17 janeiro 2008

Luta dos semanários prossegue: "Zambeze" retoma processo 12/2007

Depois de, na sua edição deste semana, o director do "Magazine Independente" ter, em editorial, criticado severamente Isabel Rupia, ex-procuradora-geral adjunta, o semanário "Zambeze", pela pena do jornalista Alvarito de Carvalho, volta hoje ao tema do processo 12/2007 da seguinte maneira:
1. Dá conta da informação veiculada pelo semanário "Domingo" (que intitula "semanário do bula-bula", referência à última página não assinada do jornal) no sentido de que o cidadão Augusto Paulino vai processar o "Zambeze" e o jornalista Alvarito de Carvalho por se sentir ofendido na sua honra por aquilo que o "Zambeze" tem escrito sobre si a propósito do processo citado.
2. Retoma o caso da casa envolvida no processo, afirmando que a Sra. Adelaide Muchanga, antiga chefe do Departamento de Administração e Finanças do Tribunal Judicial da Província de Maputo, "afirmou, durante o acto de acareação do Processo-Crime Especial 12/22207, que o apartamento localizado na Avenida do Trabalho, bairro da Malanga, foi adquirido por 575 mil meticais".
3. Refere o semanário "Magazine Independente", dizendo que não publicou, na sua última edição, o despacho de abstenção da Procuradoria-Geral da República que disse existir exarado por "um procurador-geral adjunto". Isto, segundo o "Zambeze", está a alimentar "especulações na praça", uma vez que o director do "Magazine Independente", Salomão Moyana, indicou Augusto Paulino quer para o "Prémio de Misa - Liberdade de Imprensa" quando aquele jornalista dirigia o Misa, quer para figura do ano do "Zambeze", quando Moyana era director deste semanário (p. 3).
Finalmente, o "Zambeze" trabalhou ainda o tema em extenso editorial, que termina com a frase: "Este nosso caso é vergonhoso".
Estamos aparentemente confrontados com dois fenómenos: o do processo 12/2207 e o da competição interpretativa entre dois semanários. Aguardemos, agora, uma eventual reacção do semanário "Domingo".

11 comentários:

Anónimo disse...

como sempre so trago duvidas:

1- Quem esta a alimentar a fuga de informacoes do Tribunal supremo?
2-Porque sera que o boss do CSMJ, sendo ao mesmo tempo boss o supremo, nao avisou ao PR, que havia ainda um processo pendente contrra o o juiz paulino?
3- Porque sera que nao vem a publico o tal despacho que determina a abstencao da Procuradoria de acusar o juiz paulino e consequente absolvicao da instancia?
4- Porque sera que o vendedor do imovel em causa( testemunha do proceso), e um advogado e funcionario senior do Ministerio das Financas Cristovao Augusto Mueio?
Com licenca
Muzimene

Nelson disse...

-Não sendo verdade que Augusto Paulino é culpado, porque não reage?
- Porque não processa os que estão a "denegrir" sua imagem?
-Porque não vem ao público repôr a verdade?
-Porque?

Carlos Serra disse...

São perguntas, não tenho as respostas. Mas o caso vai-se arrastando.

Nelson disse...

E nesse arrastar me "irrita" o "silêncio cúmplice" dos que acho terem a verdade. Quando decidirem vir ao público já terei minha opinião bem formadinha. e nenhum argumento vai desfazê-la.

Carlos Serra disse...

Vamos aguardar mais desenvolvimentos...Por exemplo, a ver se o "O País" e o "Savana" dizem algo também.

Nelson disse...

Ficamos ouvindo oque todos(Zambeze,Savana, Magazine, o País...) dizem e como o dizem, quando podiamos ouvir a "verdade" dos que a detêm. Que injustiça!

Carlos Serra disse...

Bem, pode ser que o semanário "Domingo" traga mais alguma coisa (infelizente o blogger ainda não tem um dispositivo que nos permita colocar aqui um saudável piscar de olhos)...

Anónimo disse...

1.Depois da entrevista da Dra. Isabel Rupia e tudo o que fui lendo posso concluir que até 18 de setembro não havia nenhum despacho de abstênção.
2. Tendo o cidadão Augusto Paulino sido nomeado em 30 de agosto PGR não estarei errado se concluir também que o Presidente da República nomeou um arguido para Procurador-Geral da República.
3.Sendo assim, julgo que o PR deveria demitir imediatamente o Dr. Paulino e mandar investigar quem foram os responsaveis por está situação junto do Conselho Superior da Magistratura Judicial- Órgão que recomendou a nomeação ao PR e que, em princípio, sabia da existência do processo-crime e omitiu este facto ao PR.
4.O silêncio tanto do PR como do Presidente do Supremo Tribunal em torno desta aberração jurídica poderá certamente levantar outras suspeições.
5. A AIM, atraves do jornalista Paul Fauvet, divulgou uma noticia que a meu ver agrava ainda mais a situação.
6. Espero que o PR acabe imediatamente com o estado de "deixa-andar" a volta desta lamentavel nomeação.

Carlos Serra disse...

Pode indicar de que notícia se trata, no caso da AIM?

Anónimo disse...

1.Trata-se de uma noticia divulgada esta semana pelo allafrica e que estava até ontem disponivel no site IMENSIS.
2. Nessa noticia, Paul Fauvet falava da existência do despacho de abstênção feito pelo procurador Nhavoto.
3. Sendo verdadeira essa informação, a situação torna-se mais grave porque até 18 de setembro o caso estava nas mãos da Dra. Isabel Rupia e o Dr. Nhavoto só pode ter recebido o caso após 18 de setembro, portanto, 18 dias após o Dr. Paulino ter sido empossado PGR ou seja após o PR ter nomeado um arguido como PGR.
4. O PR deve tomar uma atitude para acabar com esta vergonha.

Anónimo disse...

Na quinta-feira tenciono publicar, no semanário zambeze, a minha opinião sobre a crise na Procuradoria-Geral da República.
Um abraço, Ismael Mussá.