20 novembro 2008

Parabéns, Eng.° Deviz Simango!

Sim, Eng.°, sei que não acabou a contagem dos votos, que é tudo preliminar e parcial. Mas os dados existentes mostram que você claramente venceu, trazendo para a história do nosso país o primeiro e emblemático exemplo da vitória de um candidato independente sobre duas formações políticas poderosas.
Sabe, há muito agora a mania dos textos do género "E se Obama fosse (...)?" Então, para maniar isso, estou quase certo de que você obamaizou as coisas aí na Beira, pondo gente de todas as latitudes, de todos os azimutes, de todas as cores políticas, do seu lado, ao seu lado, pelo seu lado.
E não se aborreça por lhe chamar Deviz e não Daviz. Afinal, Deviz é o seu real e primeiro nome.
Adenda 1 às 14:08: teor de um sms que acabo de receber da Beira: "Parece que as zonas péri-urbanas da Beira estão a inverter a tendência de vitória da Frelimo para a Assembleia Municipal."
Adenda 2 às 14:35: o semanário "Savana" sai amanhã, com as eleições autárquicas como manchete.
Adenda 3 às 14: 45: de fonte digna de crédito: em 132 mesas, Deviz só não ganhou em três. No tocante à Assembleia Municipal: com 50% dos votos contados e com a Frelimo apenas com cerca de mil votos de vantagem sobre a Renamo. Para já, o grosso dos votos contados parece provir do asfalto. A situação pode alterar-se quando se passar aos votos de bairros péri-urbanos como Munhava, Vaz, Aeroporto, etc. Pode, então, dar-se a hipótese, repito, a hipótese de a Renamo pode passar à frente da Frelimo, pois, entre outras razões, Deviz Simango pediu o voto para esse partido.
Adenda 4 às 15:37: diminui a diferença entre a Frelimo e a Renamo em várias autarquias, nos dados que a Rádio Moçambique continua a tornar públicos.
Adenda 5 às 16:06: durante várias dias, de forma sistemática, sem mercê, por palavras escritas e orais, Frelimo e Renamo, reforçados por quadros especiais de apoio - porque o inimigo era e é poderoso -, disseram ao povo da Beira que Deviz Simango era um malandro, que o município da Beira era o que era e é graças a tudo e a todos menos a Deviz e à sua gestão. Agora que Deviz claramente venceu, fica a pergunta: por que razão uma parte importante dos eleitores votou, então, em Deviz? Tentem responder...

20 comentários:

Anónimo disse...

hehehehehehehehehehe

ISTO PARECE OS E.U.A E EUROPA!

já temos vencedores 100 esperar os resultados oficiais da CNE/STAE!?

ACHO que estamos de parabens!

PRINCIPALMENTE OS ESCRIBAS!

ACHO QUE OS ESCRIBAS ESTÃO A FAZER UM TRABALHO NOTÁVEL...PARABENS!!!
sei que a vida do jornalista não é facil mas ....






eu já tinha dito aqui ( http://oficinadesociologia.blogspot.com/2008/11/caminhos-do-destino.html ) que DEVIZ seria o vencedor e que a FRELIMO teria uma maioria na ASSEMBLEIA .

A tragédia seria o contrário.


"PEREIRA é um "cadaver" ambulante!está politicamente morto e neim sei se alguma vez esteve vivo.
PEREIRA será barbaramente "stuprado" nas urnas disso não tenho dúvidas.
Aconselho-o a levar o resto do dinheiro da campanha pra fazer outras coisas."



PARABENS AO Eng.º Simango e ao dr. Simango!!!

espero que façam um bom Trabalho ao serviço dos Municipes!

carlos Magno
__________________________
tugga_carlosmagno@live.com
A IMPARCIALIDADE É UM ESTADO D´ALMA.

Anónimo disse...

O que eu admiro é a consciencia do povo da beira, não vamos esquecer que a guerra que forçou a Frelimo a aceitar a democracia começou em Sofala, esse povo é um povo mais inteligênte de moçambique e de bom senso. Quando descobriram que a Renamo está envolvida na corrupção com a Frelimo obtaram por uma nova força politica para defender os interesses do seu povo.
Não há dúvida que o povo moçambicano está muito desgastado com essas duas forças politicas esse é um exemplo real.

