21 novembro 2008

Renamo impugna resultados na Zambézia

A Renamo apresentou hoje em Quelimane um documento no qual afirma que o seu partido não reconhece os resultados das eleições realizadas em cinco autarquias da província da Zambézia por, segundo um seu porta-voz, terem sido marcadas por irregularidades antes e depois da realização. Quais as irregularidades? As seguintes, segundo o porta-voz: (1) recrutamento de antigos combatentes sediados em Licuári para votarem na Frelimo; (2) recrutamento de pessoas de círculos vizinhos das autarquias igualmente para votarem nesse partido. Um porta-voz da Frelimo na província refutou as alegações (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30).
Adenda 1 às 00:27 de 22/11/08: segundo o "Notícias" de hoje, a Renamo não reconhece também os resultados em Montepuez e reclama nova votação. Confira aqui.
Adenda 2 às 20:13 de 22/11/08: o candidato da Renamo em Pemba afirmou hoje à Rádio Moçambique que não reconhecia a sua pesada derrota (cerca de 300 votos) face ao candidato da Frelimo (cerca de oito mil votos), pois, segundo ele, a Frelimo recrutou antigos combatentes para impedirem os jovens de votarem nele. Acrescentou que iria apresentar recurso (noticiário das 19:30).

7 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Onde arranja forças para manter este blog sempre vivo e ainda por cima dar aulas e escrever livros???

Carlos Serra disse...

Bom fim-de-semana, Sara!

Anónimo disse...

"Onde arranja forças para manter este blog sempre vivo e ainda por cima dar aulas e escrever livros???"


hehehehehehehehe


outro dia (com os meus botões) FIZ A MESMA PERGUNTA.

PROF. Serra!! sugeria que recrutasse alguns colaboradores para Oficina, não acha? Tipos fixes- FREE-LANCER´S....




BOM FIM DE SEMANA!





Carlos Magno
________________________
tugga_carlosmagno@live.com

A IMPARCIALIDADE É UM ESTADO D´ALMA

umBhalane disse...

Embondeiro é assim mesmo.

Fazer o quê!

Nelson disse...

Sara, Carlos MAgno. Pensei eu que fosse o unico que me fazia essa pergunta. Thanks Umbhalane pela resposta. Bom Final de semana para todos. Abracos do Chitengo(Gorongosa)

Reflectindo disse...

Caros zambezianos, até pode ter havido isso que vocês alegam, mas o que ajuda fazer isso agora?

Fraude eleitoral sobretudo praticada um partido governamental, nao comeca no dia da votacão. Nesse dia, é só o cúmulo e que evitando-se escândalo pode não ocorrer nada. Como a Fraude não comeca nesse dia, a vigilância não deve comecar no dia da votacão. Para mim, a fraude eleitoral em todo o país comecou quando a Renamo preteriu Daviz Simango... Em todo o lado não se mostrou que estava-se de OLHO...

Infelizmente, houve candidatos da Renamo que falaram muito mal de Daviz Simango, achando que a sua "expulsão" tinha razão de ser. Embora esses candidatos sejam pessoas suficientemente informadas, nem se preocuparam em ver que havia violacão dos estatutos do partido, e, eu pergunto porquê e como?

Deixem-me dizer que há uma coisa que vocês aí deviam não ter permitido, fazer-se da Zambézia o centro de execucões políticas.

Anónimo disse...

Para mim esses argumentos agora apresentados pela RENAMO são apenas desculpa de mau pagador pq a RENAMO do nosso desorganizador tão nada menos carismático Afonso Dlakhama teve tempo suficiente para organizar-se para estas eleições mas sempre que o seu líder ou um dos "miúdos" proximos do dele vinham a público metiam o pé na possa onde tudo que lhes saia da boca arrepiava qualquer um perante tamanha burrice, A RENAMO teve várias oportunidades para mostrar que é um partido maduro e democrata mas conseguiu mostrar o contrário, a quem eles acham que têm capacidade de governar se nem a eles próprios conseguem?
Que candidato da RENAMO apresentou um manifesto eleitoral com pés e cabeça? tenho muita pena dos intelectuais que ainda teimam em prestar vassalagem a A. Dlakhama num autentico lambe botismo, só que parece-me que estão a lamber as botas a pessoa errada.
A RENAMO vai atravessar agora uma fase onde tem que decidir se desaparace ou continua, mas para continuar tem que mudar a liderança,
Deviz deu uma grande lição a Dlakhama, e se esse senhor não aprende com esta nunca mais vai aprender pq até já é alvo de desprezo no seio das suas bases senão não teria perdido nos sítios onde outrora governava.
Sobre a alegada fraude por votos de indivíduos provenientes de outros locais! Saberá Dlakhama e os seu "miudo" quanto é que se precisa de mobilizar em termos de transporte para transportar essas pessoas? pq não estariamos a falar de 100 pessoas mas sim de milhares pq afinal são eleições em zonas com mais de 20.000 habitantes onde para contrariar os numeros seriam necessárias muitas pessoas.
POR FAVOR SENHORES DA RENAMO CRESÇAM E APAREÇAM QUE JÀ ESTAMOS CANSADOS DO MESMO DISCO! TRABALHEM MEUS SENHORES