11 junho 2009

O papão "nigeriano" que deixa vermes nas mulheres em Maputo (8)

Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações" (in Renard, Jean-Bruno,Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p. 6).
Mais um pouquinho da série.
Outros tipos de medo preenchem a estrutura híbrida do rumor do bicho-papão-nigeriano de mulheres.
Por exemplo, o medo do rapto, do tatá papá tatá mamã, como se diz na cidade de Maputo (recordar o meu livro com esse título aqui).
Nesse tipo de medo existe uma galeria de figuras fundamentais, especialmente nos bairros da periferia da cidade de Maputo: o carro escuro com vidros fumados, a residência suspeitosa com muros altos de alguém que é suposto viajar para a África do Sul e que se associa imediatamente ao tráfico de pessoas (pode, também, ser associado/a à feitiçaria) e o/a recrutador (a) de crianças que usa rebuçados e bolachas.
No imaginário popular faz muito que circulam histórias de desaparecimentos de pessoas, de raptos de mulheres e de crianças, de misteriosas mortes, de extracção de órgãos para os mais diversos e obscuros fins. E as mulheres são muito sensíveis a isso, elas são mães, elas são muitas vezes agredidas fisica e simbolicamente, elas muito rapidamente espalham o diz-que-diz pela rádio-rua, pela rádio-chapa, pela rádio-senta-abaixo, pela rádio-dumba-nengue, pela rádio-pátio.
Mas não só.
O rumor do bicho-papão-nigeriano de mulheres é, na verdade, um comboio com muitas carruagens.
(continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

cada vez maior, com antecedentes, numa altura que devemos comecar a sofrer as primeiras grandes baixas do HIV.

30% de maputo, com crescimento de 100% nos ultimos 2 anos, O SENHOR QUE FASSA COM QUE EU ESTEJA MUITO ERRADO, mas, poderemos estar perante um cenario de 60% da populacao de maputo esteja contaminada em 2010!

ai, nao sei.... nao sei mesmo....