PARABENS ENGº DAVIZ DESEJO LHE BOM TRABALHO E QUE DEUS ABÊNÇOE PRA SEMPRE

Jornadas Educacionais disse...

Ratifico as observações de Simão: o que os beirenses querem é defender os seus interesses. Não estão, stritu sensu, contra qualquer partido, mas sim, a favor da sua cidade. Se os partidões algum dia mostrarem vontade de levar a Beira adiante e não à estagnação, sairão vitoriosos.

Manuel Pereira apoiou-s, no meu ver, em um pressuposto errado: parece-me que quis usar a induzida divisão entre os Senas e Ndaus (eu sou sena)para concorrer, pensando que os Senas estariam todos com eles. Assim entendo boa parte das acusações que fez contra Deviz. Não entro no mérito da questão.

Acontece que os problemas da Beira afetam a todos os munícipes, independente de pertencerem a um ou outro grupo. Os benefícios da governação são extensivos a todos. Portanto, o pressuposto sobre o qual se apoiou o Perreira mostrou-se frágil nessas eleições. Espero que os beirenses saibam unir as forças e trabalharem para o bem da cidade, superando essas induçoes de políticas.

Parabens Deviz Simango. À memória dos teus pais, do Pe. Mateus Nguenjere e de todos os que apostaram e ainda apostam na real emancipação dos povos de Moçambique.

Anónimo disse...

Nos E.U.A temos zonas como o TEXAS que os DEMOCRATAS nem se atrevem a fazer CAMPANHA!

Na zona sul de Moçambique é o TEXAS da FRELIMO.
A ZONA NORTE ERA o TEXAS da RENAMO.

Agora a FRELIMO já ocupou o TEXAS da RENAMO.

A FRELIMO não conseguiu dar o K.O final na BEIRA.

DEVIZ venceU!?

só não percebi o que faz O Dr. Mussá (RENAMO) AO LADO DE DEVIZ!??????????

SERÁ QUE VEEM AI UM NOVO MOVIMENTO!?





carlos Magno
__________________________
tugga_carlosmagno@live.com
A IMPARCIALIDADE É UM ESTADO D´ALMA.

Anónimo disse...

Manuel Pereira acordou num belo dia, aseguir,encontrou-se com DLAKAMA, depois duns bons WISHKIS disse ao "lider",
eu quero ser o candidato na beira.
dlakama - mas, já tenho aquele muido lá e os jornalistas gostam dele.
pereira- mas eu vou ganhar.



o resultado esta a vista.
dlakama e mazanga e companhia descancem em paz porque o país não precisa do vosso trabalho.

Anónimo disse...

A Beira tem uma música própria.

Parece-me que a as letras do Mano AZAGAIA, soaram na Beira. QUE PENA PARA O ARTISTA DAS CRIANÇAS (patrão, não o foi na Beira), alí mano, é mesmo revolução! O POVO É QUE ESTÁ NO PODER. E, patrão não é patrão não lá!!!!!!
Comportamento dos beirenses e mais Daviz o país precisa e muitos.

Dklakama parece-me um piloto da fórmula 1 guiando o seu veículo da marca RENAMO ao abismo. "É O FIM, PARECE MENTIRA, MAS É VERDADE!!!" -A música do Damasio soa assim... papaizinho da democracia.

Próximo ano será humilhado pela Frelimo.

Daviz,seu irmão mais alguns como Mussá, Colaço, Araújo, etc. podem formar uma segunda força para este País, esperemos para ver....

É A HORA DA MUDANÇA.
Trocou de música e Dklacama ainda não mudou do passo....KAKAKAKAKAKA

CMatusse

Anónimo disse...

eu acho que é o momento de se começar a preparar uma força política. deviam-se se agregar os intelectuais da nova vaga e não só, o FUMO, PCN e MONAMO. assim, podia-se começar a pensar nas eleições de 2009 para ter alguns lugares na assembleia onde se deviam eleger pessoas como Máximo Dias, Lutero Simango, Deviz Simango, Loforte, Samo Gudo, Ismael Mussá, Eduardo Namburete, Quelhas, etc. em 2013 podia-se pensar em candidatar Deviz à presidência. mesmo que não ganhasse, tenho a certeza que em 2018 a história seria outra.

Anónimo disse...

