos piores pois esses numeros podem nao nos dizer absolutamente nada.

A engenharia economicista de quantificar conceitos abstratos e o que esta a dar. Profs. consultores ganham muita mola com isso. Sim, temos sempre problema e alguem precisa de vir e resolver

Anónimo disse...

Professor,

a minha analise tem um erro... o easy laon se refere ao credito habitacional.

ainda assim, ... a enexistencia de financiamento 'a criatividade nao melhora as coisas.

Cumprimentos
Abdul Karim

Carlos Serra disse...

Obrigado pelas contribuições. Vamos aguardar outras.Abraço.

Anónimo disse...

Caro Abdul Karim,

1. Compreendo o seu ponto de vista: valorização da “ideia de projecto” como capital financeiro, equiparado a comparticipação (fundos próprios) para a obtenção de empréstimos bancários, essenciais para o desenvolvimento.

2. Porém, com a turbulência dos mercados financeiros a nível internacional, a hipótese de financiamento com base em Activos Intangíveis, como os que refere (criatividade /ideias) parece-me longínqua. Nos próximos tempos, a Banca vai exigir, cada vez mais, garantias reais de fácil conversão em liquidez.

3. O Banco Central tem como Missão garantir a estabilidade do Metical, e tem cumprido.

 Falta-nos uma Instituição preocupada com linhas de crédito para o financiamento da economia real (pequenas e medias empresas em particular)

 Os actuais Bancos preferem aplicar as disponibilidades (suas e dos clientes) no financiamento do Tesouro. Compra de bilhetes do tesouro, sem risco e taxa de juro confortavelmente acima da inflação.

AM