Assinala-se hoje o Dia do Armistício, com o fim da Primeira Guerra Mundial a 11 de Novembro de 1918. Muitos soldados moçambicanos participaram nessa guerra, designadamente no Norte do país. Na Praça dos Trabalhadores, cidade de Maputo, há um monumento alusivo. Confira o texto sobre o monumento 14 neste portal aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, por me recordar a data.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
In the Rovuma area(Mozambique & Tanzania), are there other monuments in honour of the soldiers that died during the first world war ?
I think so, but for portuguese soldiers...
Enviar um comentário