19 junho 2008

O big man do Uganda descrito por Fábio Zanini

O jornalista brasileiro Fábio Zanini (imagem à direita) - já uma vez referido neste diário - tem uma postagem no seu blogue no qual descreve o big man: "KAMPALA (UGANDA) – (...) Ontem eu andava de táxi numa avenida de Kampala quando o motorista abruptamente jogou o carro quase na calçada. Vendo minha cara de assustado, apontou para uma caravana que pedia passagem. “Big Man”, explicou. Era um Big Man sendo transportado. Contei meia dúzia de veículos, dois deles com vidro fumê, além de um carregando alguns soldados, dirigindo em alta velocidade pelo centro congestionado, buzinando para que abrissem caminho. O Big Man é uma realidade em praticamente toda a África." Leia o resto aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, por me ter chamado a atenção para a postagem.
Pergunta: o que acham desta descrição do Fábio? Há big men em Moçambique?

24 comentários:

micas disse...

Oh, Professor! isso é lá pergunta que se faça...
Claro que há big men em todo o lado e cada vez mais. O caricato da situação é que esses bigs...estão cada vez mais "piquenos", Graças a Deus e a todos os orixás

Nelson disse...

Um dos comentários no blog diz ser coisa do terceiro mundo.

Anónimo disse...

Há big mans sim.
Nini, Anibalzinho, Dudu, PR, PGR, PM, PTA e Companhia, todos estes quando passam tudo para.

Anónimo disse...

Parabéns por este seu espaço, cuja visita diária não dispenso.

Gosto mais de reflectir do que comentar, mas decidi participar neste post, para partilhar uma experiência pessoal.

Há algum tempo atrás, de férias nesse País maravilhoso, estava no Nautilus com uns amigos moçambicanos, quando assisti a uma cena igualzinha: motas da policia a parar o trânsito, carro da policia, viaturas oficiais com vidros fumados, jipe com tropa armada, etc, etc.

Passados uns dias presenciei mais situações destas, com maior ou menor aparato, de acordo, digo eu,com o status da personagem.

No entanto, para os que não sabem ou não se lembram, o mesmo aconteceu em Portugal, após a revolução e durante a década de 80, em que alguns políticos se deslocavam exactamente desta maneira, sendo que o maior aparato era sempre quando passava Mário Soares.

Abraço desde Portugal

Anónimo disse...

Se me permitem uma questão: na terra do Zanini,o Lula da Silava, segue as filas de trânsito e anda sem guarnição (vistosa ou camuflada)?

Na terra do Zanini os altos dignatários do Estado, os titulares dos órgãos de soberania, andam em carrapaus que nem o meu (sem o vidro traseiro graças a uma árvore podre que caiu sobre o meu carro sem que, nem a seguradora, nem a equipe do Edil Comiche se responsabilizem pelo estrago), de vidros abertos, acenando para os pedestres, comendo amendoins ou lendo jornal enquanto o trânsito não avança?

Fazendo uma busca pela net vamos descobrir que no Brasil circulam tantos helicópeteros que, não só servem os magnatas locais, como as elites governativas.

Pergunto não existem BIG MENS no Brasil? Porque questionar o aparato de segurança dos nossos presidentes/dirigentes (africanos) quando o mesmo ou pior acontece na própria terra do Zanini?

Desculpem esta interpelação pode ser da pequenez e da ignorância típica dos homens mas, qual é o mérito desta interpelação? O que é que nos diferencia dos demais países em termos de aparato à passagem dos altos dignatários do Estado, os tais Big Men?

Jonathan McCharty disse...

Vi o blog do Zanini e tem la' coisas interessantes! Mas depois de outro "post" (neste blog) de uma brasileira referindo "zoologicamente as etnias sul-africanas", comeco a notar por parte dos escribas brasileiros, um padrao comum de "desprezo" pela forma como abordam as questoes africanas! Este e' um continente ainda cheio de mazelas (ninguem contesta isso), que precisam de ser nao so' apontadas, mas tambem indicadas solucoes, mas e' fundamental que tudo isso se faca com respeito! Africa nao e' uma selva!! (Nota: nao estou a falar necessariamente desta postagem dos BIG MEN).

umBhalane disse...

Olho vivo, Nelson.

Não estou a defender ninguém, até porque não conheço, nem tenho quaisquer interesses.

Mas, tudo é relativo.

Para mim, 3º mundo não é geográfico: é cultural, comportamental, educacional, essencialmente.

"Desenvolvimento" não é tudo.

E depois há desenvolvimento, e "desenvolvimento".

Em 1979 quando fui obrigado a deixar Moçambique, ao chegar a Portugal, pensei ter desembarcado na Europa, coisa mítica para quem nunca tinha saído de Moçambique.

Aprendi, e vi, à minha custa, que afinal tinha desembarcado no norte de África, sem ofensa.

Tudo é relativo.

Desconte.

Anónimo disse...

Esta postagem virou Brasil XMoçambique, MoçambiqueXPortugal.
E afinal, que acham dos big men?

Anónimo disse...

Comentar sim! mas deixar que outros matem o seu sonho por teorias ridiculas de redescobrir africa como se nao tivessem os mesmos problemas ou ate piores, isso nao!
Os Big Man brasileiros dao show de bola aos nossos,os big man brasileiros andam de helicopteros, carros a prova de bala, etc, portanto nao venham com essa de que so acontece em africa

Unknown disse...