Em meu artigos sobre a politica sempre tenho falado que o eleitor de hoje é um eleitor globalizado antes de votar ele já avalia com funciona as coisas por exemplo na Africa do Sul, Brasil, EUA, Japão, Reino Unido e por ai atraves da Televisão e outros meios de comunicação.

Por isso o monopólio vai acabar, na cidade de Maputo temos Juntos pela cidade uma nova força com capacidade mais que a Renamo, PIMO. Essas novas forças geralmente são compostas por elementos qualificados com níveis médio e superior, são pessoas que entendem de marketing.

Anónimo disse...

"Parece-me que a as letras do Mano AZAGAIA, soaram na Beira. QUE PENA PARA O ARTISTA DAS CRIANÇAS (patrão, não o foi na Beira), alí mano, é mesmo revolução! O POVO É QUE ESTÁ NO PODER. E, patrão não é patrão não lá!!!!!!"


hahahahhahahahahahahahah
hahahahahahahahahhahahhaha

sem duvida!! meu caro Matusse.

O MC ROGER é um dos pontas de lança da FRELIMO/GUEBUZISMO ...há muitos interesses envolvidos.

Por isso, a equipe do DEVIZ defendeu bem.


mas digo-lhe uma coisa!
se o BULHA ganhasse!

Edson, Paunde, Galiza teriam um grande Prémio da Comissão politica da FREL....





carlos Magno
__________________________
tugga_carlosmagno@live.com
A IMPARCIALIDADE É UM ESTADO D´ALMA.

Anónimo disse...

"mas digo-lhe uma coisa!
se o BULHA ganhasse!

Edson, Paunde, Galiza teriam um grande Prémio da Comissão politica da FREL...."

E ASSIM QUE NÃO GANHOU, O QUE SE ESPERA DELES?

Acho que Macuácua vai tirar umas férias de lavagem de imagem, não acha, caro Magno!? Não só de imagem, mas também de revisão vocabular quando, É tempo de este jovem portar-se como tal, fazendo uso da lógica.

Sabem!cheguei mesmo a pensar que toda a Frel...viu-se fraca a ataques cardíacos na Beira e mandou este miúdo para o humilhar

CMatusse

Anónimo disse...

A Beira, está sendo uma excepçaõ à goleada que a Renamo está sofrendo pelo país fora. Na região sul, tradicionalmente apoiante da Frelimo, outra coisa não se esperava senao a derrota dos candidatos da Renamo. Poderia surpreender as derrotas em Gorongosa, Manica, Angoche, Ilha de Moçambique, Nacala, Etc mas , aqui neste blog, após a supressao do Deviz como candidato e a maneira autocrática como o Dlhakas conduz a Renamo, previmos este cenário.Espero que da parte dos vencedores, reine a humildade e o espirito de concordia-não queremos Edson macuacuas arrogantes vilependiando quem perdeu- A maioria das pessoas de bom senso, sabe que a Renamo perdeu por culpa propria. é certo que a Frelimo usou e abusou de bens publicos, fez ameaças veladas aos funcionarios publicos e acima de tudo acelerou ao máximo na campanha- trabalhou para a vitoria. A renamo o que fez? Absolutamente nada. Mereceu a derrota. Resta ao Dlakas demetir-se e ainda ter oportunidade para ser recordado.Será muito mau para o pais se a Frelimo dominar o pais sem uma oposição forte e capaz. A propria Frelimo precisa para se superar- precisa de um contendor a altura para crescer. Com dlakhas e companhia prevejo um futuro sombrio para a nossa ainda incepitente democracia.Ponhamos a mão na consciencia.

Anónimo disse...

Aqui parece evidente que o voto faz jus a teoria popularizada Anthony Downs!
Carlos B.

umBhalane disse...

"...por que razão uma parte importante dos eleitores votou, então, em Deviz?"

Numa linguagem terra a terra, responderei simplesmente:

- Porque o Povo não é burro!

E não é só o Povo do Município da Beira, cidade com a qual me identifico - estudei e vivi lá 7 anos - mas todo o Povo, em qualquer parte do mundo.

Não vamos agora embandeirar em arco.

O trabalho, o maior trabalho, o que vem para a frente, vai começar agora - temos um doente muito grave, em coma profunda na sala de reanimação - RENAMO.

