16 janeiro 2008

Fukuyama gosta de Obama


A história acabou, o reino é do capitalimo, viva a liberdade - esta a posição de Francis Fukuyama (foto do meio) (La fin de l´histoire et le dernier homme. Paris: Flammarion, 1992, 542 pp., rosto da obra em inglês na foto da direita), politólogo americano conservador e ex-conselheiro do Departamento de Estado norte-americano. E que mais? O que há mais é que ele deu uma entrevista e disse que gostava do candidato presidencial norte-americano Barack Obama (foto à esquerda). Confira aqui em espanhol (obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência).
Entretanto, quem não gosta nada quer de Obama quer de Hilary Clinton é o francês Philippe Nadouce, que chama clones a ambos e mostra os pesos pesados que os apoiam, a saber: Obama (Zbigniew Brzezinski, ex-conselheiro do presidente Carter para a Segurança Nacional; Richard Clarke, grande especialista do contraterrorismo americano; e Denis Ross, ex-negociador no Oriente); Hilary (as personagens mais importantes do gabinete do seu marido e ex-presidente Bill Clinton: Madeleine Albright, ex-secretária de Estado; Samuel Berger, ex-membro da Segurança Nacional; e Richard Holbrooke, ex-embaixador americano nas Nações Unidas. Segundo Nadouce, os conselheiros de ambos os candidatos fazem parte dos grupos "pro-establishment", fortemente inclinados às políticas intervencionistas. Confira aqui em espanhol e aqui o original em francês.
"Nem todos os dias um grupo de milionários expressa de repente a sua grande preocupação pelo bem-estar dos trabalhadores e pelos pobres e promete uma "mudança" para melhorar a vida dos menos afortunados" - eis o início de uma dura crítica de David Brooks ao milionarismo presidencial americano, no qual destaca que (citando o The New Yorker) o mais pobre dos candidatos é Barack Obama, apenas com um pouco mais de um milhão de dólares como fortuna pessoal. Confira aqui em espanhol.
Nota: não receio colocar aqui aquilo que põe em causa a minha aderência a Obama desde Janeiro do ano passado.
Pedido: peço a todos os leitores que usarem material deste blogue o favor de citarem a fonte. No caso vertente: este é o primeiro trabalho colocado na net em português que associa as informação das fontes nele referidas. Muito obrigado.

Sem comentários: