12 novembro 2008

As multidões de Daviz Simango (2) (continua)


O eng.° Deviz Simango não tem a força do Estado à sua retaguarda, não tem agora a força de um partido de massas à sua retaguarda. Então, o que faz com que tanta gente esteja consigo, tal como os semanários Verdade (especialmente) e Magazine Independente hoje mostram (respectivamente páginas 4 e 15), como outros têem mostrado? O que faz com que Frelimo e Renamo se encarnicem em sua perseguição? O que faz com que o candidato da Frelimo, Lourenço Bulha, se multiplique em promessas e ofertas - tendo-se tornado o mais populista dos candidatos a edis no país -, incluindo a distribuição gratuita de caixões?
A questão é a seguinte: Deviz Simango é o primeiro exemplo em Moçambique de um político de massas sem partido.
Talvez possamos encontrar uma hipótese de resposta, pedindo emprestado a alguém uma teoria. Por exemplo, o sociólogo alemão Max Weber escreveu um dia sobre três tipos de "dominação legítima": a legal, a tradicional e a carimástica. Obedece-se aos líderes legais de acordo com as leis, aos tradicionais de acordo com o costume e aos carismáticos de acordo com os seus feitos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quem ainda nao percebeu, a nao eleicao de Daviz eh uma questao de sobrevivencia tanto da FRELIMO como de Dhlakhama (nao tanto da renamo). Se Daviz for eleito, certamente que uma nova pagina se vira na Historia da Politica Mocambicana.

A eleicao do Daviz nao se fara sentir somente na Beira, mas sim em todo pais e isto preocupa a FRELIMO. Dai que, eh melhor matar o crocodilo enquanto pequeno, porque creio que o proximo destino do Daviz (para o qual tera grande apoio popular) eh a Ponta Vermelha. O povo comeca a acreditar que WE CAN CHANGE THIS COUNTRY, e isto nao agrada aos que durante anos enganaram este povo.

Se o Daviz concorrer a Ponta Vermelha, no minimo em Maputo ja tem o meu Voto.

Anónimo disse...

Apelo aos beirenses, ao menos aqueles que acesso a estes comentários, a irem votar e votar no Daviz. O País precisa do Daviz no poder na Beira. Depois ela terá de se preparar porque esse é o priemiro passo, o segundo é, sem dúvidas, a Ponta Vermelha. O POdo MOçambicano o apoiará de certeza. Muitos de nós poderáo votar nas presidenciais...DAVIZ, DAVIZ, DAVIZ.... é tempo relamente de dizer YES WE CAN