O que se vai fazer - reanimá-la ou desligar os suportes de vida artificial, desligar as máquinas?

Esse é o trabalho mais importante neste momento - Daviz Simango já está eleito pelo Povo.

Mas voltando à pergunta do Prof.- num trabalho que o Sr./UEM conhecem, Antropologia da Guerra em Moçambique, GEFFRAY, Christian, é relatado o que se passou nas aldeias comunais, também com eleições, 1977.

A Frelimo proibiu a candidatura de chefes de chefaturas (Eráti, os (mpéwé, pl. mapéwé) que representavam efectivamente o Povo rural, e não se confundiam com as autoridades como cabos e afins, os chamados "fantoches" pela Frelimo.

Que faz o Povo? - de aldeias separadas, sem concertação de posições, espontaneamente.

Vota nos chefes de linhagem, os mahumu, que sabem ser representantes legítimos dos mapéwé.

Que fazem os "abaixo", as "estruturas", a Frelimo?

Anula as eleições e proíbe a candidatura dos mahumu.

Em novas eleições que os "abaixo" engendraram, o Povo, novamente sem concertação, em diferentes aldeias, vota nas piores pessoas das aldeias, nos mais incapazes.

O assunto morreu aqui - os eleitos desconseguiram exercer as funções.

Perante a falta de consideração da administração da Frelimo, o Povo rural da zona de Eráti devolveu a bofetada com luva de pelica.

O POVO NÃO É BURRO.

Anónimo disse...

Camaradas!!! lol




A FRELIMO pode (atravês do GOV. Provincial/CENTRAL/ASSEMBLEIA MUNICIPAL) inviabilizar alguns projectos previstos para o Municipio porque os Beirenses escolheram um Presidente que não é da FRENAMO?

O POVO PODERÁ SOFRER AS CONSEQUENCIAS DESSA ESCOLHA?

Será que o GOV. não irá levar alguns recursos F. para zonas onde a FRENAMO acha que o "POVO" está connosco??






Pergunto

porque dá a sensação que alguns politicos no país não conseguem ter o RESPEITO INSTITUCIONAL e trabalhar para o bem de todos...









Carlos Magno
__________________________
tugga_carlosmagno@live.com
DEIXA -ME SER IGNORANTE + UMA BEKA

Anónimo disse...

Eu acho que não o prefeito tem o direito de executar algumas actividades que não é necessariamente a assembleia votar a não ser que seja um projecto magnífico.

Só se a Frelimo querer irritar os beirenses o partido dos camaradas fica marcado pra sempre sem chance de ganhar na beira.

aminhavozz disse...

Porq é q o povo votou em Deviz? Oh, prof serra, se calhar o povo também é malandro e corrupto, como Deviz... Tai algo que eu gostaria de ver o Macuacua a responder..

Anónimo disse...

A PONTA VERMELHA EH O DESTINO. QUEM NAO QUER ACREDITAR, como nao acreditavam na victoria deste miudo, A REVOLUCAO CHEGOU!!

Alguem perguntou O QUE FAZ MUSSA AO LADO DO DEVIZ? Toda a camada intelectual da RENAMO esta com Deviz. O discurso final de campanha do Deviz foi escrito com pelo punho de alguns destes intelectuais (escuso-me de indicar nomes).

Espero que o MESSIAS teste a sua popularidade pelo pais fora. ESTAMOS TE ESPERANDO DEVIZ, O POVO ESTA CONTIGO.

pp

Anónimo disse...

CHEGA DE PATAO É PATAO

BEIRA MOSTROU JUIZO

Anónimo disse...