Bom dia Professor!

Em Moçambique há Big Man sim. e daí! é uma caracteristica quase que universal das sociedades nos estados.

Tenho visto em filmes americanos repito americanos e europeus quando querem mostrarem uma cena catástrófica o exemplo é África e o negro! temos que começar a repudiar esses tipos de coisas. que coisa!...

pensa comigo

Anónimo disse...

Estou espantado! Estes comentários são uma auténtica revolução!

Obed L. Khan

Nelson disse...

Ironia ou não caro Obed?

Anónimo disse...

Não, Nelson. Gostei, de verdade, dos comentários frescos que encontrei aqui.

Obed L. Khan

Anónimo disse...

Isto está mesmo a virar um abuso. Os brasileiros vêm cá e para justificar a mola que cá os trás escrevem sobre "zoológicos" contestam as escoltas dos nossos presidentes (como se o lula andasse de chapa em brasília) etc., e cá na terra, o ilustre Dr. Serra (recém regressado do Brasil) dá o seu show amplificando este género de baboseiras.

Essa é a razão disto caro Obed. E como se não bastasse quem ateia o fogo se esconde, fingindo que nada se passa, como é costume. É como se viesse aqui e dissesse. "POIS É, SEUS PRETOS, A VOSSA FAMA JÁ ATRAVESSOU FRONTEIRAS, ATÉ OS BRASILEIROS JÁ SE DERAM CONTA DO VOSSO SHOW OFF"...

temos que acabar com estas baboseira.

Jonathan McCharty disse...

Caro Obed!
O problema de muita gente, e' pensar que aqueles que criticam, estao contra o pais ou ao servico de forcas terciarias desestabilizadoras! E' altura de comecarmos a olhar imparcialmente para as coisas, tal e qual elas sao!

Anónimo disse...

Caro Mccarthy!
A questao nao `e rejeitar criticas,o Ilustre Dr. C. Serra ao transcrever as afirmacoes do brasileiro fe-lo na certeza de que acabava de descobrir a polvora, mas eu julgo que ai sim deveria olhar imparcialmente para as coisas e nao ve-las como apenas um problema da pretalhada que nem sabe governar-se, esses saudosimos ja fartam.
como olhar imparcialmente para uma coisa que acontece a nivel global? elas sao assim e sempre serao nos EUA, Franca, China, Libia,Mocambique, etc apenas variam o fuso horario e os niveis de seguranca, as viaturas essas sao sempre pretas.

Um Abraco
L. Sultane

Anónimo disse...

O Zanini de certeza que deve andar distraido viajando de aviao de forum em forum pelo mundo sob o pretexto de um mundo melhor, e de vez em quando tem que escrever algumas boboseiras para justificar o poket money

Jonathan McCharty disse...

L.Sultane,
Deverias ver o meu primeiro comentario para perceberes o que estava respondendo ao Obed.

Nelson disse...

Fica chato quando comentamos apenas a luz do comentário anterior. Sugiro que se liguem ao blog do tal Zanini. Lhe leiam se possível os outros artigos, lhe capturem o perspectiva que tem do mundo, leiam os comentários de outros brasileiros, deixados la no seu blog. Isso ajudaria a não comentarmos mais com a "bílis" do que com a cabeça.
E metam o prof. nisso, e metam racismos, e pequenices...

Anónimo disse...

Caro Jonatthan Mccarty
Obrigado pela chamada de atencao, apenas comentava sobre o teu ponto de vista sobre a imparcialidade e as chamadas terceiras forcas
Um abraco
L. Sultane

Anónimo disse...

De um vizinho apenas devemos aceitar concelhos construtivos, ouvir seu ponto de sobre a forma como administramos ou governamos a nossa casa, aceitar e analisar as solucoes propostas, mas jamais deixa-lo entrar e mandar na nossa casa a seu belo prazer, desprezando nossas ideias, cultura, habitos,etc

Tutu disse um dia que chegaram os missionarios a africa com uma biblia na mao e mandaram-nos ajoelhar e fechar os olhos, quando abrimos os olhos estavamos com a biblia e eles com a terra

Nao deixemos que isso aconteca de novo, seja de que forma for

umBhalane disse...

Caro Sr. Anónimo 21/6/08 8:04 AM

Não seria mais coerente que o Sr. Bispo Desmond Tutu deixasse a Biblia?

E a sotaina?

E o cargo/estatuto?

Ainda que mal pergunte!

Sir Baba Sharubu disse...

I have discovered Pe na Africa(Fabio Zanini) at Diario de um sociologo, Carlos Serra's blog.
I very much enjoy reading the travel notes by Zanini. He also writes for the prestigious brazilian daily Folha de S. Paulo.
Most of the international press coverage on Africa is anglo-saxon.
Most of what brazilians read about Africa is provided by that same anglo-saxon press.
Brazilian readers are lucky to have an independent reporter writing regularly on african matters.
I wish there were more like him writing for Brazil and the rest of Latin America.

Anónimo disse...

Sim Nelson tem razão. de facto alguns fazem comentário e não assumem o que dizem (primeiro combate o medo e assuma as suas opiniãoes - Anónimo)

de facto alguns comentarios lá no Blog do Zanini afirmam "ser coisa do 3º mundo que parece estar ainda colonizado"!

Obrigado Nelson