11 junho 2009

O papão "nigeriano" que deixa vermes nas mulheres em Maputo (7)

Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações" (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p. 6).
Vamos, então, avançar um pouco na série, com hipóteses.
Na história do bicho-papão-nigeriano de mulheres a casca é falsa mas o conteúdo é real.
Essa história é como um mau sonho cujas componentes precisamos readquirir e analisar.
Uma dessas componentes é todo o imaginário social criado em torno do HIV/SIDA. São tantas as mensagens que passam sobre os malefícios da doença, que ela entrou na galeria dos pesadelos sociais.
Nessa galeria, a mulher aparece ao mesmo tempo como alvo e veículo da doença, um pouco como é suposta ser a transmissora primordial do feitiço. Mas a maldição feminina precisa ser definitivamente assinalada pela perfídia de homem mau: o nigeriano, o estrangeiro, o exterior perigoso, ameaçador.
Na história aqui em causa, o bicho-papão-nigeriano de mulheres é a figura percutora do drama do HIV/SIDA: forasteiro, forte em sua disponibilidade sexual, copula e quando tem orgasmo solta vermes que se hospedam nos órgãos sexuais das vítimas, vermes que se alimentam de fígado em vítimas que, claro, acabarão por morrer mais dia menos dia. Esses vermes são, metaforicamente, os veículos sem fim da doença, aqueles que infectarão muitos homens e estes, muitas mulheres.
Mas não só.
Adenda 1 às 11:16: duas senhoras disseram-me esta manhã que tinham ouvido a história do nigeriano no chapa e que havia gente a distribuir fotos dele. Tudo leva a crer que o boato se espalha cada vez mais. Pode surgir o risco de um estalido xenófobo. O quadro descritivo do suposto autor dos vermes é quase tirado a papel químico daquele que está à retaguarda do tatá papá tatá mamã (figuras sinistras que andam em carros de luxo, com vidros fumados, que raptam crianças, etc.).
Adenda 2 às 12:34: Comentário de um leitor, há momentos: "Alô Dr Serra! Ontem não tive como lhe contactar pelo telefone, pois estava a ser entrevistada na Miramar uma das moças de quem se dizia ter tido relações com o Nigeriano. Amélia Lichucha vencedora da 3ª edição do Fama Show desmentiu tudo quando se disse, ela disse não sofrer de alguma doença resultante de algum relacionamento com o Nigeriano, não conhece o fulano, apenas andou ausente por outros problemas fora deste contexto, se não for verdade para mim estamos perante uma forma de incendiar atitude de xenofobia contra Nigerianos e se me dá agora esta possibilidade admito que isto pode ser resultado de algumas divergências que esses vão tendo com comerciantes da praça em resultado da sua concorrencia desleal. Tudo quando disse é apenas uma possibilidade."
Adenda 3 às 14:19: leitores estão, com muita propriedade, a mostrar alguns tijolos do edifício do boato. Leiam os comentários a estas postagem, aqui.
(continua)

12 comentários:

Joaqum Macanguisse disse...

Alo Dr Serra ! ontem nao tive como lhe contactar pelo telefone ,pois estava a ser entrevistada na Miramar uma das moças de quem se dizia ter tido relacoes com o Nigeriano . Amélia Lichucha vencedora da 3ª edição do Fama Show desmentiu tudo quando se disse ,ela disse nao sofrer de alguma doença resultante de algum relacionamento com Nigeriano ,nao conhece o fulano , apenas andou ausente por outros problemas fora deste contexto ,

se nao for verdade ,para mim tamos perante a uma forma de incendiar atitude de xenofobia contra Nigerianos ,e se me agora a esta possibilidade admito que isto pode ser resultado de algumas divergencias que esses vao tendo com comerciantes da praça em resultado a sua concorrencia desleal. tudo quando disse e apenas uma possibilidade

Anónimo disse...

HIV vai nos dar muito trabalho.

Anónimo disse...

Prof.
Está é mais uma daquelas do pápa mamã.
PS. Para dizer na minha zona(Chinoanquila vulgo Belo Horizonte), quando a pessoa tem um murro alto é por vender crianças e material(sexo masculino) dos homens.
Acredito muito pouco nisto e digo mais o que diz o MISAU?

Anónimo disse...

ja estamos como rumor em cima da cabeca.

os "trigers" sao todos semelhantes, provalvelmente a variacao se considerarmos o comentario do kimmanel, 'e o facto da relacao de concorrencia desleal na africa do sul ser com somalis.

machanganas mocambicanos eram acusados de roudo,mulheres e doencas.

aqui o nigeriano 'e mulheres, doenca .
concorrencia e ostentancao provavelmente.

continuamos com o resto de factores comuns, HIV, pobresa crescente, injustica social, inoperancia das autoridades,SADC.

Anónimo disse...

Falta de informacao facilita o boato. Vi as fotos da doenca que o dito Nigeriano, outras vezes Somali, transmite. Condilomas, verrugas ou coisa similar. Simplesmente estao num estado bastante desenvolvido. Nao precisa ser Nigeriano ou Somali para te-las e transmiti-las.

Anónimo disse...

Prof.
Em tom provocatório:
lembram se daquele casal que já nao conseguiam se desunir depois do acto sexual no Xiquelene?
E esta hein???

Anónimo disse...

maputo tem maior taxa de prevalencia do HIV, extimativas de 30%.

maputo tem crime elevado.

maputo tem muita pobresa.

e maioria 'e machangana.

falta confirmar se a maioria de nigerianos estao em maputo ou nao?

pois ai poderia-se verificar se ha ou nao possibelidades do rumor, que parece ter origem na africa do sul, de se deslocar a outras cidades.

chauque disse...

muito obrigado ao anónimo pelo comentario acerca do Condilomas,e comparei a imagem da vitima do "papao" nigeriano que circula em maputo em papel A4 preto branco,com as imagens de pessoas portadores de Condilomas na net e realmente ha muita semelhança ate ao ponto de uma das imagens ser igual a da foto,o que disconfio que tenha se reproduzido dessa pagina,e tive conhecimentos muito valiosos acerca da doença,obrigado

Anónimo disse...

ACHO QUE ISTO É UMA PURA MENTIRA E PARA EVITAR TEMOS QUE PROCURAR PROVAS SE NÃO VAI NOS CAUSAR TANTOS DANOS E ATÉ DESORDEM SOCIAL

Anónimo disse...

mais um conto para quem conta contos.
http://nietzschedaslepidoptero.blogspot.com/

Anónimo disse...

Vocês vivem no planeta terra, Neptuno, Marte??? Sinceramente, os comentários são claros de académicos com receios de nos falarem da sua estória de vida como africanos ou moçambicanos. Meus amigos, estamos em África e VAMOS ENFRENTAR o problema ou o dito boato de que se propala na terra chamada Moçambique...mas não disse!!!

Anónimo disse...

Já chega, não podemos continuar mais com essas falácias.