Concordo com um bloguista que diz estar a Renamo em coma e precisando de cuidados. Se é que os decisores da renamo lêm o que se escreve, têm olhos para ver e ouvidos sensatos para escutar, intervenham enquanto é tempo. Têm um ano para virar a página. Reformem o Dlakhama, aproveitem a embalagem do " Obama do Chiveve " capitalizem este momento ímpar e tentem saír do coma profundo em que a vossa liderança vos meteu. Se tudo continuar na mesma, podem ter a certeza de que o vosso funeral será em 2009 como o velho Marcelino profetizou( ou trabalhou para tal enquanto voces dormiam a sombra da bananeira? ) Creiam, é chegado o momento de agir. Para nós outros, catalogados de " sociedade civil " nos preocupa sobremaneira que a Frelimo não tenha uma oposiçaõ forte e capaz. é muito mau para o país. Não creio que a actual renamo moribunda, mesmo que desperte do coma consiga inverter o cenario no proximo ano, se calhar nem em 2013/2014-mas é preciso que desperte desde já e trace planos a curto e medio prazo, sem veleidades. Não pretendemos que a Frelimo se sinta dona do país, do conhecimento e da verdade. Muito menos que alguns arrogantes ao geito do Edson macucaua humilhem os demais. Queremos um país em que o barometro para ocupar cargos publicos, ser funcionario do Estado, empresario, etc seja a competencia e o patriotismo, não a filiaçao partidária. Não queremos voltar aos tempos dos Grupos Dinamizadores, aos tempos em que se deveria controlar tudo e todos. Não nos esqçamos de quem era comissário politico na altura... VIVA O OBAMA DO CHIVEVE E QUE SALVE A PÁTRIA.

Reflectindo disse...

Boa noite a todos,
Isto parece-me início de uma era e sobre isto já discutiamos não só aqui, mas noutros blogs. Há que reconhecermos que houve diferentes leituras sobre a candidatura independente de Daviz Simango.

Cada leitura teve a sua razão de ser. Há leituras que as recordando, só podemos lamentar. Eu, pessoalmente não lamento pelo ceptismo que reinava na altura que até pode ter sido com intenção de salvar a imagem de Daviz Simango se a coisa se desse ao contrário.

Lamento de certos insultos dirigidos a Daviz por pessoas que nem tinham essa obrigação como é quanto a Edson Macuácua, Filipe Paúnde e por último Alberto Vaquina. Claro, nem isso é boa desculpa para eles.

Confesso que fui céptico quanto à sua candidatura independente, durante toda a primeira noite quando me informaram que Daviz havia sido preterido pela liderança da Renamo na candidatura. Mas ao mesmo tempo eu sabia que só e só seguida a esta situação era possível capturar o ideal de Daviz e a ele próprio. Por outro lado, teria sido trair os beirenses se Daviz não respondesse positivamente o seu apelo. Foi um chamamento à pátria, um chamemento à causa da Beira. E depois era só fazer a minha parte contribuindo a bem da Beira.

Caro Obed. L. Khan

Parabens por teres recordado a nossa discussão anterior sobre a candidatura independente de Daviz. Tivemos uma discussão bastante boa e acredito continuarmos a discutir sobre vários assuntos. Nota que não me orgulho aqui por ter acertado nas minhas promissas, mas por eu apoiar a uma pessoa certa e por termos discutido com diferentes ângulos. Daviz podia ter perdido desta vez, mas eu continuaria a apoiá-lo e a apoiar a causa dos beirenses.

Quanto aos pontos que apresentaste, há os que concordo contigo e os que não, mas ainda falta-me material e isso talvez seja possível quando tivermos todos os resultados. Gostaria de ter números com que posso fazer comparações com as eleições desde 1994. Só assim posso concordar ou não sobre se Guebuza e a Frelimo estão a ganhar ou não popularidade. Porém, concordo desde já (mesmo antes) que muitos membros membros e simpatizantes da Renamo estão cansados e furiosos com a liderança actual que não projecta chegar ao poder, mas manter-se na oposição, mesmo que cada vez mais com menos deputados.

Uma das coisas que acho impossível, em minha opinião, é Daviz Simango aliar-se à Frelimo, pois que a maioria dos que votou nele vem da Renamo e outros partidos de oposição. Havendo membros e simpatizantes que votaram no Daviz, só devem ser os que lutam contra a arrogância do partidão e mesmo estes não gostarão ver reforçada a máquina da Frelimo. Há um ponto que deixo suspenso.

Quanto à candidatura da Maria Moreno a edil de Cuamba, vou nos próximos dias escrever algo porque há duas semanas recebi alguns e-mails, pedindo-me que comentasse. Não tendo boas informações não pude dizer algo muito sustentável. Tens razão por te interrogar e eu tenho certeza que o caso da Moreno pode ter contribuído nas eleições das outros municípios, sobretudo Maputo, Matola, Beira ou Nampula. Para muitos, o caso Moreno foi mais uma prova da falta de seriedade da Renamo-AD.

Abraço