12 novembro 2008

As multidões de Daviz Simango (1)


Obrigações profissionais têm-me impedido de estar aqui perto de vós. Mas já estou de regresso com uma curta série com o título em epígrafe. A pergunta: por que está Deviz Simango rodeado de multidões?
Dúvida: mandei há momentos ao edil da Beira um sms a perguntar-lhe se ele é Deviz ou Daviz. Ainda não me respondeu.

7 comentários:

Anónimo disse...

Professor, agora entende-se porque é que a Frelimo esta movendo todos os recursos para Beira, parece-me que o adversario é mesmo forte, agora uma pergunta ocorre-me será Deviz/Daviz Simango um democrata do tipo Obama por exemplo.

Maxango

Anónimo disse...

Campanha eleitoral! anima mesmo. O habitual conselho de ministros às terças feiras foi esquecido. Todos os ministros, vices e quejandos andam pelAs cidades, vilas e vilarejos à caça de votos. Promessas? As mais bizarras são do candidato Bulha na Beira que promete tudo mais alguma coisa.Numa casa em luto, promete urna ao finado, a uma jovem gravida promte 6 meses de apoio e nomes, seu ou da esposa ao futuro cidadão e votante. Aos incautos populares promete baixar o preço da agua porque a agua é da frelimo, não do Deviz alem de mil casas para os necessitados... Acredito que este tipo de promessas devem -se repetir um pouco por todo o lado- é a expressão da nossa jovem democracia-chegará o tempo em que os mentirosos e os falsos promtedores serão vaiados e punidos nas urnas, por ora ganhará quem tem todo o aparato do estado nas costas, a rádio, a televisão, dinheiro a rodos, camistes, capulanas e bonés. Me constrange o extremismo dos dois rivais, pancadaria aqui, pedradas acolá.São agua e azeite que não se misturam em tempos de campanha. Na cidades pequenas, quando cessam as " hostilidades " ei-los , os contendores, abraçados no senta baixo, bebendo e se queixando da dureza da vida, a campanha já era , ganhou quem ganhou, aos apoiantes de um e do outro lado tudo passou, até ao proximo round.
é sintomático o esforço da frelimo para recuperar a Beira. Será somente por ser a segunda cidade ? ou existem motivos que desconhecemos? Auguro um futuro promissor ao Jovem Deviz. Cuidem-se os seus adversários.

umBhalane disse...

Caro Maxango

Faz tempo, um jornal desportivo, em Portugal, perguntou ao Eusébio.

- Eusébio, é o Pelé Português?

- Não. Eu sou o Eusébio.

Abraço

Unknown disse...

Simples. Ele trabalhou para o povo, e isso nem a Frelimo muito menos a Renamo mudará. Ademais, é o que faz falta a oposição, saber ser inteligente, usar os pequenos campos de manobras para mostrar trabalho porque caso contrário ninguém derruba a Frelimo e a sua história para com o povo. É chegada a altura da oposição pegar em um caneta e rubricar algo novo na história do povo Moçambicano só assim como fez o Daviz é que o povo lá estará. A propósito, tenho a certeza que os fundos da campanha deste são muito reduzidos comparados com os rivais, mas o que lhe dará a vitória é a satisfação do povo na sua entrega a causa popular.

Anónimo disse...

Caro Umbhalane,

Simango é Simango concordo consigo, a minha comparação não foi de caracter pejorativo, mas sim para dizer que Simango precisa de ganhar para se tornar um lider do tipo Obama, ai sim podemos dizer com todo orgulho que Simango é Simango, agora ele esta numa aventura.

Maxango

Anónimo disse...

quanto a questão de qual é o nome certo Daviz ou devis eu vou ajudar a esclarecer. O de nome certo do edil da beira é Daviz e não deviz

Primo directo

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo esclarecimento.